Os ecos de uma relação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/21141 |
Resumo: | Cada vez mais a investigação se tem dedicado ao estudo da componente sonora/musical que constitui o universo teatral. Apesar da sua importância na definição, análise e compreensão da obra, os objetivos de todos os estudos se têm centrado em elementos isolados que constituem a música de cena. Partindo do princípio que toda a componente sonora/musical é um conjunto orgânico, onde nenhum elemento deverá ser ignorado, o presente artigo pretende apresentar um olhar temporal da relação dialética e dialógica entre o universo sonoro e teatral. Os ecos dessa relação estão centrados na sua representatividade, importância e contributo para a evolução de todo o pensamento sonoro/musical na narrativa teatral, com particular incidência sobre as práticas composicionais e estéticas de Stanislavski, Meyerhold, Artaud, Brecht, Brook e Wilson na construção dessa ligação entre a música e o teatro. |
id |
RCAP_85cbcdd906db51acf0b27d11a1b27bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os ecos de uma relaçãoThe echoes of a relationshipMúsicaTeatroMúsica de CenaCada vez mais a investigação se tem dedicado ao estudo da componente sonora/musical que constitui o universo teatral. Apesar da sua importância na definição, análise e compreensão da obra, os objetivos de todos os estudos se têm centrado em elementos isolados que constituem a música de cena. Partindo do princípio que toda a componente sonora/musical é um conjunto orgânico, onde nenhum elemento deverá ser ignorado, o presente artigo pretende apresentar um olhar temporal da relação dialética e dialógica entre o universo sonoro e teatral. Os ecos dessa relação estão centrados na sua representatividade, importância e contributo para a evolução de todo o pensamento sonoro/musical na narrativa teatral, com particular incidência sobre as práticas composicionais e estéticas de Stanislavski, Meyerhold, Artaud, Brecht, Brook e Wilson na construção dessa ligação entre a música e o teatro.Increasingly the research has been devoted to the study of the musical/sound component that constitutes the theatrical universe. Despite their importance in defining, analysing, and understanding the theatrical work, the objectives of all studies have focused on isolated elements that constitute the music scene. If the entire musical/sound component is an organic set, where no element should be ignored, the present article intends to present a temporal look at the dialectical and dialogical relationship between the sound and the theatrical universe. The echoes of this relationship are centered in its representativeness, importance, and contribution to the evolution of all the sound/ musical thought in the theatrical narrative, with focus on the compositional and aesthetic practices of Stanislavski, Meyerhold, Artaud, Brecht, Brook and Wilson in the construction of connection between music and theatre.ERASBiblioteca Digital do IPBCardoso, MárioLeonido, Levi2020-03-27T11:03:17Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21141porCardoso, Mário; Leonido, Levi (2018). Os ecos de uma relação. European Review of Artistic Studies. ISSN 1647-3558. 9:1, p. 20-281647-355810.37334/eras.v9i1.157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:47:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:20.759678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os ecos de uma relação The echoes of a relationship |
title |
Os ecos de uma relação |
spellingShingle |
Os ecos de uma relação Cardoso, Mário Música Teatro Música de Cena |
title_short |
Os ecos de uma relação |
title_full |
Os ecos de uma relação |
title_fullStr |
Os ecos de uma relação |
title_full_unstemmed |
Os ecos de uma relação |
title_sort |
Os ecos de uma relação |
author |
Cardoso, Mário |
author_facet |
Cardoso, Mário Leonido, Levi |
author_role |
author |
author2 |
Leonido, Levi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Mário Leonido, Levi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Teatro Música de Cena |
topic |
Música Teatro Música de Cena |
description |
Cada vez mais a investigação se tem dedicado ao estudo da componente sonora/musical que constitui o universo teatral. Apesar da sua importância na definição, análise e compreensão da obra, os objetivos de todos os estudos se têm centrado em elementos isolados que constituem a música de cena. Partindo do princípio que toda a componente sonora/musical é um conjunto orgânico, onde nenhum elemento deverá ser ignorado, o presente artigo pretende apresentar um olhar temporal da relação dialética e dialógica entre o universo sonoro e teatral. Os ecos dessa relação estão centrados na sua representatividade, importância e contributo para a evolução de todo o pensamento sonoro/musical na narrativa teatral, com particular incidência sobre as práticas composicionais e estéticas de Stanislavski, Meyerhold, Artaud, Brecht, Brook e Wilson na construção dessa ligação entre a música e o teatro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2020-03-27T11:03:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/21141 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/21141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Mário; Leonido, Levi (2018). Os ecos de uma relação. European Review of Artistic Studies. ISSN 1647-3558. 9:1, p. 20-28 1647-3558 10.37334/eras.v9i1.157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ERAS |
publisher.none.fl_str_mv |
ERAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135394995896320 |