Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2696 |
Resumo: | A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo. |
id |
RCAP_854f67b6847a44203afcb5bb134ab82c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2696 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagemÉtica de trabalhoAuto-regulação da aprendizagemSucesso educativoA ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo.Professional ethics is top of educational agenda nowadays. Not only literature in the area but also teaching practice suggest that improving students' autonomy and responsibility is crucial work because these are the learning process' basis whatever the school level may be. This article discusses self-regulatory learning concept, its main role in learning, and some of its implications and challenges to the teaching practice. We also illustrate the possibility of students being taught and trained in self-regulated learning strategies as a way of improving their school achievement.Colégio Internato dos Carvalhos2018-09-10T10:54:45Z2006-05-01T00:00:00Z2006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2696por0874-2391Salgado, AnaRosário, PedroMourão, RosaRodrigues, ÂngelaSilva, Cândida Sofia Torres daMarques, CarinaAmorim, LilianaMachado, SandrineNúñez Perez, José CarlosGonzález-Pienda, Júlio A.Hernández-Pina, Fuensantainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:13Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:27.508218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
title |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
spellingShingle |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem Salgado, Ana Ética de trabalho Auto-regulação da aprendizagem Sucesso educativo |
title_short |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
title_full |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
title_fullStr |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
title_sort |
Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
author |
Salgado, Ana |
author_facet |
Salgado, Ana Rosário, Pedro Mourão, Rosa Rodrigues, Ângela Silva, Cândida Sofia Torres da Marques, Carina Amorim, Liliana Machado, Sandrine Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Hernández-Pina, Fuensanta |
author_role |
author |
author2 |
Rosário, Pedro Mourão, Rosa Rodrigues, Ângela Silva, Cândida Sofia Torres da Marques, Carina Amorim, Liliana Machado, Sandrine Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Hernández-Pina, Fuensanta |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Ana Rosário, Pedro Mourão, Rosa Rodrigues, Ângela Silva, Cândida Sofia Torres da Marques, Carina Amorim, Liliana Machado, Sandrine Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Hernández-Pina, Fuensanta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética de trabalho Auto-regulação da aprendizagem Sucesso educativo |
topic |
Ética de trabalho Auto-regulação da aprendizagem Sucesso educativo |
description |
A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-01T00:00:00Z 2006-05 2018-09-10T10:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2696 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Internato dos Carvalhos |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Internato dos Carvalhos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131629844692992 |