Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11629
Resumo: Este documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2021/2022, enquadra-se no Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, na Escola Secundária da Lixa, tendo o Professor Pedro Reis como orientador cooperante e o como orientador o Professor Doutor Rui Ferreira. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 9ºD; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar.
id RCAP_8586f977912dad3152bac4ef20ce94a0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de ensino supervisionadaEste documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2021/2022, enquadra-se no Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, na Escola Secundária da Lixa, tendo o Professor Pedro Reis como orientador cooperante e o como orientador o Professor Doutor Rui Ferreira. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 9ºD; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar.This document was done in order to project my experience as an intern teacher during this school year, destined for the Pedagogical Internship, within the scope of the 2nd Cycle of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. The Pedagogical Internship can be considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of establishing an entire training that is intended to be constant, continuous, and reflective in the life of a teacher. In this report, I convey a set of experiences that accompanied me throughout a school year as a trainee teacher of Physical Education. Through a critical and conscious process, I will expose my difficulties, doubts, anxieties, and concerns, but also strategies, resources and solutions present in the professional development that characterized my intervention in the different areas of performance. The main objective of this document is to report all internship experiences and analyse the activities carried out during the academic year. This report has four intervention areas, which are: the trainee teacher's tasks in the teaching-learning process; the reflection of the supervised teaching practice carried out throughout the year; the characterization of the 9thD class; and finally, activities developed in the school environment.2023-06-16T14:15:41Z2023-03-14T00:00:00Z2023-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11629porFernandes, Eduardo Luís Abreu Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:45.953663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro
Estágio pedagógico
Prática de ensino supervisionada
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro
author_facet Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática de ensino supervisionada
topic Estágio pedagógico
Prática de ensino supervisionada
description Este documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2021/2022, enquadra-se no Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, na Escola Secundária da Lixa, tendo o Professor Pedro Reis como orientador cooperante e o como orientador o Professor Doutor Rui Ferreira. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 9ºD; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-16T14:15:41Z
2023-03-14T00:00:00Z
2023-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11629
url http://hdl.handle.net/10348/11629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137091696721920