Podcast: novas vozes no diálogo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.2822 |
Resumo: | Este artigo visa esclarecer a importância educativa do podcast como tecnologia direcionada à ampliação da expressão e audição de vozes diversas na formação dos Sujeitos, possibilitando o contato e exercício de temas, valores e opiniões normalmente suprimidos em diversos contextos, inclusive em sala de aula. A relevância do cenário exposto será sustentada pelo referencial educativo de Paulo Freire, para o qual a educação relaciona-se à interseção das opiniões múltiplas dos Sujeitos, em diálogo alheio a quaisquer privilégios relativos a um ou outro valor. Nesse intuito, os usos atuais do podcast no Brasil – país pautado por uma crescente inserção dessa tecnologia – serão contrapostos, além de ao contexto escolar típico, à natureza geral de produções em tecnologias afins. A afirmativa exposta servirá para ressaltar a teste deste artigo, cuja relevância será sublinhada também pela apresentação da ausência na bibliografia da área da discussão aqui proposta. Como conclusão, apresenta-se o reforço da perspectiva do podcast enquanto tecnologia de ampliação de possibilidades educativas no viés apresentado. |
id |
RCAP_857345d2f04ecb8327f0a6da66c1a755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2822 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Podcast: novas vozes no diálogo educativoNúmero 23 - Questões culturaisEste artigo visa esclarecer a importância educativa do podcast como tecnologia direcionada à ampliação da expressão e audição de vozes diversas na formação dos Sujeitos, possibilitando o contato e exercício de temas, valores e opiniões normalmente suprimidos em diversos contextos, inclusive em sala de aula. A relevância do cenário exposto será sustentada pelo referencial educativo de Paulo Freire, para o qual a educação relaciona-se à interseção das opiniões múltiplas dos Sujeitos, em diálogo alheio a quaisquer privilégios relativos a um ou outro valor. Nesse intuito, os usos atuais do podcast no Brasil – país pautado por uma crescente inserção dessa tecnologia – serão contrapostos, além de ao contexto escolar típico, à natureza geral de produções em tecnologias afins. A afirmativa exposta servirá para ressaltar a teste deste artigo, cuja relevância será sublinhada também pela apresentação da ausência na bibliografia da área da discussão aqui proposta. Como conclusão, apresenta-se o reforço da perspectiva do podcast enquanto tecnologia de ampliação de possibilidades educativas no viés apresentado.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.2822por1646-2335Freire, Eugênio Paccelli Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:42.682853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo |
title |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo |
spellingShingle |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo Freire, Eugênio Paccelli Aguiar Número 23 - Questões culturais |
title_short |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo |
title_full |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo |
title_fullStr |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo |
title_full_unstemmed |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo |
title_sort |
Podcast: novas vozes no diálogo educativo |
author |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
author_facet |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 23 - Questões culturais |
topic |
Número 23 - Questões culturais |
description |
Este artigo visa esclarecer a importância educativa do podcast como tecnologia direcionada à ampliação da expressão e audição de vozes diversas na formação dos Sujeitos, possibilitando o contato e exercício de temas, valores e opiniões normalmente suprimidos em diversos contextos, inclusive em sala de aula. A relevância do cenário exposto será sustentada pelo referencial educativo de Paulo Freire, para o qual a educação relaciona-se à interseção das opiniões múltiplas dos Sujeitos, em diálogo alheio a quaisquer privilégios relativos a um ou outro valor. Nesse intuito, os usos atuais do podcast no Brasil – país pautado por uma crescente inserção dessa tecnologia – serão contrapostos, além de ao contexto escolar típico, à natureza geral de produções em tecnologias afins. A afirmativa exposta servirá para ressaltar a teste deste artigo, cuja relevância será sublinhada também pela apresentação da ausência na bibliografia da área da discussão aqui proposta. Como conclusão, apresenta-se o reforço da perspectiva do podcast enquanto tecnologia de ampliação de possibilidades educativas no viés apresentado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.2822 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.2822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948088889344 |