Prática de Ensino Supervisionada “Hoje vim à escola, por isso estou contente”: as emoções em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eve Silmara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/24813
Resumo: A investigação presente neste relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que foi realizada em dois contextos: Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que, pelas limitações impostas pela pandemia da covid-19, não se pode realizar a prática em contexto de Creche. Durante o processo da prática pedagógica, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva perante os desafios, processos e desempenhos das experiências vividas no quotidiano profissional. Essa atitude, visível através das experiências de ensino/aprendizagem descritas e analisadas neste relatório, privilegiou a investigação qualitativa, fundamentando-se na observação direta e participante. As notas de campo, os diários, as fotografias, os quadros preenchidos pelas crianças, as questões diretas e os questionários foram as técnicas de análise e recolha de dados que suportaram a investigação realizada ao longo da intervenção pedagógica. Os materiais recolhidos na prática educativa permitiram refletir sobre as emoções que as crianças sentiam e perceber se estas interferiram na realização das atividades. Através dos comportamentos e dos quadros preenchidos pelas crianças, sem qualquer influência no início e no final de cada dia, foi possível recolher as informações necessárias. Foi definida uma questão-problema para investigar o tema deste trabalho: “Será que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades na Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para responder a esta questão foram estabelecidos alguns objetivos: (i) identificar as emoções que a criança manifesta nos diferentes momentos do dia; (ii) perceber a influência que as emoções provocam a cada criança; (iii) observar as emoções que a criança tem ao chegar à escola/Jardim de infância e compará-las com o momento em que sai no fim do dia; (iv) investigar se o estado emocional da criança a influência na realização de atividades; (v) realizar atividades que ajudem a criança a compreender/refletir sobre as suas emoções. Nas experiências de ensino-aprendizagem deu-se grande importância às emoções sentidas pelas crianças assim como aos quadros previamente referidos, indo ao encontro do tema de investigação: “«Hoje vim à escola, por isso estou contente»”: As emoções em contexto educativo”. Para se responder à questão-problema, anteriormente mencionada, criaram-se laços de confiança com as crianças a nível emocional, social e pessoal. A passagem pelos contextos permitiu refletir sobre a prática, retirando conclusões e percebendo que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades. Dos dados recolhidos, pôde concluir-se que principalmente as emoções negativas podem inibir as crianças de continuarem a realização da atividade, assim como as positivas as incentivam a realizar da melhor forma as tarefas propostas. Deste modo, estabelecer um ambiente positivo e integrador e aprender a gerir as emoções é de extrema importância na vida de cada criança.
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Foi definida uma questão-problema para investigar o tema deste trabalho: “Será que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades na Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para responder a esta questão foram estabelecidos alguns objetivos: (i) identificar as emoções que a criança manifesta nos diferentes momentos do dia; (ii) perceber a influência que as emoções provocam a cada criança; (iii) observar as emoções que a criança tem ao chegar à escola/Jardim de infância e compará-las com o momento em que sai no fim do dia; (iv) investigar se o estado emocional da criança a influência na realização de atividades; (v) realizar atividades que ajudem a criança a compreender/refletir sobre as suas emoções. Nas experiências de ensino-aprendizagem deu-se grande importância às emoções sentidas pelas crianças assim como aos quadros previamente referidos, indo ao encontro do tema de investigação: “«Hoje vim à escola, por isso estou contente»”: As emoções em contexto educativo”. Para se responder à questão-problema, anteriormente mencionada, criaram-se laços de confiança com as crianças a nível emocional, social e pessoal. A passagem pelos contextos permitiu refletir sobre a prática, retirando conclusões e percebendo que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades. Dos dados recolhidos, pôde concluir-se que principalmente as emoções negativas podem inibir as crianças de continuarem a realização da atividade, assim como as positivas as incentivam a realizar da melhor forma as tarefas propostas. Deste modo, estabelecer um ambiente positivo e integrador e aprender a gerir as emoções é de extrema importância na vida de cada criança.The research presented in this report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Masters Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, which was carried out in two contexts: Pre-school Education and Primary School, since, due to the limitations imposed by the covid-19 pandemic, it was not possible to carry out the practice in a Kindergarten context. During the process of pedagogical practice, a critical and reflective attitude was assumed towards the challenges, processes and performances of the experiences lived in the professional daily life. This attitude is visible through the teaching/learning experiences described and analysed in this report, from a qualitative research, through direct and participant observation, where techniques of data analysis and collection were used: field notes, diaries, photographs, tables filled in by the children, direct questions and questionnaires. The materials collected in the educational practice allowed us to reflect on the emotions that the children felt and understand whether they interfered with the performance of the activities. Through the behaviours and charts filled in by the children, without any influence at the beginning and end of each day, it was possible to collect the necessary information. A question-problem was defined to investigate the theme of this work: "Do emotions influence children in the performance of activities in Kindergarten and Primary School?". To answer this question some objectives were established: (i) identify the emotions that the child expresses at different times of the day; (ii) understand the influence that emotions cause to each child; (iii) observe the emotions that the child has when arriving at school/kindergarten and compare them with the moment when he/she leaves at the end of the day; (iv) investigate whether the child's emotional state influences him/her in the performance of activities; (v) carry out activities that help the child to understand/reflect on his/her emotions. In the teaching-learning experiences great importance was given to the emotions felt by the children as well as to the frames previously mentioned, meeting the research theme: "'Today I came to school, so I'm happy': Emotions in an educational context". In order to answer the previously mentioned question-problem, we created bonds of trust with the children at an emotional, social and personal level. Being in the contexts allowed us to reflect on the practice, drawing conclusions and realizing that emotions influence children in the performance of activities. From the data collected, it was concluded that mainly negative emotions may inhibit children from continuing the activity, while positive emotions encourage them to carry on the proposed tasks in the best possible way. Thus, establishing a positive and integrative environment and learning to manage emotions is extremely important in the life of each child.Castanheira, LuísBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Eve Silmara2022-01-21T11:05:19Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/24813TID:202889904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:55:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/24813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:43.255784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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