A intervenção das actividades artísticas na melhoria da qualidade de vida de crianças com cancro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11837 |
Resumo: | A promoção da qualidade de vida das crianças em tratamento hospitalar é de fundamental importância. Como actividade de apoio pedagógico ou como actividade de ocupação, a prática da actividade plástica em contexto hospitalar pode conduzir a expressão dos seus sentimentos e das suas próprias experiências, abrindo portas a uma possível melhoria na sua qualidade de vida. O presente estudo procurou aceder às actividades artísticas propostas pelo apoio pedagógico e à percepção da sua influência no âmbito da Pediatria do IPO do Porto. A amostra compreendeu três grupos. Grupo-A, com 15 sujeitos de equipa médica e não médica (4 enfermeiros, 3 médicos, 3 professoras, 2 assistentes operacionais, 2 voluntários e 1 educadora); gupo-B, com 11 progenitores (10 mães e 1 pai), e o grupo-C com 6 crianças, com idades entre os 5 e 13 anos, em exercício artístico, incluído nas actividades de apoio pedagógico do hospital ou como actividade de ocupação. Aos três grupos aplicou-se um questionário/entrevista adaptado do “Pediatric Oncology Quality of Life Scale (POQOLS) de 1994”. As actividades ocorrem durante todo o ano lectivo e a equipa pedagógica enfatiza a sua importância como mediador na aprendizagem de outras disciplinas. Em geral, a visão dos sujeitos sobre a prática das actividades artísticas neste âmbito hospitalar foi claramente positiva. As crianças destacaram que sentiam bem-estar durante a realização das actividades e demonstraram uma disposição positiva, no sentido de extroversão e adesão as actividades, valorização pessoal e integração social. |
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A intervenção das actividades artísticas na melhoria da qualidade de vida de crianças com cancroActividades artísticasQualidade de vidaTratamento hospitalarA promoção da qualidade de vida das crianças em tratamento hospitalar é de fundamental importância. Como actividade de apoio pedagógico ou como actividade de ocupação, a prática da actividade plástica em contexto hospitalar pode conduzir a expressão dos seus sentimentos e das suas próprias experiências, abrindo portas a uma possível melhoria na sua qualidade de vida. O presente estudo procurou aceder às actividades artísticas propostas pelo apoio pedagógico e à percepção da sua influência no âmbito da Pediatria do IPO do Porto. A amostra compreendeu três grupos. Grupo-A, com 15 sujeitos de equipa médica e não médica (4 enfermeiros, 3 médicos, 3 professoras, 2 assistentes operacionais, 2 voluntários e 1 educadora); gupo-B, com 11 progenitores (10 mães e 1 pai), e o grupo-C com 6 crianças, com idades entre os 5 e 13 anos, em exercício artístico, incluído nas actividades de apoio pedagógico do hospital ou como actividade de ocupação. Aos três grupos aplicou-se um questionário/entrevista adaptado do “Pediatric Oncology Quality of Life Scale (POQOLS) de 1994”. As actividades ocorrem durante todo o ano lectivo e a equipa pedagógica enfatiza a sua importância como mediador na aprendizagem de outras disciplinas. Em geral, a visão dos sujeitos sobre a prática das actividades artísticas neste âmbito hospitalar foi claramente positiva. As crianças destacaram que sentiam bem-estar durante a realização das actividades e demonstraram uma disposição positiva, no sentido de extroversão e adesão as actividades, valorização pessoal e integração social.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Bolsa de doutoramento da SFRH/BD/61639/2009, CIFPEC - unidade de investigação 644 da FCTUniversidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e EducaçãoUniversidade do MinhoRocha, Denise MartinsCarvalho, Graça Simões de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11837por"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 100-101.1645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:25ZPortal AgregadorONG |
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