Marketing ambiental e o perfil do consumidor verde português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2971 |
Resumo: | No presente Projeto, abordar-se-ão o ambientalismo e as políticas ambientais que têm sido criadas e aplicadas ao longo do tempo. Neste âmbito, serão elencados alguns dos principais desastres naturais que ocorreram no Mundo derivados da ação do Homem sobre a Natureza e será também estudado o surgimento da consciência ecológica. No capítulo seguinte, serão analisados o marketing tradicional e o marketing ambiental, com uma comparação direta entre os dois de forma a perceber as semelhanças e diferenças. Para além disso, será estudada a evolução do marketing ambiental ao longo das décadas e o marketing-mix verde. Ainda neste capítulo, será analisada a definição de consumidor verde, as atitudes sustentáveis de um consumidor verde e a emergência de produtos verdes. Na parte posterior deste capítulo, será estudado o perfil do consumidor verde português no séc. XXI, fazendo referência à caraterização psicográfica que diz respeito ao comportamento, estilo de vida e personalidade do consumidor, à caraterização sociodemográfica que se foca na dinâmica populacional dentro da sociedade e a consequente segmentação verde. É muito importante identificar como é que as semelhanças e as diferenças entre os vários tipos de consumidores podem ser utilizadas para agrupar consumidores num determinado segmento de acordo com as suas caraterísticas, comportamento de compra, nível de exigência, expectativas e combinação de marketing-mix. Para que seja possível definir com mais clareza a consciência ambiental do consumidor verde português na atualidade, foi desenvolvida uma investigação exploratória de forma a suportar todo o corpo teórico do trabalho. Deste modo, e na componente empírica, foi construído um inquérito de 13 questões fechadas com o intuito de se estudar a preocupação ambiental do consumidor verde português, com uma amostra de 200 inquiridos. No quinto capítulo, referente à Análise e Interpretação dos Dados, serão analisadas as respostas que os inquiridos assinalaram de forma a conseguir perceber-se quais são os hábitos dos portugueses em relação a questões ambientais e, em que medida, a consciência ecológica já está impregnada nas suas ações e no seu quotidiano. |
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Marketing ambiental e o perfil do consumidor verde portuguêsMarketing AmbientalMarketing-Mix VerdeConsumidor VerdeProdutos VerdesPerfil do Consumidor Verde PortuguêsSegmentação VerdeEnvironmental MarketingGreen SegmentationGreen Marketing-MixGreen ConsumerGreen ProductsGreen Portuguese Consumer ProfileDepartamento de Comunicação e ArteNo presente Projeto, abordar-se-ão o ambientalismo e as políticas ambientais que têm sido criadas e aplicadas ao longo do tempo. Neste âmbito, serão elencados alguns dos principais desastres naturais que ocorreram no Mundo derivados da ação do Homem sobre a Natureza e será também estudado o surgimento da consciência ecológica. No capítulo seguinte, serão analisados o marketing tradicional e o marketing ambiental, com uma comparação direta entre os dois de forma a perceber as semelhanças e diferenças. Para além disso, será estudada a evolução do marketing ambiental ao longo das décadas e o marketing-mix verde. Ainda neste capítulo, será analisada a definição de consumidor verde, as atitudes sustentáveis de um consumidor verde e a emergência de produtos verdes. Na parte posterior deste capítulo, será estudado o perfil do consumidor verde português no séc. XXI, fazendo referência à caraterização psicográfica que diz respeito ao comportamento, estilo de vida e personalidade do consumidor, à caraterização sociodemográfica que se foca na dinâmica populacional dentro da sociedade e a consequente segmentação verde. É muito importante identificar como é que as semelhanças e as diferenças entre os vários tipos de consumidores podem ser utilizadas para agrupar consumidores num determinado segmento de acordo com as suas caraterísticas, comportamento de compra, nível de exigência, expectativas e combinação de marketing-mix. Para que seja possível definir com mais clareza a consciência ambiental do consumidor verde português na atualidade, foi desenvolvida uma investigação exploratória de forma a suportar todo o corpo teórico do trabalho. Deste modo, e na componente empírica, foi construído um inquérito de 13 questões fechadas com o intuito de se estudar a preocupação ambiental do consumidor verde português, com uma amostra de 200 inquiridos. No quinto capítulo, referente à Análise e Interpretação dos Dados, serão analisadas as respostas que os inquiridos assinalaram de forma a conseguir perceber-se quais são os hábitos dos portugueses em relação a questões ambientais e, em que medida, a consciência ecológica já está impregnada nas suas ações e no seu quotidiano.Abstract In this project, environmentalism and environmental policies that have been created and applied over time will be approached. In this context, some of the major natural disasters that occurred in the world by human action will be listed and the emergence of ecological awareness will also be studied. In the following chapter, traditional and environmental marketing will be analyzed, with a direct comparison between the two in order to understand the similarities and differences. Furthermore, the evolution of environmental marketing over the decades and the green marketing mix will be studied. Also in this section, the definition of green consumer, sustainable attitudes of a green consumer and the emergence of green products will be analyzed. In the later part of this chapter, the green Portuguese consumer profile in the XXI century will be studied, referring to psychographic characterization with regard to behavior, lifestyle and consumer personality, sociodemographic characterization that focuses on population dynamics within society and the consequent green segmentation. It is very important to identify how the similarities and differences between the various types of consumers can be used to group consumers in a segment according to their characteristics, the buying behavior, the level of demand, the expectations and the combination of marketing mix. In order to define more clearly the Portuguese environmental concern nowadays, an exploratory research to support all the theoretical body of work has been developed. Thus, in the empirical component a survey of 13 closed questions was built with the aim of studying the environmental concern of the Portuguese green consumer, with a sample of 200 respondents. In the fifth chapter, about the Analysis and Data Interpretation, the answers that respondents chose will be studied in order to realize which the Portuguese habits are, in relation to environmental issues and, to what extent, ecological awareness is already steeped in their actions in their daily lives.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMatias, Ana MafaldaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Alexandre Daniel da Silva2018-07-08T00:30:09Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2971porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:05.142306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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