Ética e prática profissional nas comissões de proteção de crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/16633 |
Resumo: | O presente trabalho está inserido na temática da ética e prática profissional nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. O objetivo deste estudo quantitativo foi descrever a perceção dos técnicos das Comissões de Proteção de Criança e Jovens acerca da ética e prática profissional em situações de possível dilema ético nas Comissões. A amostra foi de 121 técnicos abrangendo todas as comissões a nível nacional. Foi desenvolvido um inquérito, descrevendo algumas situações e dilemas éticos possíveis na prática profissional no contexto das CPCJ’s, questionando os participantes sobre (i) com que frequência ocorreram no exercício da sua função e (ii) em que medida avaliavam esta situação ou comportamento como ético. Os resultados do auto-relato dos técnicos revelou a existência de diversas discrepâncias entre as avaliações destas situações ou dilemas; i.e., alguns comportamentos pouco frequentes foram avaliados como pouco éticos; outros pouco frequentes foram avaliados como éticos; algumas situações frequentes foram avaliadas como éticas; e alguns comportamentos muito frequentes foram avaliados como não éticos, sendo estes últimos de particular importância. Os resultados são discutidos refletindo sobre a necessidade de formação específica e contínua sobre questões éticas e deontológicas no âmbito das CPCJ’s. |
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Ética e prática profissional nas comissões de proteção de crianças e jovensPsicologia comunitáriaProteção da infânciaÉticaPrática profissionalLegislaçãoComissões de Proteção de Crianças e JovensLei de proteção de crianças e jovensChild protection servicesEthics and professional practiceLegal standards for child protectionO presente trabalho está inserido na temática da ética e prática profissional nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. O objetivo deste estudo quantitativo foi descrever a perceção dos técnicos das Comissões de Proteção de Criança e Jovens acerca da ética e prática profissional em situações de possível dilema ético nas Comissões. A amostra foi de 121 técnicos abrangendo todas as comissões a nível nacional. Foi desenvolvido um inquérito, descrevendo algumas situações e dilemas éticos possíveis na prática profissional no contexto das CPCJ’s, questionando os participantes sobre (i) com que frequência ocorreram no exercício da sua função e (ii) em que medida avaliavam esta situação ou comportamento como ético. Os resultados do auto-relato dos técnicos revelou a existência de diversas discrepâncias entre as avaliações destas situações ou dilemas; i.e., alguns comportamentos pouco frequentes foram avaliados como pouco éticos; outros pouco frequentes foram avaliados como éticos; algumas situações frequentes foram avaliadas como éticas; e alguns comportamentos muito frequentes foram avaliados como não éticos, sendo estes últimos de particular importância. Os resultados são discutidos refletindo sobre a necessidade de formação específica e contínua sobre questões éticas e deontológicas no âmbito das CPCJ’s.The present dissertation refers to the domain of ethics and professional practice in the Commissions of Protection of Children and Young people (CPCJ’s). The objective of this quantitative study was to describe the perception of Child Protection professionals about ethics and professional practice in situations of possible ethical dilemmas faced in the Commissions. The sample was composed of 121 participants from CPCJ’s at a national level. A survey was carried out, describing some situations and ethical dilemmas possible in professional practice in the context of CPCJs, questioning the participants about (i) how often they occurred in the exercise of their function and (ii) to what extent they assessed this situation or behavior as ethical. The results of the self-report of the participants revealed the existence of several discrepancies between the evaluations of these situations or dilemmas; i.e., some infrequent behaviors were assessed as unethical; other infrequent situations were assessed as ethical; some frequent situations were evaluated as ethical; and some very frequent behaviors were evaluated as unethical, the latter being of particular importance. The results are discussed reflecting on the need for specific and continuous training on ethical and deontological issues within the framework of the CPCJs.2018-10-10T16:12:37Z2018-03-02T00:00:00Z2018-03-022017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16633TID:201870703porConceição, Joana Raquel Patrícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:21.244558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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