Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Victor Manuel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29
Resumo: Purpose: The purpose of this paper is to contribute to a holistic conceptualization of how and why brand management concepts differ in the context of SMEs, and to suggest a research agenda for further investigation.Methodology:The methodology is based on a qualitative approach focused on the perceptions and practices of brand management from the perspective of SMEs’ owners-managers and marketing executives, involving the analysis of ten site case studies of the Portuguese footwear industry SMEs through in-depth interviews, observations and related documents.Findings:The empirical results showed how SMEs’ owner-managers approach brands in a different way and develop their own processes of branding, which allow them, in a simplified but relatively efficient way, to collect some of the benefits associated to brand building. Essentially, the results revealed that there is a link between certain characteristics inherent to owner(s)-manager(s), the intensity of their entrepreneurial orientation, the brand management tactics and brand performance in the long run.Research limitations:Results need to be expanded and confirmed with other national and international SMEs from different economic sectors that are managing brands.Originality/value:The paper emphasizes the current lack of a consistent, systematic theoretical framework and, above all, one that has been validated by empirical research on brand management practiced in SMEs. A contribution is made to build an entrepreneurial paradigm and theory of brand management in such enterprises, and a set of six theoretical propositions with implications concerning theory and management, aiming at a further investigation, is suggested. Keywords: Brand management, Entrepreneurship, Small to medium-sized enterprises, SME branding, Research agenda  [PT]Título: "Gestão de Marcas nas PMEs: Conceitualização das Diferenças e Agenda de Pesquisa"ResumoObjetivos: O objetivo deste artigo é contribuir para uma conceituação holística de como e por que os conceitos de gerenciamento de marca diferem no contexto das PMEs e sugerir uma agenda de pesquisa para uma investigação mais aprofundada.Metodologia: A metodologia baseia-se numa abordagem qualitativa, centrada nas percepções e práticas de gestão da marca, na perspectiva dos proprietários-gerentes e executivos de marketing das PME, envolvendo a análise de dez estudos de caso das PME da indústria calçadista portuguesa, através de uma análise aprofundada entrevistas, observações e documentos relacionados.Resultados: os resultados empíricos mostraram como os gerentes-proprietários das PME abordam as marcas de uma maneira diferente e desenvolvem seus próprios processos de branding, o que lhes permite, de maneira simplificada, mas relativamente eficiente, coletar alguns dos benefícios associados à construção da marca. Essencialmente, os resultados revelaram que há um vínculo entre certas características inerentes ao (s) proprietário (s) gerente (s), a intensidade de sua orientação empreendedora, as táticas de gerenciamento da marca e o desempenho da marca no longo prazo.Limitações: Os resultados precisam ser ampliados e confirmados com outras PME nacionais e internacionais de diferentes setores econômicos que estão gerenciando marcas.Originalidade/valor: O artigo enfatiza a atual falta de um arcabouço teórico sistemático e consistente e, acima de tudo, validado por pesquisas empíricas sobre gerenciamento de marcas praticadas em PMEs. É feita uma contribuição para a construção de um paradigma empresarial e teoria da gestão da marca em tais empresas, e é sugerido um conjunto de seis proposições teóricas com implicações relativas à teoria e à administração, visando uma investigação mais aprofundada. Palavras-chave: Gerenciamento de marcas, Empreendedorismo, Pequenas e médias empresas, Marcas de PME, Agenda de pesquisa.
id RCAP_850fd20ef95f1df9c47b07605329b92d
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/29
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agendaPurpose: The purpose of this paper is to contribute to a holistic conceptualization of how and why brand management concepts differ in the context of SMEs, and to suggest a research agenda for further investigation.Methodology:The methodology is based on a qualitative approach focused on the perceptions and practices of brand management from the perspective of SMEs’ owners-managers and marketing executives, involving the analysis of ten site case studies of the Portuguese footwear industry SMEs through in-depth interviews, observations and related documents.Findings:The empirical results showed how SMEs’ owner-managers approach brands in a different way and develop their own processes of branding, which allow them, in a simplified but relatively efficient way, to collect some of the benefits associated to brand building. Essentially, the results revealed that there is a link between certain characteristics inherent to owner(s)-manager(s), the intensity of their entrepreneurial orientation, the brand management tactics and brand performance in the long run.Research limitations:Results need to be expanded and confirmed with other national and international SMEs from different economic sectors that are managing brands.Originality/value:The paper emphasizes the current lack of a consistent, systematic theoretical framework and, above all, one that has been validated by empirical research on brand management practiced in SMEs. A contribution is made to build an entrepreneurial paradigm and theory of brand management in such enterprises, and a set of six theoretical propositions with implications concerning theory and management, aiming at a further investigation, is suggested. Keywords: Brand management, Entrepreneurship, Small to medium-sized enterprises, SME branding, Research agenda  [PT]Título: "Gestão de Marcas nas PMEs: Conceitualização das Diferenças e Agenda de Pesquisa"ResumoObjetivos: O objetivo deste artigo é contribuir para uma conceituação holística de como e por que os conceitos de gerenciamento de marca diferem no contexto das PMEs e sugerir uma agenda de pesquisa para uma investigação mais aprofundada.Metodologia: A metodologia baseia-se numa abordagem qualitativa, centrada nas percepções e práticas de gestão da marca, na perspectiva dos proprietários-gerentes e executivos de marketing das PME, envolvendo a análise de dez estudos de caso das PME da indústria calçadista portuguesa, através de uma análise aprofundada entrevistas, observações e documentos relacionados.Resultados: os resultados empíricos