Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chainho, Carla
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Saragoça, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12895
Resumo: A avaliação de escolas é uma temática cada vez mais presente, refletida e estudada na sociedade atual, à medida que algumas das políticas públicas reclamam das escolas mais responsabilidade social e a prestação de contas (accountability) à sociedade regularmente. Na última década, muitos foram os trabalhos académicos publicados, oriundos de diversas áreas do conhecimento - das ciências sociais, das ciências humanas e, particularmente, das ciências da educação. Esta comunicação decorre do trabalho já iniciado com o objetivo de realizar, num agrupamento de escolas, um estudo sociológico de cariz qualitativo com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos atores escolares acerca do contributo que a avaliação externa possa ter na melhoria da qualidade das escolas; investigar em que medida as lógicas de ação dos atores escolares impulsionam, obstaculizam ou se manifestam neutras relativamente à eficácia e eficiência desses processos de avaliação e de que forma produtoras de mecanismos de regulação no âmbito da autoavaliação e da avaliação externa; conhecer os objetivos estratégicos dos atores escolares face à avaliação da escola; e, finalmente, aferir a possibilidade destes atores escolares virem a concretizar uma ação estratégica coletiva potenciadora de mecanismos de auto e heteroavaliação (avaliação externa) orientados para a melhoria da qualidade da sua escola. Assim, nesta breve comunicação, apresentamos dados sobre as dissertações publicadas sobre avaliação de escolas em Portugal, desde 2001, e às quais tivemos acesso, e refletiremos sobre o seu interesse para a nossa investigação sociológica.
id RCAP_853a334e0565d3e511306c13632db807
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.Avaliação de EscolasAvaliação ExternaAutoavaliaçãoLógicas de AçãoRegulaçãoA avaliação de escolas é uma temática cada vez mais presente, refletida e estudada na sociedade atual, à medida que algumas das políticas públicas reclamam das escolas mais responsabilidade social e a prestação de contas (accountability) à sociedade regularmente. Na última década, muitos foram os trabalhos académicos publicados, oriundos de diversas áreas do conhecimento - das ciências sociais, das ciências humanas e, particularmente, das ciências da educação. Esta comunicação decorre do trabalho já iniciado com o objetivo de realizar, num agrupamento de escolas, um estudo sociológico de cariz qualitativo com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos atores escolares acerca do contributo que a avaliação externa possa ter na melhoria da qualidade das escolas; investigar em que medida as lógicas de ação dos atores escolares impulsionam, obstaculizam ou se manifestam neutras relativamente à eficácia e eficiência desses processos de avaliação e de que forma produtoras de mecanismos de regulação no âmbito da autoavaliação e da avaliação externa; conhecer os objetivos estratégicos dos atores escolares face à avaliação da escola; e, finalmente, aferir a possibilidade destes atores escolares virem a concretizar uma ação estratégica coletiva potenciadora de mecanismos de auto e heteroavaliação (avaliação externa) orientados para a melhoria da qualidade da sua escola. Assim, nesta breve comunicação, apresentamos dados sobre as dissertações publicadas sobre avaliação de escolas em Portugal, desde 2001, e às quais tivemos acesso, e refletiremos sobre o seu interesse para a nossa investigação sociológica.Associação Portuguesa de Sociologia2015-02-24T17:06:47Z2015-02-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/12895http://hdl.handle.net/10174/12895porCHAINHO, Carla & SARAGOÇA, José (2014). “Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: uma leitura da sociologia”. In Atas do XIII Congresso Português de Sociologia. Disponível em http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf.http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf.cchainho@gmail.comjsaragoca@uevora.ptChainho, CarlaSaragoça, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:14.360740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
title Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
spellingShingle Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
Chainho, Carla
Avaliação de Escolas
Avaliação Externa
Autoavaliação
Lógicas de Ação
Regulação
title_short Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
title_full Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
title_fullStr Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
title_full_unstemmed Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
title_sort Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
author Chainho, Carla
author_facet Chainho, Carla
Saragoça, José
author_role author
author2 Saragoça, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chainho, Carla
Saragoça, José
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Escolas
Avaliação Externa
Autoavaliação
Lógicas de Ação
Regulação
topic Avaliação de Escolas
Avaliação Externa
Autoavaliação
Lógicas de Ação
Regulação
description A avaliação de escolas é uma temática cada vez mais presente, refletida e estudada na sociedade atual, à medida que algumas das políticas públicas reclamam das escolas mais responsabilidade social e a prestação de contas (accountability) à sociedade regularmente. Na última década, muitos foram os trabalhos académicos publicados, oriundos de diversas áreas do conhecimento - das ciências sociais, das ciências humanas e, particularmente, das ciências da educação. Esta comunicação decorre do trabalho já iniciado com o objetivo de realizar, num agrupamento de escolas, um estudo sociológico de cariz qualitativo com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos atores escolares acerca do contributo que a avaliação externa possa ter na melhoria da qualidade das escolas; investigar em que medida as lógicas de ação dos atores escolares impulsionam, obstaculizam ou se manifestam neutras relativamente à eficácia e eficiência desses processos de avaliação e de que forma produtoras de mecanismos de regulação no âmbito da autoavaliação e da avaliação externa; conhecer os objetivos estratégicos dos atores escolares face à avaliação da escola; e, finalmente, aferir a possibilidade destes atores escolares virem a concretizar uma ação estratégica coletiva potenciadora de mecanismos de auto e heteroavaliação (avaliação externa) orientados para a melhoria da qualidade da sua escola. Assim, nesta breve comunicação, apresentamos dados sobre as dissertações publicadas sobre avaliação de escolas em Portugal, desde 2001, e às quais tivemos acesso, e refletiremos sobre o seu interesse para a nossa investigação sociológica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-24T17:06:47Z
2015-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12895
http://hdl.handle.net/10174/12895
url http://hdl.handle.net/10174/12895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CHAINHO, Carla & SARAGOÇA, José (2014). “Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: uma leitura da sociologia”. In Atas do XIII Congresso Português de Sociologia. Disponível em http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf.
http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf.
cchainho@gmail.com
jsaragoca@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136547173302272