Entrevista mediante tarefa com aprendentes do 2º ciclo : uma aplicação da auto-regulação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janete Pereira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1903
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
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spelling Entrevista mediante tarefa com aprendentes do 2º ciclo : uma aplicação da auto-regulação da aprendizagemAuto-regulaçãoAprendizagem humanaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010As investigações que fazem uso da entrevista mediante tarefa têm-na revelado como um instrumento útil para o psicólogo educacional na medida em que permite, através das interacções entre o entrevistado e o entrevistador, aceder aos processos e às estratégias aplicados pelos aprendentes numa determinada tarefa. O modelo adoptado para a presente investigação deve-se a Zimmerman (2000) que segue uma perspectiva sociocognitiva, analisando os processos psicológicos implicados nas fases da auto-regulação da aprendizagem (preparação, execução e auto-reflexão). Neste sentido, a presente investigação pretendeu, por um lado, averiguar se a entrevista mediante tarefa pode auxiliar o psicólogo educacional a avaliar as fases envolvidas no processo de auto-regulação da aprendizagem e, por outro, potenciar os processos auto-regulatórios do aprendente. A opção metodológica passou por aplicar entrevistas semi-estruturadas a dois aprendentes em três momentos diferentes, espaçados por, no máximo, um mês. A tarefa solicitada foi o resumo, que os aprendentes planificavam, executavam e avaliavam na presença do entrevistador. Os principais resultados permitem inferir acerca do planeamento estratégico efectuado pelos aprendentes e percepcionar as suas crenças de auto-eficácia, a sua capacidade de auto-monitorização da tarefa e a capacidade de aplicação de estratégias de compreensão. Verificou-se também alguma evolução nos perfis dos aprendentes que, entre a primeira e a terceira entrevistas, passaram a ser capazes de adequar os objectivos das estratégias, interiorizar normas de acção e aplicar estratégias de revisão. Sendo um estudo exploratório, a investigação poderá ser aperfeiçoada e alargada, dando continuidade a este tipo de intervenções e formando professores que auxiliem os alunos a desenvolver as suas capacidades metacognitivas.Studies that focus on interviews with task have shown their usefulness as measurement instruments in educational psychology, considering they gather information regarding student’s psychological processes and strategies through the interaction with participants. Zimmerman’s (2000) sociocognitive theoretical model helped us analyse the processes implied in the self regulation phases. With the present study we tried to investigate how an interview with task helps an educational psychologist assess the self regulation process? As well as how this instrument prompt the students’ self-regulatory capacities? We applied three semi-structured interviews to two students with intervals of a month. During the interviews, the interviewer observed how the students planned, performed and assessed the task (the summary of a text). We can infer from the results that these students planned the task strategically, they have a strong self-efficacy belief, are able to self-monitor the task and apply comprehension strategies. What’s more, the results show some development in regards to students’ performances, namely, they are now able to adjust their strategies to the specific purpose of the task, they have their own norms of action and lastly, they can apply revision strategies. As it is an exploratory study, more individual intervention and support with teachers are needed so the latter may teach their students metacognitive strategies.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Janete Pereira da2010-11-04T10:54:26Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/1903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:41:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:25.866465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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