Actividades de investigação matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico : o contributo dos ambientes de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/568 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta |
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Actividades de investigação matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico : o contributo dos ambientes de aprendizagemProblem solvingResearch activitiesMathematical processesMathematics educationElementary schoolDissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade AbertaResumo - A presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão das diferenças e semelhanças existentes quando os alunos realizam diferentes tipos de actividades matemáticas, bem como entender quais as suas relações com os diferentes processos matemáticos. O estudo foi realizado numa escola do 1º ciclo dos arredores de Lisboa com vinte e dois alunos do terceiro ano de escolaridade. A questão de investigação central é a seguinte: “Quais as diferenças e semelhanças na participação dos alunos quando estão a resolver diferentes tipos de problemas e actividades de investigação e de que forma os diferentes processos matemáticos estão presentes durante a resolução?". Elaborando-se posteriormente as seguintes questões de investigação, para melhor desenvolver o estudo: I) O que é um problema para uma criança do terceiro ano de escolaridade?; II) Como é que uma criança do terceiro ano de escolaridade define um problema matemático?; III) Quais as competências comunicativas observadas em cada um dos ambientes de aprendizagem?; IV) Quais as representações usadas pelos alunos em cada um dos ambientes de aprendizagem?; V) Quais os processos matemáticos envolvidos em cada um dos ambientes de aprendizagem?; VI) Quais as competências sociais observadas em cada um dos ambientes de aprendizagem?. Este é um estudo de carácter qualitativo. Na primeira fase a investigadora assume o papel de observadora e na segunda fase tem um papel participante durante a implementação/desenvolvimento das actividades matemáticas planificadas pela investigadora. No final do estudo concluiu-se que entre problemas e actividades de investigação não existe uma dicotomia tão acentuada como inicialmente se pensava. É recomendado que exista continuidade entre elas, pois os alunos não conseguem realizar actividades de investigação sem passar pela resolução de problemas, como sugere a categorização de Skovsmose (1994/2001). Observaram-se cinco ambientes de aprendizagem e verificou-se que os cenários de investigação eram os que mais se aproximavam das vivências do quotidiano dos alunos, uma vez que foi nestes que se verificou uma maior participação e empenho na resolução por parte dos alunos. Os processos matemáticos: comunicar e representar assumem um papel de destaque tanto na resolução de problemas como nas actividades de investigação porque estes processos matemáticos ajudam os alunos a desenvolver novas estratégias no desenvolvimento de actividades de investigação. A verbalização por palavras permite aos alunos compreender melhor e avançar mais rapidamente no processo de resolução dos problemas propostos. O processo de representação assumiu um papel de destaque pois permitiu aos alunos uma melhor visualização da resolução, pelo que se destaca a importância da representação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemáticaAbstract - The present research intend to contribute to a better understanding of the differences and similarities that exist when students are working on different kind of mathematical activities and their relationships with the different mathematical processes. The research was developed in an elementary school in the Lisbon area with a 3rd grade class with twenty two students. The following central question was placed for the study: “What are the differences and similarities when students are involved in solving different types of problems and research activities, and what relationships exist between the resolutions and the mathematical process". Later the following questions of inquiry were posed to developed the research: I) What it is a problem for a 3rd grade child?; II) How a 3rd grade child defines a mathematical problem?; III) Which communicative competences are observed in each one of the learning environments?; IV) Which representations are used in each one of the learning environments, by the students?; V) Which mathematical processes are present in each one learning environments?; VI) Which social competences emerge in each one of learning environments?. The methodology used was a qualitative approach. In the first phase researcher did a naturalistic observation and in second phase she did observant participation, during the implementation and development of the mathematical activities designed research she used an observant participation. One conclusion is that there is not a clear dichotomy between mathematical problems and research activities. On the contrary it is recommended continuity between them because it is easier to work out mathematical activities after problem solving as it is suggested by categorization of Skovsmose (1994/ 2001). After observing five learning environments we pointed out that the research scenarios were those which were closed to students day lives. It was in these scenarios that we observed a more participation and involvement by students The mathematical process of communication and representation assumed a relevant role in problem solving and mathematical research activities, because the processes help students to develop new strategies toward problematic situations. Communication and verbalization able students to better understand and move on more rapidly in the process of solving the process of representation assumed a central role because the visualization during the resolution of problems permitted to surmount cognitive conflicts. Therefore we highlight the importance of these transversal mathematical processes to the learning and teaching of mathematics in elementary schoolMoreira, DarlindaRepositório AbertoFernandes, Sónia Maria da Silva Garcia2009-01-26T16:16:14Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1477879 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/568porFernandes, Sónia Maria da Silva Garcia - Actividades de investigação matemática no 1º Ciclo do ensino básico [Em linha] : o contributo dos ambientes de aprendizagem. [Lisboa] : [s.n.], 2007. 132 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:11Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:55.707816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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