Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Beatriz Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99301
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_8551791223954b618b4c3ad4e9481143
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas CapacidadesBehavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Discriminant validity studies with a group of children and young people of High AbilitiesHigh AbilitiesGiftednessExecutive FunctionsBRIEF-2Discriminant ValidityAltas CapacidadesSobredotaçãoFunções ExecutivasBRIEF-2Validade DiscriminanteDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoRecently, there has been a growing interest in the study of executive functions in the field of High Abilities, however, this is still an underexplored domain, which reinforces the need for greater investment in this subject.This exploratory study had as main objective to test the discriminant validity of the Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2) in a group of children and young people of High Abilities.For this purpose, two independent samples were created using the methodology of identical pairs according to the variables gender, age and socioeconomic level. The clinical sample comprises 65 participants and the control group sample comprises 63 participants aged between 5 and 18 years. Correlational and inferential analysis of the different scales and indices integrated in the BRIEF-2 were performed between the High Abilities group and the control.The results obtained reveal convergence between the three versions of the inventory regarding a less efficient executive functioning in six analyzed measures: Inhibit, Self-Monitor, Shift, Behavior Regulation Index, Emotion Regulation Index and Global Executive Composite. Initiate and Task Completion were the only dimensions of executive functioning in which there were no statistically significant differences. With regard to the other variables, it highlights the fact that children and young people with High Abilities perceive as problematic a greater number of behavioral domains integrated in the executive functioning: Working Memory, Plan/Organize, Emotional Control and Cognitive Regulation Index.In conclusion, the results observed in this study reveal that the BRIEF-2 has an adequate discriminative power in identifying deficits in the executive functioning of this special group of the population and demonstrate the relevance of including this instrument in psychological assessment protocols for children and young people with characteristics of Giftedness/High Abilities.Recentemente, tem-se assistido a um crescente interesse pelo estudo das funções executivas no campo das Altas Capacidades, contudo, este é, ainda, um domínio pouco explorado, o que reforça a necessidade de um maior investimento nesta temática.Este estudo, exploratório, teve como principal objetivo testar a validade discriminante do Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2) num grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades.Para o efeito, foram constituídas duas amostras independentes com recurso à metodologia dos pares idênticos em função das variáveis sexo, idade e nível socioeconómico. A amostra clínica integra 65 participantes e a amostra do grupo de controlo é formada por 63 participantes com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos. Foram realizadas análises correlacionais e inferenciais das diferentes escalas e índices integrados no BRIEF-2 entre o grupo de Altas Capacidades e o grupo de controlo.Os resultados obtidos revelam convergência entre as três versões do inventário no que se refere a um funcionamento executivo menos eficiente em seis medidas analisadas: a Inibição, a Automonitorização, a Flexibilidade, o Índice de Regulação Comportamental, o Índice de Regulação Emocional e o Compósito Global Executivo. A Iniciativa e Conclusão de Tarefas foram as únicas dimensões do funcionamento executivo em que não se registaram diferenças com significado estatístico. No que concerne às restantes variáveis, ressalta o facto de serem as crianças e jovens de Altas Capacidades a percecionarem como problemáticos um maior número de domínios comportamentais integrados no funcionamento executivo: Memória de Trabalho, Planeamento/Organização, Controlo Emocional e Índice de Regulação Cognitiva.Em suma, os resultados observados neste estudo revelam que o BRIEF-2 possui um adequado poder discriminativo na identificação de défices no funcionamento executivo deste grupo especial da população e demonstram a pertinência de incluir este instrumento nos protocolos de avaliação psicológica das crianças e jovens com características de Sobredotação/Altas Capacidades.2021-11-252027-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99301http://hdl.handle.net/10316/99301TID:202963381porNogueira, Beatriz Almeidainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:05:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:56.743144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Discriminant validity studies with a group of children and young people of High Abilities
title Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
spellingShingle Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
Nogueira, Beatriz Almeida
High Abilities
Giftedness
Executive Functions
BRIEF-2
Discriminant Validity
Altas Capacidades
Sobredotação
Funções Executivas
BRIEF-2
Validade Discriminante
title_short Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
title_full Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
title_fullStr Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
title_full_unstemmed Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
title_sort Behavior Rating Inventory of Executive Function-Second Edition (BRIEF-2): Estudos de validade discriminante com um grupo de crianças e jovens de Altas Capacidades
author Nogueira, Beatriz Almeida
author_facet Nogueira, Beatriz Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Beatriz Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv High Abilities
Giftedness
Executive Functions
BRIEF-2
Discriminant Validity
Altas Capacidades
Sobredotação
Funções Executivas
BRIEF-2
Validade Discriminante
topic High Abilities
Giftedness
Executive Functions
BRIEF-2
Discriminant Validity
Altas Capacidades
Sobredotação
Funções Executivas
BRIEF-2
Validade Discriminante
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25
2027-11-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99301
http://hdl.handle.net/10316/99301
TID:202963381
url http://hdl.handle.net/10316/99301
identifier_str_mv TID:202963381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134065209638912