O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Black, Patrícia Espíndola
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/111910
Resumo: No início dos anos 2000 emergiu dentro do âmbito do cinema de autor o que parcela da crítica francesa denominou como “estética do fluxo”, ou como depois passou a ser designado: cinema de fluxo. Entre algumas de suas características, destacam-se uma temporalidade frouxa e fugidia, diluições narrativas, composições transitórias e espaços deslocalizados, em uma constante necessidade de criar experiências intensificadas ao espectador. Esta dissertação propõe um cruzamento entre este tipo emergente de cinema e a figura do fantasma, em um processo de pesquisa que acompanha, ou se deixa circular entre os dois universos estéticos e seus pontos de contato. Nesta inter-relação, interessa perceber como os dois conceitos se destacaram em um mesmo momento histórico-tecnológico do início do século XXI, onde o real, já fendido por tantos questionamentos ontológicos passa a incidir no próprio fazer e imagem cinematográfica, metamorfoseando-a. Utilizando de diferentes autores, esta pesquisa invoca o fantasma como ferramenta analítica-metodológica para melhor compreender o cinema de fluxo, e o cinema de fluxo para melhor evidenciar um cotidiano onde o fantasma se tornou imagem central. Nesta encarnação de um conceito no outro, e onde ambos nos convocam a um mesmo estado de espectador, perguntamo-nos: quem é este homem que está em constante processo de aparecimento e desaparecimento?
id RCAP_859383d7b54b03a5fa69b76faeb3b380
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/111910
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneoCinemaCorpoCinema de FluxoEspectralidadeFantasmaEncarnaçãoFlux CinemaSpectralityGhostEmbodimentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNo início dos anos 2000 emergiu dentro do âmbito do cinema de autor o que parcela da crítica francesa denominou como “estética do fluxo”, ou como depois passou a ser designado: cinema de fluxo. Entre algumas de suas características, destacam-se uma temporalidade frouxa e fugidia, diluições narrativas, composições transitórias e espaços deslocalizados, em uma constante necessidade de criar experiências intensificadas ao espectador. Esta dissertação propõe um cruzamento entre este tipo emergente de cinema e a figura do fantasma, em um processo de pesquisa que acompanha, ou se deixa circular entre os dois universos estéticos e seus pontos de contato. Nesta inter-relação, interessa perceber como os dois conceitos se destacaram em um mesmo momento histórico-tecnológico do início do século XXI, onde o real, já fendido por tantos questionamentos ontológicos passa a incidir no próprio fazer e imagem cinematográfica, metamorfoseando-a. Utilizando de diferentes autores, esta pesquisa invoca o fantasma como ferramenta analítica-metodológica para melhor compreender o cinema de fluxo, e o cinema de fluxo para melhor evidenciar um cotidiano onde o fantasma se tornou imagem central. Nesta encarnação de um conceito no outro, e onde ambos nos convocam a um mesmo estado de espectador, perguntamo-nos: quem é este homem que está em constante processo de aparecimento e desaparecimento?At the beginning of the 2000s, it emerged within the scope of an author's cinema what part of the French critics called “aesthetics of the flux”, or as later became known: flux cinema. Marked by a loose and elusive temporality, narrative dilutions, transitory frame compositions and delocalized spaces, these films were in fact envisioning a more intensified experience for its viewer. This dissertation proposes a relation between this emerging style of cinema and the figure of the ghost, in an essay that follows, or allows itself to circulate, between the two aesthetical universes and their contact points. Both concepts gained prominence during the rise of the XXI century and especially after a spectral turn movement in cultural criticism. Because of it, “reality”, splitted by so many ontological questions, starts to affect the cinematographic image, transmogrifying it. Taking multiple authors, this research invokes the ghost as an analytical-methodological tool to better understand the flux cinema, and the flux cinema to better highlight a modern life where the ghost has become a central image. Through this incarnation of one concept in the other, where film and ghosts summon us to the same spectator state, we ask ourselves: who is this man in a constant process of appearance and disappearance?Godinho, Maria MargaridaRUNBlack, Patrícia Espíndola2021-12-09T01:30:34Z2020-12-092019-11-112020-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111910TID:202579700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:40Zoai:run.unl.pt:10362/111910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:01.217402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
title O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
spellingShingle O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
Black, Patrícia Espíndola
Cinema
Corpo
Cinema de Fluxo
Espectralidade
Fantasma
Encarnação
Flux Cinema
Spectrality
Ghost
Embodiment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
title_full O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
title_fullStr O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
title_full_unstemmed O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
title_sort O corpo do fantasma: trânsitos no cinema de fluxo contemporâneo
author Black, Patrícia Espíndola
author_facet Black, Patrícia Espíndola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, Maria Margarida
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Black, Patrícia Espíndola
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Corpo
Cinema de Fluxo
Espectralidade
Fantasma
Encarnação
Flux Cinema
Spectrality
Ghost
Embodiment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cinema
Corpo
Cinema de Fluxo
Espectralidade
Fantasma
Encarnação
Flux Cinema
Spectrality
Ghost
Embodiment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description No início dos anos 2000 emergiu dentro do âmbito do cinema de autor o que parcela da crítica francesa denominou como “estética do fluxo”, ou como depois passou a ser designado: cinema de fluxo. Entre algumas de suas características, destacam-se uma temporalidade frouxa e fugidia, diluições narrativas, composições transitórias e espaços deslocalizados, em uma constante necessidade de criar experiências intensificadas ao espectador. Esta dissertação propõe um cruzamento entre este tipo emergente de cinema e a figura do fantasma, em um processo de pesquisa que acompanha, ou se deixa circular entre os dois universos estéticos e seus pontos de contato. Nesta inter-relação, interessa perceber como os dois conceitos se destacaram em um mesmo momento histórico-tecnológico do início do século XXI, onde o real, já fendido por tantos questionamentos ontológicos passa a incidir no próprio fazer e imagem cinematográfica, metamorfoseando-a. Utilizando de diferentes autores, esta pesquisa invoca o fantasma como ferramenta analítica-metodológica para melhor compreender o cinema de fluxo, e o cinema de fluxo para melhor evidenciar um cotidiano onde o fantasma se tornou imagem central. Nesta encarnação de um conceito no outro, e onde ambos nos convocam a um mesmo estado de espectador, perguntamo-nos: quem é este homem que está em constante processo de aparecimento e desaparecimento?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-11
2020-12-09
2020-12-09T00:00:00Z
2021-12-09T01:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/111910
TID:202579700
url http://hdl.handle.net/10362/111910
identifier_str_mv TID:202579700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138032875470848