Cinema expandido e videoarte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniela Távora
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11471
Resumo: Ao fim dos anos 1950 e início de 1960, houve uma virada nas estruturas e costumes em várias áreas da atuação cultural e política humana. No campo das artes, uma série de novos artistas, conectados com movimentos de contracultura, apareceram com propostas voltadas principalmente a contestação dos padrões até então constitutivos da sociedade como um todo. Desdobrando este primeiro impulso, desconstruíram o dispositivo, a narrativa, a transparência e a divisão das funções. Na sequência, os videoartistas se envolveram com as questões referentes a tecnologia eletrônica, reavaliando criticamente seus usos pelas emissoras de televisão. Acompanharemos a trajetória desses movimentos, dos surgimentos, em eixos culturais e econômicos, até a popularização de suas práticas, em camadas mais periféricas do globo. Alguns objetivos destes artistas era a diminuição da distância entre arte e vida, artista e sociedade e a superioridade da imaterialidade em relação ao objeto. A partir da análise de obras de arte, teorias de artistas e outros escritos, pode-se dizer que, de certa forma, correntes estéticas contemporâneas estão voltadas ao documental, que existe uma abertura maior das práticas artísticas conforme o acesso aos meios de produção de imagens virtuais. No entanto, narrativas e formas cinematográficas começam a interessar novamente produções dessa natureza.
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