Disciplina e indisciplina na escola : perspectivas de alunos e professores de uma escola secundária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29457 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Análise e Organização do Ensino) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1990 |
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Disciplina e indisciplina na escola : perspectivas de alunos e professores de uma escola secundáriaTeses de mestrado - 1990Processo educativoProcesso de aprendizagemComportamento dos alunosDisciplinaEscolas secundáriasDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Análise e Organização do Ensino) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1990A preocupação de cada geração transmitir às gerações vindouras conhecimentos que permitam a continuidade e o desenvolvimento de uma determinada sociedade coabita com a necessidade de veicular normas de conduta integradas num sistema de valores característico dessa mesma sociedade. Este fenómeno tem expressâro mesmo no plano etimológico quando verificamós, por exemplo, que o vocábulo hebraico musar significava simultaneamente educação e castigo ou que o grego paideia queria dizer educar, assim como punir (LOPEZ—PINO, 1964, cit. por DOUET, 1987). Michel FOUCAULT (1975) aborda a questão de uma forma esclarecedora ao estabelecer a ligação entre a criação, no século XIX, de novos métodos de disciplinação, que se estendem a diferentes aspectos da vida social e a emergência de um espírito científico novo, que identifica, organiza, sistematiza, classifica. 0 duplo significado que ainda hoje conserva a palavra disciplina, utilizada como designação dos diferentes ramos do saber (ensinar esta ou aquela disciplina) e como sinónimo de manutenção da ordem, consubstancia a interpenetração que ao longo do tempo se tem verificado entre a transmissão sistemática e hierarquizada do saber e a inculcação de normas de conduta, conseguida de uma forma mais ou menos coerciva. Pode dizer-se que os problemas de disciplina escolar têm sido fonte de preocupação para professores, pais e administradores escolares desde que a escola existe.Trata-se, apesar de tudo, de um fenómeno "mal visto", muitas vezes negligenciado, de difícil abordagem, e, por isso, relativamente mal estudado. Não será despiciendo recordar aqui LANDSHEERE (1986) que salienta que, em termos de 'investigação' em educação "tudo está por fazer no domínio afectivo" e recomenda como temas de investigação prioritária o "desenvolvimento e avaliação das atitudes e dos valores pessoais e sociais para viver na sociedade contemporânea" e a "qualidade de vida nas escolas" (pp. 113 e 125). Uma revisão cuidadosa da bibliografia existente revela, no entanto, um interesse acrescido pela investigação dos fenómenos relativos à conduta das crianças, adolescentes e jovens na escola, sua relação quer com o desempenho da função docente quer, com a organização da própria escola (na sua dimensão institucional). (...)Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaFreire, Isabel2017-10-26T14:16:10Z19901990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:21.618653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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