Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Rocha, Denise Martins |
Data de Publicação: |
2010 |
Outros Autores: |
Carvalho, Graça Simões de |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: |
http://hdl.handle.net/1822/11837
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Resumo: |
A promoção da qualidade de vida das crianças em tratamento hospitalar é de fundamental importância. Como actividade de apoio pedagógico ou como actividade de ocupação, a prática da actividade plástica em contexto hospitalar pode conduzir a expressão dos seus sentimentos e das suas próprias experiências, abrindo portas a uma possível melhoria na sua qualidade de vida. O presente estudo procurou aceder às actividades artísticas propostas pelo apoio pedagógico e à percepção da sua influência no âmbito da Pediatria do IPO do Porto. A amostra compreendeu três grupos. Grupo-A, com 15 sujeitos de equipa médica e não médica (4 enfermeiros, 3 médicos, 3 professoras, 2 assistentes operacionais, 2 voluntários e 1 educadora); gupo-B, com 11 progenitores (10 mães e 1 pai), e o grupo-C com 6 crianças, com idades entre os 5 e 13 anos, em exercício artístico, incluído nas actividades de apoio pedagógico do hospital ou como actividade de ocupação. Aos três grupos aplicou-se um questionário/entrevista adaptado do “Pediatric Oncology Quality of Life Scale (POQOLS) de 1994”. As actividades ocorrem durante todo o ano lectivo e a equipa pedagógica enfatiza a sua importância como mediador na aprendizagem de outras disciplinas. Em geral, a visão dos sujeitos sobre a prática das actividades artísticas neste âmbito hospitalar foi claramente positiva. As crianças destacaram que sentiam bem-estar durante a realização das actividades e demonstraram uma disposição positiva, no sentido de extroversão e adesão as actividades, valorização pessoal e integração social. |