Cinema expandido e videoarte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11471 |
Resumo: | Ao fim dos anos 1950 e início de 1960, houve uma virada nas estruturas e costumes em várias áreas da atuação cultural e política humana. No campo das artes, uma série de novos artistas, conectados com movimentos de contracultura, apareceram com propostas voltadas principalmente a contestação dos padrões até então constitutivos da sociedade como um todo. Desdobrando este primeiro impulso, desconstruíram o dispositivo, a narrativa, a transparência e a divisão das funções. Na sequência, os videoartistas se envolveram com as questões referentes a tecnologia eletrônica, reavaliando criticamente seus usos pelas emissoras de televisão. Acompanharemos a trajetória desses movimentos, dos surgimentos, em eixos culturais e econômicos, até a popularização de suas práticas, em camadas mais periféricas do globo. Alguns objetivos destes artistas era a diminuição da distância entre arte e vida, artista e sociedade e a superioridade da imaterialidade em relação ao objeto. A partir da análise de obras de arte, teorias de artistas e outros escritos, pode-se dizer que, de certa forma, correntes estéticas contemporâneas estão voltadas ao documental, que existe uma abertura maior das práticas artísticas conforme o acesso aos meios de produção de imagens virtuais. No entanto, narrativas e formas cinematográficas começam a interessar novamente produções dessa natureza. |
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Cinema expandido e videoarteConsiderações sobre o cinema e suas relações com as artes visuaisCinemaCinema ExpandidoHibridismo: ArteVideoarteDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaAo fim dos anos 1950 e início de 1960, houve uma virada nas estruturas e costumes em várias áreas da atuação cultural e política humana. No campo das artes, uma série de novos artistas, conectados com movimentos de contracultura, apareceram com propostas voltadas principalmente a contestação dos padrões até então constitutivos da sociedade como um todo. Desdobrando este primeiro impulso, desconstruíram o dispositivo, a narrativa, a transparência e a divisão das funções. Na sequência, os videoartistas se envolveram com as questões referentes a tecnologia eletrônica, reavaliando criticamente seus usos pelas emissoras de televisão. Acompanharemos a trajetória desses movimentos, dos surgimentos, em eixos culturais e econômicos, até a popularização de suas práticas, em camadas mais periféricas do globo. Alguns objetivos destes artistas era a diminuição da distância entre arte e vida, artista e sociedade e a superioridade da imaterialidade em relação ao objeto. A partir da análise de obras de arte, teorias de artistas e outros escritos, pode-se dizer que, de certa forma, correntes estéticas contemporâneas estão voltadas ao documental, que existe uma abertura maior das práticas artísticas conforme o acesso aos meios de produção de imagens virtuais. No entanto, narrativas e formas cinematográficas começam a interessar novamente produções dessa natureza.In the late 1950s and early 1960s there was a shift in structures and customs in various areas of human cultural and political activity. In the field of the arts, a series of new artists, connected with counterculture movements, appeared with proposals aimed mainly at contesting the hitherto constitutive standards of society as a whole, represented by cinema. Unfolding this first impulse, he deconstructed the device, the narrative, the transparency and the division of functions. In the sequence, video artists became involved with issues related to electronic technology, critically re-evaluating its uses by television stations. We will follow the trajectory of movements, from the emergence, in cultural and economic axes, to the popularization of its practices, in more peripheral layers of the globe. Some goals of these artists were to reduce the distance between art and life, artist and society and the superiority of immateriality in relation to the object. From the analysis of works of art, theories of artists and other writings, it can be said that, in a way, contemporary aesthetic currents are focused on the documentary, that there is a greater opening of artistic practices according to access to the means of production of virtual images. However, narratives and cinematographic forms once again interest productions of this nature.Cunha, Paulo Manuel Ferreira dauBibliorumOliveira, Daniela Távora2021-12-22T14:38:45Z2021-03-032021-01-182021-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11471TID:202832457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:15.273404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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