Reparação de estruturas de betão armado em ambiente marítimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9916 |
Resumo: | A dissertação apresentada foi elaborada com o objetivo de estabelecer as principais relações entre as fases de inspeção, de diagnóstico e de reparação de estruturas de betão armado em ambiente marítimo. Recorre-se a dois casos de estudo associados a estruturas localizadas em ambiente marítimo. A organização da dissertação assenta em três grandes grupos. O primeiro grande grupo, correspondente aos Capítulos 1 e 2, faz um enquadramento geral sobre o tema, abordando a problemática das estruturas em ambiente marítimo e identificando as principais causas para as anomalias apresentadas. Um segundo grupo, que corresponde aos Capítulos 3 e 4, apresenta uma abordagem à norma NP EN 1504 à aplicação prática de sistemas e produtos de proteção e reparação. Com recurso a ensaios laboratoriais, avalia-se o desempenho de alguns produtos, com objetivo de testar a sua conformidade e aplicabilidade, em condições representativas da agressividade marítima. Por último, o terceiro grupo, composto pelos Capítulos 5 e 6, dedica-se à análise de casos práticos. No Capítulo 5, é processada a análise de edifício de habitação coletiva, que inclui a inspeção, diagnóstico e preconização de soluções, inclusive com a aplicação piloto destas soluções corretivas. Referente ao Capítulo 6, é abordado o tema das novas tecnologias, nomeadamente a integração do conceito BIM, no âmbito da inspeção de estruturas, com um caso real que corresponde ao Molhe de Vila do Conde. |
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Reparação de estruturas de betão armado em ambiente marítimoBetão armadoAmbiente marítimoInspeçãoDiagnósticoIntervençãoNP EN 1504BIMConcreteMaritime environmentInspectionDiagnosisInterventionEstruturasA dissertação apresentada foi elaborada com o objetivo de estabelecer as principais relações entre as fases de inspeção, de diagnóstico e de reparação de estruturas de betão armado em ambiente marítimo. Recorre-se a dois casos de estudo associados a estruturas localizadas em ambiente marítimo. A organização da dissertação assenta em três grandes grupos. O primeiro grande grupo, correspondente aos Capítulos 1 e 2, faz um enquadramento geral sobre o tema, abordando a problemática das estruturas em ambiente marítimo e identificando as principais causas para as anomalias apresentadas. Um segundo grupo, que corresponde aos Capítulos 3 e 4, apresenta uma abordagem à norma NP EN 1504 à aplicação prática de sistemas e produtos de proteção e reparação. Com recurso a ensaios laboratoriais, avalia-se o desempenho de alguns produtos, com objetivo de testar a sua conformidade e aplicabilidade, em condições representativas da agressividade marítima. Por último, o terceiro grupo, composto pelos Capítulos 5 e 6, dedica-se à análise de casos práticos. No Capítulo 5, é processada a análise de edifício de habitação coletiva, que inclui a inspeção, diagnóstico e preconização de soluções, inclusive com a aplicação piloto destas soluções corretivas. Referente ao Capítulo 6, é abordado o tema das novas tecnologias, nomeadamente a integração do conceito BIM, no âmbito da inspeção de estruturas, com um caso real que corresponde ao Molhe de Vila do Conde.The aim of this dissertation is to establish relations between the phases of inspection, diagnosis and repair of concrete structures. Two case studies were selected, related to structures located in a maritime environment. This dissertation is divided into three parts: in the first part – chapters one and two - a general framework on the subject is made, addressing the problem related to the structures built in these marine environments and identifying the main causes of the anomalies presented. The second part – chapters three and four – points to a deep approach on the NP EN 1504 standard, and o the practical application of systems and protection and repair products, assessing their performance, in order to evaluate their compliance and applicability. Lastly, the extended third part – chapters five and six – is related to the study of the practical cases. On chapter five, a study on a structure of a collective habitation building is conducted, referring all the steps needed for its intervention, including diagnosis, search for solutions and the application of these solutions. Chapter six approaches the new technologies, especially the practice of the BIM concept under the inspection of structures, analyzing a real case which corresponds to the jetty break of Vila do Conde.Rodrigues, Carlos Filipe GuedesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Rui Cláudio Fernandes2017-06-22T13:59:07Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9916TID:201707713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:23.647081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A dissertação apresentada foi elaborada com o objetivo de estabelecer as principais relações entre as fases de inspeção, de diagnóstico e de reparação de estruturas de betão armado em ambiente marítimo. Recorre-se a dois casos de estudo associados a estruturas localizadas em ambiente marítimo. A organização da dissertação assenta em três grandes grupos. O primeiro grande grupo, correspondente aos Capítulos 1 e 2, faz um enquadramento geral sobre o tema, abordando a problemática das estruturas em ambiente marítimo e identificando as principais causas para as anomalias apresentadas. Um segundo grupo, que corresponde aos Capítulos 3 e 4, apresenta uma abordagem à norma NP EN 1504 à aplicação prática de sistemas e produtos de proteção e reparação. Com recurso a ensaios laboratoriais, avalia-se o desempenho de alguns produtos, com objetivo de testar a sua conformidade e aplicabilidade, em condições representativas da agressividade marítima. Por último, o terceiro grupo, composto pelos Capítulos 5 e 6, dedica-se à análise de casos práticos. No Capítulo 5, é processada a análise de edifício de habitação coletiva, que inclui a inspeção, diagnóstico e preconização de soluções, inclusive com a aplicação piloto destas soluções corretivas. Referente ao Capítulo 6, é abordado o tema das novas tecnologias, nomeadamente a integração do conceito BIM, no âmbito da inspeção de estruturas, com um caso real que corresponde ao Molhe de Vila do Conde. |
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