Licenciados do “Gueto”: percursos escolares de contratendência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Admir
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15371
Resumo: A presente investigação vem dar a conhecer os trajetos académicos bem-sucedidos de pessoas dos chamados “guetos” e oriundas das classes populares. O senso comum mostra que há uma ideia socialmente generalizada de que estes indivíduos tendem a não ser bemsucedidos, em várias áreas, pelas suas ligações territoriais (estigma) e/ou pelas suas baixas condições socioeconómicas, ou seja, tendem a reproduzir exatamente os mesmos estilos de vida, costumes e posições sociais dos seus progenitores. A sociologia mostra-nos que, não só nesses contextos existe uma grande variabilidade interna, como a nossa construção social também é, mas não só, produzida por várias influências exteriores ao seio familiar e aos territórios de residência, que podem funcionar como “rampas de lançamento” para novas experiências/vivências diferenciadas da realidade conhecida. A partir dessas ideias, foram entrevistadas nove pessoas residentes na Alta de Lisboa que, provindo de contextos marginalizados, foram académicamente bem-sucedidas, para assim compreender os seus percursos até a conclusão da licenciatura.
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