A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32607 |
Resumo: | A investigação aqui apresentada tem como objetivo analisar a forma como jornalistas de formação estão utilizando o Instagram para transmitir e compartilhar conteúdo informativo, fazendo uso de recursos criativos e lúdicos para estimular a interação e o engajamento dos seguidores, fugindo do padrão formal do jornalismo tradicional. A partir do estudo de três perfis do Instagram, avaliaram-se o processo de criação, as técnicas, as habilidades e os recursos presentes para a publicação de um conteúdo multimédia criativo e original. |
id |
RCAP_8508bb6d1d4237d8b9869b8ca78738f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32607 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no InstagramComunicaçãoJornalismoCriatividadeLudicidadeInstagramCriação de conteúdoA investigação aqui apresentada tem como objetivo analisar a forma como jornalistas de formação estão utilizando o Instagram para transmitir e compartilhar conteúdo informativo, fazendo uso de recursos criativos e lúdicos para estimular a interação e o engajamento dos seguidores, fugindo do padrão formal do jornalismo tradicional. A partir do estudo de três perfis do Instagram, avaliaram-se o processo de criação, as técnicas, as habilidades e os recursos presentes para a publicação de um conteúdo multimédia criativo e original.The investigation presented here aims to analyze how trained journalists are using Instagram to share news and informational content, making use of creative and playful resources to encourage the interaction and engagement of their followers, avoiding the formal standards of traditional journalism. The investigation evaluated three separate Instagram profiles in order to establish patterns in the creation process, their techniques and skills, and the resources used for the publication of creative and original multimedia content.2021-11-16T15:19:30Z2021-07-22T00:00:00Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32607porPaixão, Paula da Rocha Amazonasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:46Zoai:ria.ua.pt:10773/32607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:11.937641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram |
title |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram |
spellingShingle |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram Paixão, Paula da Rocha Amazonas Comunicação Jornalismo Criatividade Ludicidade Criação de conteúdo |
title_short |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram |
title_full |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram |
title_fullStr |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram |
title_full_unstemmed |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram |
title_sort |
A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram |
author |
Paixão, Paula da Rocha Amazonas |
author_facet |
Paixão, Paula da Rocha Amazonas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Paula da Rocha Amazonas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Jornalismo Criatividade Ludicidade Criação de conteúdo |
topic |
Comunicação Jornalismo Criatividade Ludicidade Criação de conteúdo |
description |
A investigação aqui apresentada tem como objetivo analisar a forma como jornalistas de formação estão utilizando o Instagram para transmitir e compartilhar conteúdo informativo, fazendo uso de recursos criativos e lúdicos para estimular a interação e o engajamento dos seguidores, fugindo do padrão formal do jornalismo tradicional. A partir do estudo de três perfis do Instagram, avaliaram-se o processo de criação, as técnicas, as habilidades e os recursos presentes para a publicação de um conteúdo multimédia criativo e original. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16T15:19:30Z 2021-07-22T00:00:00Z 2021-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32607 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137697340588032 |