Desenvolvimento e caracterização de um material compósito termomoldável e sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16901 |
Resumo: | Este trabalho desenvolvido na Sonae Indústria de Revestimentos, S.A, insere-se num programa cofinanciado pelo IAPMEI (Portugal) cujo o título de projeto é Flexcomp. Este visa a conceção, de raiz, de um material compósito sustentável que permita um fácil reprocessamento para alteração da sua forma. Para além destas propriedades é também um objetivo que a sua massa volúmica tenha o valor mais baixo possível com vista à sua aplicação nas indústrias dos transportes. Para alcançar tais objetivos, realizou-se um estudo com diferentes fibras de origem natural, de celulose, conhecidos por papel kraft, e que são já usadas no atual processo produtivo da empresa. Substituiu-se a resina termoendurecível no papel kraft (resina fenólica) e procedeu-se ao estudo de possíveis polímeros termoplásticos, passíveis de serem usados pelo processo atual de produção da SIR, para que seja possível a termoconformação do compósito obtido. Este compósito contempla ainda a utilização opcional de fibras inorgânicas para atingir determinados requisitos a nível de propriedades mecânicas e/ou de fogo, propriedades essas cruciais na indústria dos transportes. O material foi desenvolvido com sucesso tendo já associado um pedido de patente. |
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Desenvolvimento e caracterização de um material compósito termomoldável e sustentávelMateriais compósitosSustentabilidadeTermoformaçãoFibras de CelulosePolímeros termoplásticosReciclagemComposite MaterialsSustainabilityThermoformingCellulose FibersThermoplastic PolymersRecyclabilityEste trabalho desenvolvido na Sonae Indústria de Revestimentos, S.A, insere-se num programa cofinanciado pelo IAPMEI (Portugal) cujo o título de projeto é Flexcomp. Este visa a conceção, de raiz, de um material compósito sustentável que permita um fácil reprocessamento para alteração da sua forma. Para além destas propriedades é também um objetivo que a sua massa volúmica tenha o valor mais baixo possível com vista à sua aplicação nas indústrias dos transportes. Para alcançar tais objetivos, realizou-se um estudo com diferentes fibras de origem natural, de celulose, conhecidos por papel kraft, e que são já usadas no atual processo produtivo da empresa. Substituiu-se a resina termoendurecível no papel kraft (resina fenólica) e procedeu-se ao estudo de possíveis polímeros termoplásticos, passíveis de serem usados pelo processo atual de produção da SIR, para que seja possível a termoconformação do compósito obtido. Este compósito contempla ainda a utilização opcional de fibras inorgânicas para atingir determinados requisitos a nível de propriedades mecânicas e/ou de fogo, propriedades essas cruciais na indústria dos transportes. O material foi desenvolvido com sucesso tendo já associado um pedido de patente.This work developed at Sonae Indústria de Revestimentos, S.A, is part of a program cofinanced by IAPMEI (Portugal) whose project title is Flexcomp. This aims to design, from scratch, a sustainable composite material that allows easy reprocessing to change its shape. In addition to these properties, it is also an objective that its density is as low as possible with a view to its application in the transport industries. To achieve these goals, a study was carried out with different fibers of natural origin, cellulose, known as kraft paper, and which are already used in the company's current production process. The thermosetting resin was replaced in kraft paper (phenolic resin) and the study of possible thermoplastic polymers, which could be used by the current SIR production process, was carried out so that the thermoforming of the obtained composite is possible. This composite also includes the optional use of inorganic fibers to achieve certain requirements in terms of mechanical and/or fire properties, crucial properties in the transport industry. The material was successfully developed and will have a patent associated with it.Silva, João Francisco Machado Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Jorge Filipe Soares2023-11-12T01:31:08Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16901TID:202550311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:47:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:33.192497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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