Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Ana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rosário, Pedro, Mourão, Rosa, Rodrigues, Ângela, Silva, Cândida Sofia Torres da, Marques, Carina, Amorim, Liliana, Machado, Sandrine, Núñez Perez, José Carlos, González-Pienda, Júlio A., Hernández-Pina, Fuensanta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2696
Resumo: A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo.
id RCAP_854f67b6847a44203afcb5bb134ab82c
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagemÉtica de trabalhoAuto-regulação da aprendizagemSucesso educativoA ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo.Professional ethics is top of educational agenda nowadays. Not only literature in the area but also teaching practice suggest that improving students' autonomy and responsibility is crucial work because these are the learning process' basis whatever the school level may be. This article discusses self-regulatory learning concept, its main role in learning, and some of its implications and challenges to the teaching practice. We also illustrate the possibility of students being taught and trained in self-regulated learning strategies as a way of improving their school achievement.Colégio Internato dos Carvalhos2018-09-10T10:54:45Z2006-05-01T00:00:00Z2006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2696por0874-2391Salgado, AnaRosário, PedroMourão, RosaRodrigues, ÂngelaSilva, Cândida Sofia Torres daMarques, CarinaAmorim, LilianaMachado, SandrineNúñez Perez, José CarlosGonzález-Pienda, Júlio A.Hernández-Pina, Fuensantainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:13Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:27.508218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
title Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
spellingShingle Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
Salgado, Ana
Ética de trabalho
Auto-regulação da aprendizagem
Sucesso educativo
title_short Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
title_full Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
title_fullStr Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
title_full_unstemmed Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
title_sort Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
author Salgado, Ana
author_facet Salgado, Ana
Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Rodrigues, Ângela
Silva, Cândida Sofia Torres da
Marques, Carina
Amorim, Liliana
Machado, Sandrine
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Hernández-Pina, Fuensanta
author_role author
author2 Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Rodrigues, Ângela
Silva, Cândida Sofia Torres da
Marques, Carina
Amorim, Liliana
Machado, Sandrine
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Hernández-Pina, Fuensanta
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Ana
Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Rodrigues, Ângela
Silva, Cândida Sofia Torres da
Marques, Carina
Amorim, Liliana
Machado, Sandrine
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Hernández-Pina, Fuensanta
dc.subject.por.fl_str_mv Ética de trabalho
Auto-regulação da aprendizagem
Sucesso educativo
topic Ética de trabalho
Auto-regulação da aprendizagem
Sucesso educativo
description A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-01T00:00:00Z
2006-05
2018-09-10T10:54:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2696
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Internato dos Carvalhos
publisher.none.fl_str_mv Colégio Internato dos Carvalhos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131629844692992