A ideologia do “verde” e o marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Paulo Duarte
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4856
Resumo: O presente artigo pretende, fundamentalmente, ajudar a esclarecer a relação entre a "ideologia do verde" e 0 marketing empresarial. A título introdutório também procuraremos tecer algumas considerações sobre a relação entre as quest6es ambientais e outras vertentes do marketing (para além da vertente empresarial). Uma vez que este artigo se destina a ser publicado numa revista de cariz vincadamente jurídico (e aos juristas e dirigida), procuraremos não entrar em discuss6es demasiadamente técnicas. Também para isso tentaremos não recorrer a um tipo de linguagem demasiadamente específico utilizado na gestão e no marketing. Sendo este um artigo generalista e de caracter introdutório, dividimos a sua estrutura em quatro grandes divis6es. Na primeira divisão tentaremos introduzir o conceito de gestão e o conceito de marketing empresarial. Nesse momento, a nossa principal preocupação será esclarecer algumas perceções erradas que o publico em geral detém relativamente ao conceito de marketing. Na segunda divisão introduziremos, de forma breve, a referida "ideologia do verde", cujo desenvolvimento e maturação temos vindo a presenciar nos últimos anos. Na terceira divisão cruzaremos e aplicaremos os conhecimentos relacionados com marketing empresarial lucrativo e com gestão (explanados na primeira divisão) com matérias propinas da "ideologia do verde" (afloradas na segunda divisão). Na última grande do artigo divisão procuraremos introduzir e explorar brevemente algumas das possíveis interações entre as temáticas ambientais e outros ramos do marketing (ramos para além do marketing empresarial com fins lucrativos).
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