Contraceção e os alunos de Medicina da FCS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mohosh, Karolina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8481
Resumo: A contraceção é um tema que assume grande importância na gestão familiar. Procura-se assim, de forma individualizada, aconselhar o método mais adequado a cada indivíduo. Para isso é necessário garantir a existência de profissionais com formação na área da contraceção. Este trabalho tem como objetivo principal compreender o nível de conhecimentos dos jovens estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, na área da contraceção, como futuros profissionais de saúde. Como objetivos secundários pretendia-se, também, perceber o nível de conhecimentos no momento do ingresso no Ensino Superior tendo por base a região em que o aluno terminou o Ensino Secundário, analisar as diferenças nos conhecimentos ao longo do percurso universitário e entre rapazes e raparigas, caso estas existam, com vista a melhorar a formação prestada. Foi utilizado um questionário, composto por 21 questões que avaliavam diferentes métodos contracetivos e aspetos relacionados com os mesmos. Neste estudo participaram 252 alunos, desde o primeiro ao sexto ano. De um modo geral, os alunos apresentaram bons conhecimentos relativamente à contraceção, existindo, no entanto, alguns aspetos a melhorar. Observaram-se algumas diferenças nas respostas dadas pelas raparigas e pelos rapazes. Na maioria das questões a evolução de conhecimentos foi notória, essencialmente a partir do 5º ano, como era de esperar. Em conclusão, tendo em conta os resultados obtidos, é necessário melhorar alguns aspetos na formação de forma a focar aspetos importantes para o futuro profissional dos alunos.
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