Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11629 |
Resumo: | Este documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2021/2022, enquadra-se no Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, na Escola Secundária da Lixa, tendo o Professor Pedro Reis como orientador cooperante e o como orientador o Professor Doutor Rui Ferreira. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 9ºD; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. |
id |
RCAP_8586f977912dad3152bac4ef20ce94a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de ensino supervisionadaEste documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2021/2022, enquadra-se no Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, na Escola Secundária da Lixa, tendo o Professor Pedro Reis como orientador cooperante e o como orientador o Professor Doutor Rui Ferreira. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 9ºD; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar.This document was done in order to project my experience as an intern teacher during this school year, destined for the Pedagogical Internship, within the scope of the 2nd Cycle of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. The Pedagogical Internship can be considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of establishing an entire training that is intended to be constant, continuous, and reflective in the life of a teacher. In this report, I convey a set of experiences that accompanied me throughout a school year as a trainee teacher of Physical Education. Through a critical and conscious process, I will expose my difficulties, doubts, anxieties, and concerns, but also strategies, resources and solutions present in the professional development that characterized my intervention in the different areas of performance. The main objective of this document is to report all internship experiences and analyse the activities carried out during the academic year. This report has four intervention areas, which are: the trainee teacher's tasks in the teaching-learning process; the reflection of the supervised teaching practice carried out throughout the year; the characterization of the 9thD class; and finally, activities developed in the school environment.2023-06-16T14:15:41Z2023-03-14T00:00:00Z2023-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11629porFernandes, Eduardo Luís Abreu Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:45.953663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro |
author_facet |
Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Eduardo Luís Abreu Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
topic |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
description |
Este documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2021/2022, enquadra-se no Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, na Escola Secundária da Lixa, tendo o Professor Pedro Reis como orientador cooperante e o como orientador o Professor Doutor Rui Ferreira. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 9ºD; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-16T14:15:41Z 2023-03-14T00:00:00Z 2023-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11629 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137091696721920 |