A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Elisabete Mesquitela dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6060
Resumo: As escolas recebem atualmente alunos com Necessidades Especiais (NE) com o objetivo de as integrar e incluir neste espaço social, tentando adaptá-las e prepará-las para a vida e para a convivência com os outros. Cabe então à Escola e aos Professores organizarem-se e trabalharem de forma a promoverem as melhores condições para receberem estes alunos dando resposta às suas necessidades, capacidades e incapacidades, educando-as de forma criativa e participativa, de forma a melhorarem o processo de ensino aprendizagem e a prática da interdisciplinaridade. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) trouxeram mudanças quanto às formas de trabalho, nomeadamente, ao processo de ensino aprendizagem nas escolas. Nas instituições de ensino, vêm juntar-se, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem do aluno. Uma das ferramentas que apresentamos em destaque é o robô educacional que desperta o interesse dos alunos, uma vez que eles mesmos podem programar o robô nas diferentes atividades. A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem promovem novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Com a realização deste trabalho pretende-se fazer um estudo, desenvolver e utilizar o robô nas aulas de matemática, na aprendizagem de alguns conteúdos em crianças com Necessidades Educativas Especiais, aplicar alguns exercícios, observar e registar o desempenho dos alunos. É também nosso objetivo aumentar os nossos conhecimentos sobre este tema e perceber de que forma os professores podem melhorar como profissionais, contribuindo de certa forma para uma melhor inclusão e aprendizagem das crianças com Necessidades Especiais. Foi elaborada uma proposta pedagógica desenvolvida em cinco sessões de quarenta e cinco minutos cada no ano letivo 2017/2018. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, e pela realização de quatro estudos de caso, cujo foco foram quatro alunos inseridos nas NEE. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante e a recolha documental. Para a análise de dados recorremos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam uma motivação por parte dos alunos na resolução dos exercícios propostos. As dificuldades apresentadas relacionam-se com a escolha da melhor estratégia a adotar na resolução do exercício
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As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) trouxeram mudanças quanto às formas de trabalho, nomeadamente, ao processo de ensino aprendizagem nas escolas. Nas instituições de ensino, vêm juntar-se, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem do aluno. Uma das ferramentas que apresentamos em destaque é o robô educacional que desperta o interesse dos alunos, uma vez que eles mesmos podem programar o robô nas diferentes atividades. A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem promovem novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Com a realização deste trabalho pretende-se fazer um estudo, desenvolver e utilizar o robô nas aulas de matemática, na aprendizagem de alguns conteúdos em crianças com Necessidades Educativas Especiais, aplicar alguns exercícios, observar e registar o desempenho dos alunos. É também nosso objetivo aumentar os nossos conhecimentos sobre este tema e perceber de que forma os professores podem melhorar como profissionais, contribuindo de certa forma para uma melhor inclusão e aprendizagem das crianças com Necessidades Especiais. Foi elaborada uma proposta pedagógica desenvolvida em cinco sessões de quarenta e cinco minutos cada no ano letivo 2017/2018. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, e pela realização de quatro estudos de caso, cujo foco foram quatro alunos inseridos nas NEE. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante e a recolha documental. Para a análise de dados recorremos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam uma motivação por parte dos alunos na resolução dos exercícios propostos. As dificuldades apresentadas relacionam-se com a escolha da melhor estratégia a adotar na resolução do exercícioThe schools currently receive students with special educational needs (SEN), with the aim of integrating and including them in this social space, trying to adapt them and prepare them for life and for coexistence with others. It is then up to the School and the Teachers to organize and work in order to promote the best conditions to receive these students, responding to their needs, abilities and disabilities, educating them in a creative and participative way, in order to improve the teaching process learning and the practice of interdisciplinarity. The Information and Communication Technologies (ICT) have brought about changes in the way of working, namely, the process of teaching learning in schools. In the teaching institutions, they come together, as a tool and method, to the teachinglearning process of the student. One of the tools that we present in highlight is the educational robot that arouses the interest of the students, since they themselves can program the robot in the different activities. The integration of Information and Communication Technologies in the teaching-learning process promotes new ways of learning, teaching and thinking. With the accomplishment of this work we intend to make a study, to develop and to use the robot in the classes of mathematics, in the learning of some contents in children with special educational needs, to apply some exercises, to observe and to register the performance of the students. It is also our goal to increase our knowledge on this subject and to understand how teachers can improve as professionals, contributing in a way to a better inclusion and learning of children with SEN. A pedagogical proposal was developed in five sessions of forty-five minutes each in the academic year 2017/2018. A quantitative approach was chosen, and four case studies were carried out, focusing on four students enrolled in the SEN. The methods of data collection were participant observation, documentary collection. Data analysis resorted to content analysis. The obtained results show a motivation on the part of the students in the resolution of the proposed exercises. The difficulties presented are related to the choice of the best strategy to adopt in the resolution of the exerciseRego, BelmiroPinto, Maribel MirandaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLourenço, Elisabete Mesquitela dos Santos2019-12-18T12:54:36Z2019-07-122019-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6060TID:202345939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:03.127423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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