BEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION-SECOND EDITION (BRIEF-2):Estudos de Validade Discriminante com um Grupo de Crianças e Jovens com Dislexia de Desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Lara Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99312
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling BEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION-SECOND EDITION (BRIEF-2):Estudos de Validade Discriminante com um Grupo de Crianças e Jovens com Dislexia de DesenvolvimentoBEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION-SECOND EDITION (BRIEF-2): Discriminant Validity Studies with a Group of Children and Adolescents with Developmental DyslexiaFunções Executivas (FE)BRIEF-2Validade DiscriminanteDislexia de DesenvolvimentoExecutive Functions (EF)BRIEF-2Discriminant ValidityDevelopmental DyslexiaDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAs Funções Executivas (FE) integram um conjunto de processos neurocognitivos distintos, ainda que frequentemente interligados, decisivos para alcançar um objetivo específico, planear, monitorizar e regular o comportamento. Nos últimos anos o seu papel tem sido vastamente abordado no que concerne ao desempenho académico já que um funcionamento executivo eficiente é frequentemente associado ao sucesso escolar. Este estudo teve como principal objetivo contribuir para os estudos de validação para a população portuguesa do Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas - 2ª Edição, (BRIEF-2, Behavior Rating Inventory of Executive Function -Second Edition; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2015), através da realização de um estudo de validade discriminante com uma amostra de crianças e jovens com Dislexia de Desenvolvimento. Para o efeito constituíram-se duas amostras independentes emparelhadas em função das variáveis idade, sexo e nível socioeconómico (NSE), cada um dos grupos integra 41 crianças cujas idades variam entre os 7 e 17 anos. Foram realizadas análises com recurso à estatística correlacional, descritiva e inferencial. Para a análise comparativa dos dois grupos recorremos ao teste t para amostras independentes, com base numa amostra composta por 82 participantes. Os principais resultados revelam défices mais acentuados na escala clínica Memória de Trabalho, em adição aos défices nas escalas Flexibilidade, Planeamento, Automonitorização, Iniciativa e Monitorização de Tarefas, revelando adequada capacidade discriminativa do BRIEF-2 na identificação das crianças do grupo clínico. Em suma, o facto de se observarem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos fornece evidência de validade discriminante e poderá constituir prova para legitimar a opção de integrar o BRIEF-2 no protocolo de avaliação da Dislexia de Desenvolvimento.Executive Functions (EF) comprise a set of distinct, yet often interconnected, neurocognitive processes that are decisive for achieving a specific goal, planning, monitoring and regulating behavior. In the last years its role has been widely addressed with regard to academic performance, as efficient executive functioning is often associated with academic success.This study aimed to contribute to the validation studies for the portuguese population of the Behavioral Assessment Inventory of Executive Functions - 2nd Edition, (BRIEF-2, Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2015), by conducting a discriminant validity study with a sample of children and adolescents with Developmental Dyslexia.For this purpose, two independent samples were paired according to the variables age, sex and socioeconomic status (SES), each group comprising 41 children whose ages ranged between 7 and 17 years.Analyzes were performed using correlational, descriptive and inferential statistics. For the comparative analysis of the two groups, we used the t test for independent samples, based on a sample composed of 82 participants.The main results showed more accentuated deficits in the clinical Working Memory scale, in addition to deficits in the Flexibility, Planning, Self-Monitor, Initiative and Task- Monitor scales, revealing an adequate discriminative capacity of the BRIEF-2 in identifying children in the clinical group.In sum, the fact that there are statistically significant differences between the two groups provides evidence of discriminant validity and may constitute evidence to legitimize the option of integrating the BRIEF-2 into the Developmental Dyslexia assessment protocol2021-10-262027-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99312http://hdl.handle.net/10316/99312TID:202963640porVieira, Lara Ferreirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:05:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:57.268316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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