O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29211 |
Resumo: | This article shares the experience of the making of a graphic diary as a support to illustrate a children's book, with students from the 5th and 6th grades of Colégio Pedro Arrupe, during the Semana do Mar (Sea's Week), a school week dedicated to project-based learning and group work. This graphic diary documents the process of illustration, its graphic regulations (concerning the cover and back-cover), the experimentation of several art supplies, the ideas along the way; this transforms the diary into a graphic research portfolio, highlighting the student's autonomy, self-criticism and reflection |
id |
RCAP_85aa2fde97fc36794a1d78c43e650d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artísticaThe graphic diary as a differentiating element in a project-based, experimental and artistic learningArtes gráficasIlustraçãoDiário gráficoProcesso criativoExperimentaçãoAutocríticaTeoria da arteThis article shares the experience of the making of a graphic diary as a support to illustrate a children's book, with students from the 5th and 6th grades of Colégio Pedro Arrupe, during the Semana do Mar (Sea's Week), a school week dedicated to project-based learning and group work. This graphic diary documents the process of illustration, its graphic regulations (concerning the cover and back-cover), the experimentation of several art supplies, the ideas along the way; this transforms the diary into a graphic research portfolio, highlighting the student's autonomy, self-criticism and reflectionUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaBranco, Carolina MachadoJorge, Sofia Matalonga Barreiros2017-10-09T11:55:31Z2017-082017-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29211porIn: Matéria-prima. - Lisboa, 2017. - Vol. 5 (2), nº1 (Maio./Ag. 2017), p. 154-161info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:13.832801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística The graphic diary as a differentiating element in a project-based, experimental and artistic learning |
title |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística |
spellingShingle |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística Branco, Carolina Machado Artes gráficas Ilustração Diário gráfico Processo criativo Experimentação Autocrítica Teoria da arte |
title_short |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística |
title_full |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística |
title_fullStr |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística |
title_full_unstemmed |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística |
title_sort |
O diário de bordo como elemento diferenciador na aprendizagem por projeto, experimental e artística |
author |
Branco, Carolina Machado |
author_facet |
Branco, Carolina Machado Jorge, Sofia Matalonga Barreiros |
author_role |
author |
author2 |
Jorge, Sofia Matalonga Barreiros |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Carolina Machado Jorge, Sofia Matalonga Barreiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes gráficas Ilustração Diário gráfico Processo criativo Experimentação Autocrítica Teoria da arte |
topic |
Artes gráficas Ilustração Diário gráfico Processo criativo Experimentação Autocrítica Teoria da arte |
description |
This article shares the experience of the making of a graphic diary as a support to illustrate a children's book, with students from the 5th and 6th grades of Colégio Pedro Arrupe, during the Semana do Mar (Sea's Week), a school week dedicated to project-based learning and group work. This graphic diary documents the process of illustration, its graphic regulations (concerning the cover and back-cover), the experimentation of several art supplies, the ideas along the way; this transforms the diary into a graphic research portfolio, highlighting the student's autonomy, self-criticism and reflection |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-09T11:55:31Z 2017-08 2017-08-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29211 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
In: Matéria-prima. - Lisboa, 2017. - Vol. 5 (2), nº1 (Maio./Ag. 2017), p. 154-161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134374817431552 |