Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Patrícia Afonso de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3015
Resumo: A presente investigação foi realizada à luz da abordagem quantitativa, constituindo um estudo não experimental, de carácter descritivo, analítico, correlacional e transversal, tendo como principal objectivo analisar a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida da mesma. O presente estudo partiu da visão de Rahtz et al. (2004), adaptada ao sistema de saúde português, abrangendo os serviços públicos do âmbito hospitalar e cuidados de saúde primários do concelho de Tomar. Foram recolhidos e analisados 305 questionários aplicados à população residente. Os resultados obtidos indicam que o modelo que defende a associação entre a satisfação individual com os cuidados de saúde(programas e serviços de saúde públicos) e a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos tem uma capacidade explicativa de 36,7%. Os programas e serviços de saúde estudados neste processo foram: cirurgia geral, urgência, consulta externa e tratamentos de enfermagem. O modelo que relaciona a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária também evidencia, embora com fraca capacidade explicativa, uma associação entre as variáveis. Apurou-se, ainda, que de entre os programas e serviços supramencionados, apenas o serviço de urgência evidencia associação estatisticamente significativa com a qualidade de vida comunitária. Constatou-se que a idade não evidencia associação com a qualidade de vida comunitária, ao contrário da satisfação profissional, da satisfação com a vida familiar e dos rendimentos. Finalmente, verificou-se que a qualidade de vida comunitária tende a ser maior para um indivíduo cuja satisfação pessoal com o estado de saúde é elevada.
id RCAP_85cbe3355f33141f351a622de9b9d89f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitáriaCuidados de saúde - Satisfação dos utentesServiços de saúde públicos - Satisfação dos utentesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de SaúdeA presente investigação foi realizada à luz da abordagem quantitativa, constituindo um estudo não experimental, de carácter descritivo, analítico, correlacional e transversal, tendo como principal objectivo analisar a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida da mesma. O presente estudo partiu da visão de Rahtz et al. (2004), adaptada ao sistema de saúde português, abrangendo os serviços públicos do âmbito hospitalar e cuidados de saúde primários do concelho de Tomar. Foram recolhidos e analisados 305 questionários aplicados à população residente. Os resultados obtidos indicam que o modelo que defende a associação entre a satisfação individual com os cuidados de saúde(programas e serviços de saúde públicos) e a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos tem uma capacidade explicativa de 36,7%. Os programas e serviços de saúde estudados neste processo foram: cirurgia geral, urgência, consulta externa e tratamentos de enfermagem. O modelo que relaciona a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária também evidencia, embora com fraca capacidade explicativa, uma associação entre as variáveis. Apurou-se, ainda, que de entre os programas e serviços supramencionados, apenas o serviço de urgência evidencia associação estatisticamente significativa com a qualidade de vida comunitária. Constatou-se que a idade não evidencia associação com a qualidade de vida comunitária, ao contrário da satisfação profissional, da satisfação com a vida familiar e dos rendimentos. Finalmente, verificou-se que a qualidade de vida comunitária tende a ser maior para um indivíduo cuja satisfação pessoal com o estado de saúde é elevada.This research was conducted through a quantitative approach, constituting a non-experimental, descriptive, analytical and cross-correlation study, which main objective is to study community healthcare satisfaction and the community quality of life. This study was based on Rahtz et al. (2004) vision, adapted to the portuguese health system, including public services within the hospital and primary healthcare. Data were collected from 305 community residents in Tomar. The results indicate that, the model which maintains the association between individual healthcare satisfaction (programs and public healthcare services) and the community healthcare satisfaction has an explanatory power of 36.7%. The health programs and services studied in this process were: general surgery, emergency, outpatient and nursing treatments. The model that relates the community healthcare satisfaction with community quality of life, also demonstrates, although with weak explanatory power, an association between the variables. It was found also that among the programs and services mentioned above, only orthopedics, outpatient and emergency room showed a statistically significant association with community quality of life. It was found that only emergency service showed a statistically significant association. Age did not show association with community quality of life, unlike job satisfaction, family life satisfaction and incomes. Finally, it was found that the QVC tends to be higher for an individual whose personal health satisfaction is high.Alves, Helena Maria BaptistauBibliorumOliveira, Inês Patrícia Afonso de2015-02-10T11:47:53Z20112011-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:33.461409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
title Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
spellingShingle Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
Oliveira, Inês Patrícia Afonso de
Cuidados de saúde - Satisfação dos utentes
Serviços de saúde públicos - Satisfação dos utentes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de Saúde
title_short Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
title_full Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
title_fullStr Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
title_full_unstemmed Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
title_sort Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária
author Oliveira, Inês Patrícia Afonso de
author_facet Oliveira, Inês Patrícia Afonso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Helena Maria Baptista
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Inês Patrícia Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de saúde - Satisfação dos utentes
Serviços de saúde públicos - Satisfação dos utentes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de Saúde
topic Cuidados de saúde - Satisfação dos utentes
Serviços de saúde públicos - Satisfação dos utentes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de Saúde
description A presente investigação foi realizada à luz da abordagem quantitativa, constituindo um estudo não experimental, de carácter descritivo, analítico, correlacional e transversal, tendo como principal objectivo analisar a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida da mesma. O presente estudo partiu da visão de Rahtz et al. (2004), adaptada ao sistema de saúde português, abrangendo os serviços públicos do âmbito hospitalar e cuidados de saúde primários do concelho de Tomar. Foram recolhidos e analisados 305 questionários aplicados à população residente. Os resultados obtidos indicam que o modelo que defende a associação entre a satisfação individual com os cuidados de saúde(programas e serviços de saúde públicos) e a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos tem uma capacidade explicativa de 36,7%. Os programas e serviços de saúde estudados neste processo foram: cirurgia geral, urgência, consulta externa e tratamentos de enfermagem. O modelo que relaciona a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária também evidencia, embora com fraca capacidade explicativa, uma associação entre as variáveis. Apurou-se, ainda, que de entre os programas e serviços supramencionados, apenas o serviço de urgência evidencia associação estatisticamente significativa com a qualidade de vida comunitária. Constatou-se que a idade não evidencia associação com a qualidade de vida comunitária, ao contrário da satisfação profissional, da satisfação com a vida familiar e dos rendimentos. Finalmente, verificou-se que a qualidade de vida comunitária tende a ser maior para um indivíduo cuja satisfação pessoal com o estado de saúde é elevada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-10
2011-01-01T00:00:00Z
2015-02-10T11:47:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3015
url http://hdl.handle.net/10400.6/3015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136342767042560