A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Paula da Rocha Amazonas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32607
Resumo: A investigação aqui apresentada tem como objetivo analisar a forma como jornalistas de formação estão utilizando o Instagram para transmitir e compartilhar conteúdo informativo, fazendo uso de recursos criativos e lúdicos para estimular a interação e o engajamento dos seguidores, fugindo do padrão formal do jornalismo tradicional. A partir do estudo de três perfis do Instagram, avaliaram-se o processo de criação, as técnicas, as habilidades e os recursos presentes para a publicação de um conteúdo multimédia criativo e original.
id RCAP_8508bb6d1d4237d8b9869b8ca78738f7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no InstagramComunicaçãoJornalismoCriatividadeLudicidadeInstagramCriação de conteúdoA investigação aqui apresentada tem como objetivo analisar a forma como jornalistas de formação estão utilizando o Instagram para transmitir e compartilhar conteúdo informativo, fazendo uso de recursos criativos e lúdicos para estimular a interação e o engajamento dos seguidores, fugindo do padrão formal do jornalismo tradicional. A partir do estudo de três perfis do Instagram, avaliaram-se o processo de criação, as técnicas, as habilidades e os recursos presentes para a publicação de um conteúdo multimédia criativo e original.The investigation presented here aims to analyze how trained journalists are using Instagram to share news and informational content, making use of creative and playful resources to encourage the interaction and engagement of their followers, avoiding the formal standards of traditional journalism. The investigation evaluated three separate Instagram profiles in order to establish patterns in the creation process, their techniques and skills, and the resources used for the publication of creative and original multimedia content.2021-11-16T15:19:30Z2021-07-22T00:00:00Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32607porPaixão, Paula da Rocha Amazonasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:46Zoai:ria.ua.pt:10773/32607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:11.937641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
title A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
spellingShingle A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
Paixão, Paula da Rocha Amazonas
Comunicação
Jornalismo
Criatividade
Ludicidade
Instagram
Criação de conteúdo
title_short A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
title_full A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
title_fullStr A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
title_full_unstemmed A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
title_sort A criatividade multimédia é o novo tradicional: jornalistas e as novas formas de criação de conteúdo multimédia no Instagram
author Paixão, Paula da Rocha Amazonas
author_facet Paixão, Paula da Rocha Amazonas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Paula da Rocha Amazonas
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Jornalismo
Criatividade
Ludicidade
Instagram
Criação de conteúdo
topic Comunicação
Jornalismo
Criatividade
Ludicidade
Instagram
Criação de conteúdo
description A investigação aqui apresentada tem como objetivo analisar a forma como jornalistas de formação estão utilizando o Instagram para transmitir e compartilhar conteúdo informativo, fazendo uso de recursos criativos e lúdicos para estimular a interação e o engajamento dos seguidores, fugindo do padrão formal do jornalismo tradicional. A partir do estudo de três perfis do Instagram, avaliaram-se o processo de criação, as técnicas, as habilidades e os recursos presentes para a publicação de um conteúdo multimédia criativo e original.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16T15:19:30Z
2021-07-22T00:00:00Z
2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32607
url http://hdl.handle.net/10773/32607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137697340588032