Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2842
Resumo: Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_85e15bec7b67385a59668ac9d72be79e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escritadidática de escritaprodução escritaprocessos e subprocessos de escritacompetência escritawritingwriting processrefection and importance of writing in human lifeMestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório espelha todo o percurso ao longo da nossa prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, onde se desenvolveu um estudo. O tema do estudo incide sobre as tarefas associadas ao processo de escrita. Foi desenvolvido com 52 alunos de 2 turmas de 6º ano. Procedemos a um estudo de caso, tendo como objetivo: analisar o modo como os alunos contruíam um texto narrativo, tendo em conta os processos de escrita. Deste modo, queríamos perceber o que os alunos experienciam, como interpretam e como estruturam o que aprendem. Este estudo é de natureza qualitativa e reveste-se de características de estudo de caso. Para tratar os dados, foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que mais de 80% dos participantes procedem à planificação do texto narrativo, respeitando todas as componentes que a constituem, procedem igualmente à textualização, ainda que pouco desenvolvida, tendo em conta as competências que os alunos já deviam ter adquirido no último ano do EB. No entanto, mais de 90% não procede à revisão de texto. A reflexão sobre esta investigação permite-nos repensar a importância dos subprocessos de escrita em contexto escolar e na forma de melhorar as aprendizagens dos alunos, para que se tornem adultos competentes em produção escrita, a par de outras competências essenciais, para uma vida ativa e informada.This report reflects the whole course of our pedagogical practice, within the framework of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd cycle of Basic Education and describes the learning acquired in the various contexts, where a study was developed. The topic of the study focuses on the tasks associated with the writing process. It was developed with 52 students from 2 groups of 6th grade. We proceeded to a case study, with the objective of: analyzing how the students constructed a narrative text, considering the writing processes. In this way, we wanted to understand what students experience, how they interpret and how they structure what they learn.These studies are qualitative in nature and feature case study characteristics. Content analysis was performed. The results revealed that more than 80% of the students are planning the narrative text, respecting all the constituent components. They also carry out the textualization, even though it is poorly developed, considering the competences that students should have acquired in the last year of EB, but more than 90% do not revise the text. The reflection about this research allows us to rethink the importance of the subprocesses of writing in a school context and in the way to improve the learnings of the students to become adults competent in writing production, along with other essential competences, for an active and informed life.Macário, Maria JoãoSantos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMoreira, Dalila Assunção Beleza Lobo2020-03-13T16:14:27Z2017-09-272017-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2842TID:202446239por202446239info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:44.848356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
title Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
spellingShingle Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo
didática de escrita
produção escrita
processos e subprocessos de escrita
competência escrita
writing
writing process
refection and importance of writing in human life
title_short Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
title_full Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
title_fullStr Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
title_full_unstemmed Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
title_sort Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
author Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo
author_facet Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macário, Maria João
Santos, Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv didática de escrita
produção escrita
processos e subprocessos de escrita
competência escrita
writing
writing process
refection and importance of writing in human life
topic didática de escrita
produção escrita
processos e subprocessos de escrita
competência escrita
writing
writing process
refection and importance of writing in human life
description Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
2017-09-27T00:00:00Z
2020-03-13T16:14:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2842
TID:202446239
url http://hdl.handle.net/10400.15/2842
identifier_str_mv TID:202446239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202446239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036949520384