Vivências no ensino e treino do futebol de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10835 |
Resumo: | Nos dias de hoje, o futebol de formação assume cada vez mais um papel de grande importância na sociedade, contribuindo para um desenvolvimento de cidadãos responsáveis e saudáveis. Para os clubes, o futebol de formação representa aquilo que é e será a sua viabilidade e sustentabilidade a curto e a médio/longo prazo, fundamentalmente para o futebol distrital. Deste modo, deverá ser tema central e objetivo dos clubes e dos seus formadores, promover um desenvolvimento multidisciplinar aos jovens futebolistas, que lhes permitam no futuro potenciar jogadores para as suas equipes seniores, sendo para isso fundamental uma racionalização e conceptualização de todo o processo. Não menos importante de todo este processo, será o seu contributo para um desenvolvimento e formação de atletas/cidadãos mais responsáveis e saudáveis, capazes de desempenhar um papel ativo na sociedade. Esta importância atribuída ao desporto de formação, e no nosso caso específico ao futebol de formação, implica por parte dos clubes e “escolinhas de Futebol”, a necessidade de uma melhor organização e gestão. O recurso a treinadores formados, especializados e qualificados, conhecedores das diversas áreas abrangentes e complexas do futebol, e das próprias crianças, será determinante para o garantir de um processo de formação de qualidade, proporcionando aos atletas uma prática estruturada e competente, assim como um desenvolvimento das suas competências gerais e específicas. Para a elaboração deste trabalho, para além de uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos anos enquanto treinador de formação, foram explorados e abordados diferentes temas com importância significativa para o conhecimento específico da modalidade, bem como dos modelos de ensino/treino e de desenvolvimento dos jovens a longo prazo. É nosso objetivo apresentar uma proposta metodológica/didática para o futebol na sua fase de pré-especialização, centrando-se fundamentalmente no desenvolvimento geral e específico das crianças e jovens a longo prazo, procurando que esta possa vir a ser uma ferramenta prática de apoio a todos os agentes formadores da modalidade. |
id |
RCAP_85f679c705da40e64a0c057e56d8c585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10835 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vivências no ensino e treino do futebol de formaçãoFutebolFormação DesportivaNos dias de hoje, o futebol de formação assume cada vez mais um papel de grande importância na sociedade, contribuindo para um desenvolvimento de cidadãos responsáveis e saudáveis. Para os clubes, o futebol de formação representa aquilo que é e será a sua viabilidade e sustentabilidade a curto e a médio/longo prazo, fundamentalmente para o futebol distrital. Deste modo, deverá ser tema central e objetivo dos clubes e dos seus formadores, promover um desenvolvimento multidisciplinar aos jovens futebolistas, que lhes permitam no futuro potenciar jogadores para as suas equipes seniores, sendo para isso fundamental uma racionalização e conceptualização de todo o processo. Não menos importante de todo este processo, será o seu contributo para um desenvolvimento e formação de atletas/cidadãos mais responsáveis e saudáveis, capazes de desempenhar um papel ativo na sociedade. Esta importância atribuída ao desporto de formação, e no nosso caso específico ao futebol de formação, implica por parte dos clubes e “escolinhas de Futebol”, a necessidade de uma melhor organização e gestão. O recurso a treinadores formados, especializados e qualificados, conhecedores das diversas áreas abrangentes e complexas do futebol, e das próprias crianças, será determinante para o garantir de um processo de formação de qualidade, proporcionando aos atletas uma prática estruturada e competente, assim como um desenvolvimento das suas competências gerais e específicas. Para a elaboração deste trabalho, para além de uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos anos enquanto treinador de formação, foram explorados e abordados diferentes temas com importância significativa para o conhecimento específico da modalidade, bem como dos modelos de ensino/treino e de desenvolvimento dos jovens a longo prazo. É nosso objetivo apresentar uma proposta metodológica/didática para o futebol na sua fase de pré-especialização, centrando-se fundamentalmente no desenvolvimento geral e específico das crianças e jovens a longo prazo, procurando que esta possa vir a ser uma ferramenta prática de apoio a todos os agentes formadores da modalidade.Nowadays, football formation is increasingly playing a major role in society, contributing to the development of responsible and healthy citizens. For the clubs, football formation represents their viability and sustainability in the short and medium/long term, primarily regarding to district football clubs. In this way, it should be the central and objective theme of clubs and their trainers, to promote a multidisciplinary