Wheelie
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8259 |
Resumo: | O “Wheelie”, é uma plataforma inspirada na conhecida plataforma Segway e consiste num meio de transporte de duas rodas inventado por Dean Kamen em Dezembro de 2001 [1]. O controlador funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, tendo por base o sistema de controlo do pêndulo invertido. O “Wheelie” integra um conjunto de sensores e atuadores sendo estes últimos atuados por um sistema de controlo baseado no microcontrolador ATMEGA32 que permite ao “Wheelie” o auto-equilíbrio e a deslocação em duas rodas. Os sensores utilizados são micro-giroscópios e acelerómetros. Estes sensores serão responsáveis por observar as mudanças de terreno, a posição do corpo do condutor e a velocidade e posição do sistema, respetivamente. Para que o “Wheelie” se movimente para a frente, o indivíduo tem de se inclinar para a frente e para que recue é necessária uma inclinação para trás. Para virar, basta oscilar o braço central do “Wheelie” para o lado pretendido. A utilização deste tipo de plataformas é vocacionada para a mobilidade urbana, onde poderá contribuir para uma redução de emissões de gases de efeito de estufa significativa, especialmente quando comparado com qualquer outro veículo motorizado, ou híbrido. Nota: Toda esta dissertação de projeto foi escrita ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico |
id |
RCAP_857cf4c07ef9490fddc9767953370c83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
WheeliePlataforma auto balanceada em duas rodasWheelieRobôsO “Wheelie”, é uma plataforma inspirada na conhecida plataforma Segway e consiste num meio de transporte de duas rodas inventado por Dean Kamen em Dezembro de 2001 [1]. O controlador funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, tendo por base o sistema de controlo do pêndulo invertido. O “Wheelie” integra um conjunto de sensores e atuadores sendo estes últimos atuados por um sistema de controlo baseado no microcontrolador ATMEGA32 que permite ao “Wheelie” o auto-equilíbrio e a deslocação em duas rodas. Os sensores utilizados são micro-giroscópios e acelerómetros. Estes sensores serão responsáveis por observar as mudanças de terreno, a posição do corpo do condutor e a velocidade e posição do sistema, respetivamente. Para que o “Wheelie” se movimente para a frente, o indivíduo tem de se inclinar para a frente e para que recue é necessária uma inclinação para trás. Para virar, basta oscilar o braço central do “Wheelie” para o lado pretendido. A utilização deste tipo de plataformas é vocacionada para a mobilidade urbana, onde poderá contribuir para uma redução de emissões de gases de efeito de estufa significativa, especialmente quando comparado com qualquer outro veículo motorizado, ou híbrido. Nota: Toda esta dissertação de projeto foi escrita ao abrigo do Novo Acordo OrtográficoInstituto Politécnico de Tomar. Escola Superior de Tecnologia de TomarLopes, Ana CristinaRepositório ComumCarvalho, Jacinto Luís Azevedo2015-04-10T11:24:01Z2014-102015-04-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8259TID:201821443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:38.810818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wheelie Plataforma auto balanceada em duas rodas |
title |
Wheelie |
spellingShingle |
Wheelie Carvalho, Jacinto Luís Azevedo Wheelie Robôs |
title_short |
Wheelie |
title_full |
Wheelie |
title_fullStr |
Wheelie |
title_full_unstemmed |
Wheelie |
title_sort |
Wheelie |
author |
Carvalho, Jacinto Luís Azevedo |
author_facet |
Carvalho, Jacinto Luís Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Ana Cristina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Jacinto Luís Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wheelie Robôs |
topic |
Wheelie Robôs |
description |
O “Wheelie”, é uma plataforma inspirada na conhecida plataforma Segway e consiste num meio de transporte de duas rodas inventado por Dean Kamen em Dezembro de 2001 [1]. O controlador funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, tendo por base o sistema de controlo do pêndulo invertido. O “Wheelie” integra um conjunto de sensores e atuadores sendo estes últimos atuados por um sistema de controlo baseado no microcontrolador ATMEGA32 que permite ao “Wheelie” o auto-equilíbrio e a deslocação em duas rodas. Os sensores utilizados são micro-giroscópios e acelerómetros. Estes sensores serão responsáveis por observar as mudanças de terreno, a posição do corpo do condutor e a velocidade e posição do sistema, respetivamente. Para que o “Wheelie” se movimente para a frente, o indivíduo tem de se inclinar para a frente e para que recue é necessária uma inclinação para trás. Para virar, basta oscilar o braço central do “Wheelie” para o lado pretendido. A utilização deste tipo de plataformas é vocacionada para a mobilidade urbana, onde poderá contribuir para uma redução de emissões de gases de efeito de estufa significativa, especialmente quando comparado com qualquer outro veículo motorizado, ou híbrido. Nota: Toda esta dissertação de projeto foi escrita ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 2014-10-01T00:00:00Z 2015-04-10T11:24:01Z 2015-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/8259 TID:201821443 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/8259 |
identifier_str_mv |
TID:201821443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133629521068032 |