Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11615 |
Resumo: | O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2º Ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos básico e secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como principal foco, a descrição e reflexão de todas as atividades que foram desenvolvidas como docente durante este ano de Prática de Ensino Supervisionada, apresentando vários objetivos propostos no início e no decorrer do ano letivo, bem como as dificuldades, metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professor-estagiário, no ano letivo de 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos, mas é a que tem mais importância em toda a formação. É nesta que devemos e podemos colocar em prática todo o conhecimento e aprendizagens obtidos durante os anos anteriores. É aqui que podemos experienciar todas as ações referentes ao domínio da docência e perceber, realmente, o que é “ser professor”. É muito importante para desenvolver competências e capacidades referentes ao Ensino da Educação Física. A minha Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Escola Secundária da Lixa, na vila da Lixa, Felgueiras, com a turma do 11ºC e, posteriormente, a turma do 9ºD. Ao longo do ano, em conjunto com os meus colegas estagiários e com o professor cooperante, organizei e participei em diversas atividades escola-meio, tais como o Desporto Escolar, Programa de Educação para a Saúde, ERASMUS+ e Perícias e Corridas de Patins – 1º Encontro. Para saber mais sobre os nossos alunos e as suas motivações, falo também de um estudo organizado pelo núcleo de estágio, intitulado “Desporto Escolar – A utilização do Desporto Escolar como fator diferenciador da melhoria da motivação para a atividade física na escola." Neste relatório será possível compreender todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professor estagiário, na Escola Secundária da Lixa. |
id |
RCAP_63ca4953656641c0df7840cae70f3da9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11615 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de ensino supervisionadaO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2º Ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos básico e secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como principal foco, a descrição e reflexão de todas as atividades que foram desenvolvidas como docente durante este ano de Prática de Ensino Supervisionada, apresentando vários objetivos propostos no início e no decorrer do ano letivo, bem como as dificuldades, metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professor-estagiário, no ano letivo de 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos, mas é a que tem mais importância em toda a formação. É nesta que devemos e podemos colocar em prática todo o conhecimento e aprendizagens obtidos durante os anos anteriores. É aqui que podemos experienciar todas as ações referentes ao domínio da docência e perceber, realmente, o que é “ser professor”. É muito importante para desenvolver competências e capacidades referentes ao Ensino da Educação Física. A minha Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Escola Secundária da Lixa, na vila da Lixa, Felgueiras, com a turma do 11ºC e, posteriormente, a turma do 9ºD. Ao longo do ano, em conjunto com os meus colegas estagiários e com o professor cooperante, organizei e participei em diversas atividades escola-meio, tais como o Desporto Escolar, Programa de Educação para a Saúde, ERASMUS+ e Perícias e Corridas de Patins – 1º Encontro. Para saber mais sobre os nossos alunos e as suas motivações, falo também de um estudo organizado pelo núcleo de estágio, intitulado “Desporto Escolar – A utilização do Desporto Escolar como fator diferenciador da melhoria da motivação para a atividade física na escola." Neste relatório será possível compreender todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professor estagiário, na Escola Secundária da Lixa.This document is part of the course of Prática de Ensino Supervisionada, integrated in the 2nd Cycle of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and has, as main focus, the description and reflection of all the activities that were developed as a teacher during this year of PES, presenting several objectives proposed at the beginning and during the school year, as well as the difficulties, goals achieved, pedagogical strategies and the results obtained as a teacher - intern, in the academic year 2021/2022. The Prática de Ensino Supervisionada is the last phase of the study plan, but it is the one that is most important and personable in the entire training. It is here that we must and can put into practice all the knowledge and learning obtained during the previous years. It is also here that we can experience all the actions related to the domain of teaching and really understand what it means to “be a teacher”. It is very important to develop skills and abilities related to Physical Education Teaching. My Prática de Ensino Supervisionada was carried out at Escola Secundária da Lixa, in the village of Lixa, Felgueiras, with the 11th C class and, later, the 9th D class. Throughout the year, together with my fellow interns and the cooperating teacher, I organized and participated in several middle school activities, such as Desporto Escolar, Programa de Educação para a Saúde, ERASMUS+ and Perícias e Corridas de Patins – 1º Encontro. To learn more about our students and their motivations, I also talk about a study organized by the internship group, entitled "Desporto Escolar – A utilização do Desporto Escolar como fator diferenciador da melhoria da motivação para a atividade física na escola." In this report it will be possible to understand the entire process of elaborating the school year, as well as the involvement, as a teacher-trainee, at Escola Secundária da Lixa.2023-06-09T17:29:08Z2023-03-13T00:00:00Z2023-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11615porAzevedo, João Paulo Martins Barroso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:24Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:01.152514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Azevedo, João Paulo Martins Barroso de Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Azevedo, João Paulo Martins Barroso de |
author_facet |
Azevedo, João Paulo Martins Barroso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, João Paulo Martins Barroso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
topic |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
description |
O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2º Ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos básico e secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como principal foco, a descrição e reflexão de todas as atividades que foram desenvolvidas como docente durante este ano de Prática de Ensino Supervisionada, apresentando vários objetivos propostos no início e no decorrer do ano letivo, bem como as dificuldades, metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professor-estagiário, no ano letivo de 2021/2022. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do plano de estudos, mas é a que tem mais importância em toda a formação. É nesta que devemos e podemos colocar em prática todo o conhecimento e aprendizagens obtidos durante os anos anteriores. É aqui que podemos experienciar todas as ações referentes ao domínio da docência e perceber, realmente, o que é “ser professor”. É muito importante para desenvolver competências e capacidades referentes ao Ensino da Educação Física. A minha Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Escola Secundária da Lixa, na vila da Lixa, Felgueiras, com a turma do 11ºC e, posteriormente, a turma do 9ºD. Ao longo do ano, em conjunto com os meus colegas estagiários e com o professor cooperante, organizei e participei em diversas atividades escola-meio, tais como o Desporto Escolar, Programa de Educação para a Saúde, ERASMUS+ e Perícias e Corridas de Patins – 1º Encontro. Para saber mais sobre os nossos alunos e as suas motivações, falo também de um estudo organizado pelo núcleo de estágio, intitulado “Desporto Escolar – A utilização do Desporto Escolar como fator diferenciador da melhoria da motivação para a atividade física na escola." Neste relatório será possível compreender todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professor estagiário, na Escola Secundária da Lixa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-09T17:29:08Z 2023-03-13T00:00:00Z 2023-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11615 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137105007345664 |