development for young footballers, which will allow them in the future to empower players for their senior teams, for which it`s fundamental a rationalization and conceptualization of the whole process. Not least of this whole process, will be its contribution to the development of more responsible and healthy athletes/citizens, capable of playing an active role in society. This importance attributed to the sport formation, and in our case specific to the football formation, implies on the part of clubs and "football schools", the need for better organization and management. The use of specialized and qualified coaches, knowledgeable of the various comprehensive and complex areas of football, and of the children themselves, will be decisive to ensure a quality training process, providing athletes with a structured and competent practice, as well as a development of their general and specific skills. For the elaboration of this work, in addition to an analysis and reflection on the work developed over the years as a training coach, different topics with significant importance for the specific knowledge of the modality were explored and addressed, as well as the teaching/training models and long term development of young people. It is our goal to present a methodological/ didactic proposal for football in its prespecialization phase, focusing primarily on the general and specific development of children and young people in the long term, seeking that it may become a practical tool to support all the training agents off the sport.2021-11-26T15:05:53Z2020-10-26T00:00:00Z2020-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10835porRibeiro, Carlos Alexandre Mancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:12.052314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação |
title |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação |
spellingShingle |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação Ribeiro, Carlos Alexandre Manco Futebol Formação Desportiva |
title_short |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação |
title_full |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação |
title_fullStr |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação |
title_full_unstemmed |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação |
title_sort |
Vivências no ensino e treino do futebol de formação |
author |
Ribeiro, Carlos Alexandre Manco |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Alexandre Manco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Alexandre Manco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Formação Desportiva |
topic |
Futebol Formação Desportiva |
description |
Nos dias de hoje, o futebol de formação assume cada vez mais um papel de grande importância na sociedade, contribuindo para um desenvolvimento de cidadãos responsáveis e saudáveis. Para os clubes, o futebol de formação representa aquilo que é e será a sua viabilidade e sustentabilidade a curto e a médio/longo prazo, fundamentalmente para o futebol distrital. Deste modo, deverá ser tema central e objetivo dos clubes e dos seus formadores, promover um desenvolvimento multidisciplinar aos jovens futebolistas, que lhes permitam no futuro potenciar jogadores para as suas equipes seniores, sendo para isso fundamental uma racionalização e conceptualização de todo o processo. Não menos importante de todo este processo, será o seu contributo para um desenvolvimento e formação de atletas/cidadãos mais responsáveis e saudáveis, capazes de desempenhar um papel ativo na sociedade. Esta importância atribuída ao desporto de formação, e no nosso caso específico ao futebol de formação, implica por parte dos clubes e “escolinhas de Futebol”, a necessidade de uma melhor organização e gestão. O recurso a treinadores formados, especializados e qualificados, conhecedores das diversas áreas abrangentes e complexas do futebol, e das próprias crianças, será determinante para o garantir de um processo de formação de qualidade, proporcionando aos atletas uma prática estruturada e competente, assim como um desenvolvimento das suas competências gerais e específicas. Para a elaboração deste trabalho, para além de uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos anos enquanto treinador de formação, foram explorados e abordados diferentes temas com importância significativa para o conhecimento específico da modalidade, bem como dos modelos de ensino/treino e de desenvolvimento dos jovens a longo prazo. É nosso objetivo apresentar uma proposta metodológica/didática para o futebol na sua fase de pré-especialização, centrando-se fundamentalmente no desenvolvimento geral e específico das crianças e jovens a longo prazo, procurando que esta possa vir a ser uma ferramenta prática de apoio a todos os agentes formadores da modalidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26T00:00:00Z 2020-10-26 2021-11-26T15:05:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10835 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137150023761920 |