A resolução de problemas em questões da OBMEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Rafael Braun Pinto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241860
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar e analisar a Resolução de Problemas matemáticos como meio de aprendizagem. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta-se como um grande desafio para os professores. Percebe-se que alguns alunos estão focados em replicar técnicas vistas em sala de aula apresentadas pelo professor, não tendo como objetivo compreender a teoria e analisar o problema a fim de chegar em uma solução. Essa pesquisa visa identificar uma alternativa de ensino para contribuir com a construção do conhecimento em matemática por meio da Resolução de Problemas, que pressupõe o desenvolvimento do conteúdo a partir de um problema. Esse método permite que o estudante desenvolva estratégias para solucionar um problema usando a criatividade e o conhecimento teórico. Nessa pesquisa, selecionamos problemas dentre questões de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e acompanhamos e analisamos um grupo de estudos de matemática de um colégio particular de Porto Alegre durante a elaboração das estratégias para a resolução dos problemas propostos. Nesse ambiente, o professor tem um papel fundamental de mediador e, em conjunto com os estudantes, orienta durante as atividades de investigação propostas, bem como a formaliza o conteúdo trabalhado. Percebemos que nesse ambiente os estudantes são mais ativos na construção do conhecimento e que o professor tem mais êxito ao trabalhar com novos conteúdos.
id UFRGS-2_651c7a0ddbd3764eac45e65d57199183
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241860
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Queiroz, Rafael Braun Pinto deSant'Ana, Alvino Alves2022-07-05T05:09:19Z2022http://hdl.handle.net/10183/241860001143552Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar e analisar a Resolução de Problemas matemáticos como meio de aprendizagem. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta-se como um grande desafio para os professores. Percebe-se que alguns alunos estão focados em replicar técnicas vistas em sala de aula apresentadas pelo professor, não tendo como objetivo compreender a teoria e analisar o problema a fim de chegar em uma solução. Essa pesquisa visa identificar uma alternativa de ensino para contribuir com a construção do conhecimento em matemática por meio da Resolução de Problemas, que pressupõe o desenvolvimento do conteúdo a partir de um problema. Esse método permite que o estudante desenvolva estratégias para solucionar um problema usando a criatividade e o conhecimento teórico. Nessa pesquisa, selecionamos problemas dentre questões de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e acompanhamos e analisamos um grupo de estudos de matemática de um colégio particular de Porto Alegre durante a elaboração das estratégias para a resolução dos problemas propostos. Nesse ambiente, o professor tem um papel fundamental de mediador e, em conjunto com os estudantes, orienta durante as atividades de investigação propostas, bem como a formaliza o conteúdo trabalhado. Percebemos que nesse ambiente os estudantes são mais ativos na construção do conhecimento e que o professor tem mais êxito ao trabalhar com novos conteúdos.This Course Completion Work aims to observe and study Mathematical Problem Solving as a means of learning. The teaching of mathematics in Elementary School presents itself as a great challenge for teachers. Students themselves are focused on learning techniques seen in the classroom to learn the theory by the teacher, having no way of understanding the problem to arrive at a solution. This aims to identify an education to contribute to the construction of knowledge in problem solving mathematics, which presupposes the development of content from a problem. This method allows the student to develop strategies to solve a problem using creativity and theoretical knowledge. In this selection, we selected problems among test questions from the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP) and we followed and analyzed a private school in Porto Alegre during the elaboration of strategies to solve the proposed problems. In this environment, the teacher has a fundamental role as a mediator and, together with the students, guides investigation activities, as well as during the formalization of the worked content. We noticed that in this environment, students are more active in building knowledge and that the teacher is more successful when working with new content.application/pdfporResolução de problemasEnsino fundamentalMathematicsProblem solvingElementary schoolA resolução de problemas em questões da OBMEPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143552.pdf.txt001143552.pdf.txtExtracted Texttext/plain93191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241860/2/001143552.pdf.txt1fd80b7901ab8adf0a0661ea770288c2MD52ORIGINAL001143552.pdfTexto completoapplication/pdf1074941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241860/1/001143552.pdf85e71c54ad651659a65503c3e6e2e1aeMD5110183/2418602022-07-06 04:59:51.050809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-06T07:59:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A resolução de problemas em questões da OBMEP
title A resolução de problemas em questões da OBMEP
spellingShingle A resolução de problemas em questões da OBMEP
Queiroz, Rafael Braun Pinto de
Resolução de problemas
Ensino fundamental
Mathematics
Problem solving
Elementary school
title_short A resolução de problemas em questões da OBMEP
title_full A resolução de problemas em questões da OBMEP
title_fullStr A resolução de problemas em questões da OBMEP
title_full_unstemmed A resolução de problemas em questões da OBMEP
title_sort A resolução de problemas em questões da OBMEP
author Queiroz, Rafael Braun Pinto de
author_facet Queiroz, Rafael Braun Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Rafael Braun Pinto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Ensino fundamental
topic Resolução de problemas
Ensino fundamental
Mathematics
Problem solving
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Problem solving
Elementary school
description Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar e analisar a Resolução de Problemas matemáticos como meio de aprendizagem. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta-se como um grande desafio para os professores. Percebe-se que alguns alunos estão focados em replicar técnicas vistas em sala de aula apresentadas pelo professor, não tendo como objetivo compreender a teoria e analisar o problema a fim de chegar em uma solução. Essa pesquisa visa identificar uma alternativa de ensino para contribuir com a construção do conhecimento em matemática por meio da Resolução de Problemas, que pressupõe o desenvolvimento do conteúdo a partir de um problema. Esse método permite que o estudante desenvolva estratégias para solucionar um problema usando a criatividade e o conhecimento teórico. Nessa pesquisa, selecionamos problemas dentre questões de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e acompanhamos e analisamos um grupo de estudos de matemática de um colégio particular de Porto Alegre durante a elaboração das estratégias para a resolução dos problemas propostos. Nesse ambiente, o professor tem um papel fundamental de mediador e, em conjunto com os estudantes, orienta durante as atividades de investigação propostas, bem como a formaliza o conteúdo trabalhado. Percebemos que nesse ambiente os estudantes são mais ativos na construção do conhecimento e que o professor tem mais êxito ao trabalhar com novos conteúdos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T05:09:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241860
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143552
url http://hdl.handle.net/10183/241860
identifier_str_mv 001143552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241860/2/001143552.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241860/1/001143552.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fd80b7901ab8adf0a0661ea770288c2
85e71c54ad651659a65503c3e6e2e1ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224636905553920