O efeito das percepções da velhice e da institucionalização no envelhecimento ativo : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cátia Sofia Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/71559
Resumo: O fenómeno do envelhecimento demográfico está cada vez mais presente nas sociedades contemporâneas. Portanto o diagnóstico das necessidades da população idosa é essencial de forma a proporcionar-lhes qualidade de vida. Com o crescente processo de individualização das sociedades e a sua própria dinâmica, a institucionalização dos idosos é cada vez mais frequente. Nem sempre esta opção é encarada positivamente pelos idosos, nem as instituições desenvolvem as atividades que melhor promovem o bem-estar dos utentes. Torna-se, então, fulcral a promoção do envelhecimento ativo nessas organizações com vista a tornar a institucionalização e a velhice processos mais profícuos para os indivíduos. Este relatório é resultado de um estágio curricular desenvolvido no Centro de Dia e Lar de Idosos do Centro Social Paroquial de Argoncilhe, tendo como objeto de estudo o envelhecimento ativo num contexto institucional. Os principais objetivos do estágio foram a caracterização do perfil sociodemográfico dos utentes, a captação das suas perspetivas acerca da institucionalização e da condição social de velhice e a promoção do envelhecimento ativo. Neste trabalho seguiu-se uma metodologia qualitativa, tendo-se realizado entrevistas semidiretivas a uma amostra composta por alguns utentes, à diretora técnica e à animadora sociocultural. Concluiu-se que predomina uma visão negativa sobre o envelhecimento e a velhice em idosos institucionalizados, a qual influencia a sua adesão às atividades de animação. Todavia, a participação nas atividades fomenta o envelhecimento ativo dos idosos. Nesse sentido, é apresentada uma proposta de plano de atividades anual baseado nos pressupostos teóricos orientadores do relatório de estágio e nos dados recolhidos.
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