mostraram como os gerentes-proprietários das PME abordam as marcas de uma maneira diferente e desenvolvem seus próprios processos de branding, o que lhes permite, de maneira simplificada, mas relativamente eficiente, coletar alguns dos benefícios associados à construção da marca. Essencialmente, os resultados revelaram que há um vínculo entre certas características inerentes ao (s) proprietário (s) gerente (s), a intensidade de sua orientação empreendedora, as táticas de gerenciamento da marca e o desempenho da marca no longo prazo.Limitações: Os resultados precisam ser ampliados e confirmados com outras PME nacionais e internacionais de diferentes setores econômicos que estão gerenciando marcas.Originalidade/valor: O artigo enfatiza a atual falta de um arcabouço teórico sistemático e consistente e, acima de tudo, validado por pesquisas empíricas sobre gerenciamento de marcas praticadas em PMEs. É feita uma contribuição para a construção de um paradigma empresarial e teoria da gestão da marca em tais empresas, e é sugerido um conjunto de seis proposições teóricas com implicações relativas à teoria e à administração, visando uma investigação mais aprofundada. Palavras-chave: Gerenciamento de marcas, Empreendedorismo, Pequenas e médias empresas, Marcas de PME, Agenda de pesquisa.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2015-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29European Journal of Applied Business and Management; Vol 1, No 1 (2015)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29/Artigo32Copyright (c) 2015 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Victor Manuel2024-02-20T14:11:22Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/29Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:09.254575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
title Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
spellingShingle Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
Tavares, Victor Manuel
title_short Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
title_full Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
title_fullStr Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
title_full_unstemmed Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
title_sort Brand management in SMEs: conceptualization of differences and research agenda
author Tavares, Victor Manuel
author_facet Tavares, Victor Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Victor Manuel
description Purpose: The purpose of this paper is to contribute to a holistic conceptualization of how and why brand management concepts differ in the context of SMEs, and to suggest a research agenda for further investigation.Methodology:The methodology is based on a qualitative approach focused on the perceptions and practices of brand management from the perspective of SMEs’ owners-managers and marketing executives, involving the analysis of ten site case studies of the Portuguese footwear industry SMEs through in-depth interviews, observations and related documents.Findings:The empirical results showed how SMEs’ owner-managers approach brands in a different way and develop their own processes of branding, which allow them, in a simplified but relatively efficient way, to collect some of the benefits associated to brand building. Essentially, the results revealed that there is a link between certain characteristics inherent to owner(s)-manager(s), the intensity of their entrepreneurial orientation, the brand management tactics and brand performance in the long run.Research limitations:Results need to be expanded and confirmed with other national and international SMEs from different economic sectors that are managing brands.Originality/value:The paper emphasizes the current lack of a consistent, systematic theoretical framework and, above all, one that has been validated by empirical research on brand management practiced in SMEs. A contribution is made to build an entrepreneurial paradigm and theory of brand management in such enterprises, and a set of six theoretical propositions with implications concerning theory and management, aiming at a further investigation, is suggested. Keywords: Brand management, Entrepreneurship, Small to medium-sized enterprises, SME branding, Research agenda  [PT]Título: "Gestão de Marcas nas PMEs: Conceitualização das Diferenças e Agenda de Pesquisa"ResumoObjetivos: O objetivo deste artigo é contribuir para uma conceituação holística de como e por que os conceitos de gerenciamento de marca diferem no contexto das PMEs e sugerir uma agenda de pesquisa para uma investigação mais aprofundada.Metodologia: A metodologia baseia-se numa abordagem qualitativa, centrada nas percepções e práticas de gestão da marca, na perspectiva dos proprietários-gerentes e executivos de marketing das PME, envolvendo a análise de dez estudos de caso das PME da indústria calçadista portuguesa, através de uma análise aprofundada entrevistas, observações e documentos relacionados.Resultados: os resultados empíricos mostraram como os gerentes-proprietários das PME abordam as marcas de uma maneira diferente e desenvolvem seus próprios processos de branding, o que lhes permite, de maneira simplificada, mas relativamente eficiente, coletar alguns dos benefícios associados à construção da marca. Essencialmente, os resultados revelaram que há um vínculo entre certas características inerentes ao (s) proprietário (s) gerente (s), a intensidade de sua orientação empreendedora, as táticas de gerenciamento da marca e o desempenho da marca no longo prazo.Limitações: Os resultados precisam ser ampliados e confirmados com outras PME nacionais e internacionais de diferentes setores econômicos que estão gerenciando marcas.Originalidade/valor: O artigo enfatiza a atual falta de um arcabouço teórico sistemático e consistente e, acima de tudo, validado por pesquisas empíricas sobre gerenciamento de marcas praticadas em PMEs. É feita uma contribuição para a construção de um paradigma empresarial e teoria da gestão da marca em tais empresas, e é sugerido um conjunto de seis proposições teóricas com implicações relativas à teoria e à administração, visando uma investigação mais aprofundada. Palavras-chave: Gerenciamento de marcas, Empreendedorismo, Pequenas e médias empresas, Marcas de PME, Agenda de pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/29/Artigo32
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 European Journal of Applied Business and Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 European Journal of Applied Business and Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol 1, No 1 (2015)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441368506368