Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14128
Resumo: Em Portugal, nos anos 2006-2011, a Inspeção-Geral da Educação desenvolveu um programa de avaliação de escolas. Nesse período avaliaram-se 1107 escolas. Para cada escola a equipa de avaliação elaborou um relatório. Cada escola foi avaliada tendo por base um modelo que teve em conta cinco domínios (Resultados, Prestação do serviço educativo, Organização e gestão escolar, Liderança e Capacidade de autorregulação e melhoria da escola). Com base na classificação atribuída a cada escola por cada equipa avaliativa nos domínios da Liderança e autoavaliação, fomos verificar se nas 287 escolas avaliadas em 2008-2009, a classificação atribuída nesses domínios apresentava correlação. Desta forma, os dados do nosso estudo, corroborando outras investigações, indiciam que a qualidade da(s) liderança(s) desempenha um papel preponderante nos processos autoavaliativos desenvolvidos na organização escolar
id RCAP_ae09ed5cd6575950a9ee28a053c2da9d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14128
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?External evaluation of schools: leadership(s) and self-evaluation: what kind of relationship?Avaliação externa de escolasLiderança(s)AutoavaliaçãoEm Portugal, nos anos 2006-2011, a Inspeção-Geral da Educação desenvolveu um programa de avaliação de escolas. Nesse período avaliaram-se 1107 escolas. Para cada escola a equipa de avaliação elaborou um relatório. Cada escola foi avaliada tendo por base um modelo que teve em conta cinco domínios (Resultados, Prestação do serviço educativo, Organização e gestão escolar, Liderança e Capacidade de autorregulação e melhoria da escola). Com base na classificação atribuída a cada escola por cada equipa avaliativa nos domínios da Liderança e autoavaliação, fomos verificar se nas 287 escolas avaliadas em 2008-2009, a classificação atribuída nesses domínios apresentava correlação. Desta forma, os dados do nosso estudo, corroborando outras investigações, indiciam que a qualidade da(s) liderança(s) desempenha um papel preponderante nos processos autoavaliativos desenvolvidos na organização escolarIn Portugal, in the years 2006-2011, the General Inspection of Education developed a program to evaluate schools. In this period 1,107 schools were evaluated. For each school, the evaluation team prepared a report. Each school was evaluated based on a model that took into account five domains (Results, Provision of educational services, school organization and management, leadership and capacity for self-regulation and school improvement). Based on the scores given to each school in the areas of leadership and self-evaluation, we verified that in the 287 schools assessed in 2008-2009, the scores of these areas showed correlation. Thus, the results of our study, corroborating other studies, suggest that the quality of leadership plays a leading role in self-evaluative processes developed in the school organizationInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRocha, Lima2017-03-14T16:02:28Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14128porRocha, Lima (2012). Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação? = External evaluation of schools: leadership(s) and self-evaluation: what kind of relationship? Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 4:21645-477410.34620/eduser.v4i2.49info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:03.345352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
External evaluation of schools: leadership(s) and self-evaluation: what kind of relationship?
title Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
spellingShingle Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
Rocha, Lima
Avaliação externa de escolas
Liderança(s)
Autoavaliação
title_short Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
title_full Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
title_fullStr Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
title_full_unstemmed Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
title_sort Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação?
author Rocha, Lima
author_facet Rocha, Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa de escolas
Liderança(s)
Autoavaliação
topic Avaliação externa de escolas
Liderança(s)
Autoavaliação
description Em Portugal, nos anos 2006-2011, a Inspeção-Geral da Educação desenvolveu um programa de avaliação de escolas. Nesse período avaliaram-se 1107 escolas. Para cada escola a equipa de avaliação elaborou um relatório. Cada escola foi avaliada tendo por base um modelo que teve em conta cinco domínios (Resultados, Prestação do serviço educativo, Organização e gestão escolar, Liderança e Capacidade de autorregulação e melhoria da escola). Com base na classificação atribuída a cada escola por cada equipa avaliativa nos domínios da Liderança e autoavaliação, fomos verificar se nas 287 escolas avaliadas em 2008-2009, a classificação atribuída nesses domínios apresentava correlação. Desta forma, os dados do nosso estudo, corroborando outras investigações, indiciam que a qualidade da(s) liderança(s) desempenha um papel preponderante nos processos autoavaliativos desenvolvidos na organização escolar
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2017-03-14T16:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14128
url http://hdl.handle.net/10198/14128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Lima (2012). Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação? = External evaluation of schools: leadership(s) and self-evaluation: what kind of relationship? Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 4:2
1645-4774
10.34620/eduser.v4i2.49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135287078551552