Marketing verde e responsabilidade das empresas : estratégias e comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4481 |
Resumo: | As normas formais, ou leis, têm constituído nas últimas décadas um importante instrumento para a promoção da sustentabilidade nas nossas sociedades. Mas é apenas através do debate social que as novas ideias ambientais formalizadas nas leis passam gradualmente a adquirir sentido e valor social informal, no que pode ser um longo processo de mudança social. Para contribuir para a compreensão deste processo, este trabalho avaliou até que ponto o ambientalismo é socialmente valorizado em dois países que estão em diferentes momentos da mudança ambiental: Portugal e Brasil. A preocupação das empresas com o meio ambiente e com todas as questões sociais envolvidas no seu processo tem-se tornado uma constante nos últimos tempos. Devido a isso, estão a surgir novas formas de administrar os recursos disponíveis. Nesse contexto, enquadra-se o marketing verde que deve estar pautado em práticas ambientalmente corretas, com o intuito de gerar produtos e serviços mais sustentáveis, fortalecendo a imagem das empresas e diferenciando as suas marcas no mercado. O intuito neste trabalho foi verificar se as grandes indústrias do cimento em Portugal e no Brasil e num projeto na área da cortiça em Portugal utilizam práticas de marketing verde e mantêm projetos de gestão socio ambiental e responsabilidade social. |
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Marketing verde e responsabilidade das empresas : estratégias e comunicaçãoMarketing VerdeResponsabilidade Social e AmbientalGreen MarketingSocial and Environmental ResponsabilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs normas formais, ou leis, têm constituído nas últimas décadas um importante instrumento para a promoção da sustentabilidade nas nossas sociedades. Mas é apenas através do debate social que as novas ideias ambientais formalizadas nas leis passam gradualmente a adquirir sentido e valor social informal, no que pode ser um longo processo de mudança social. Para contribuir para a compreensão deste processo, este trabalho avaliou até que ponto o ambientalismo é socialmente valorizado em dois países que estão em diferentes momentos da mudança ambiental: Portugal e Brasil. A preocupação das empresas com o meio ambiente e com todas as questões sociais envolvidas no seu processo tem-se tornado uma constante nos últimos tempos. Devido a isso, estão a surgir novas formas de administrar os recursos disponíveis. Nesse contexto, enquadra-se o marketing verde que deve estar pautado em práticas ambientalmente corretas, com o intuito de gerar produtos e serviços mais sustentáveis, fortalecendo a imagem das empresas e diferenciando as suas marcas no mercado. O intuito neste trabalho foi verificar se as grandes indústrias do cimento em Portugal e no Brasil e num projeto na área da cortiça em Portugal utilizam práticas de marketing verde e mantêm projetos de gestão socio ambiental e responsabilidade social.The formal rules or laws have been in the recent decades an important tool to promote sustainability in our societies. But it is only through the social debate that the new environmental ideas the formalize into laws gradually begin to acquire meaning and informal social value, which can be a long process of social change. To contribute to the understanding of this process, this study evaluated the extent to which environmentalism is socially valued in two countries that are at different times of environmental change: Portugal and Brazil. The business concern with the environment and with all the social issues involved in the process has become a constant in recent times. Because of this, new ways are emerging to manage the available resources. In this context, part of green marketing should be guided by environmentally sound practices, in order to generate more sustainable products and services, strengthening the image of companies and differentiating their brands in the market. The purpose of this study was to determine if large cement industries in Portugal and Brazil, and in a cork project in Portugal can use green marketing practices and maintain projects of socio environmental management and social responsibility.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuOliveira, Ana MariaMatias, Ana MafaldaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuOliveira, Rui Pedro Correia de2017-03-15T08:35:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4481TID:201647303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:15Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:04.442373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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