Percursos de “contratendência” ascendentes nos trajetos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Helena Mendes Marinho Canilho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19855
Resumo: No presente trabalho, quisemos investigar que fatores mais contribuem para o sucesso escolar de pessoas que realizaram trajetos escolares longos, e cujos pais fizeram um percurso escolar muito mais curto, ou seja, pessoas que realizaram trajetos de contratendência ascendente. Com este objetivo, entrevistámos 10 pessoas que detêm um curso superior e cujos pais completaram uma escolaridade inferior ao 9º ano atual. Recolhemos dos entrevistados informações sobre fatores relacionados com o trajeto escolar, o contexto familiar e as redes de sociabilidade dos entrevistados. Concluímos que alguns dos fatores mais importantes são as relações positivas com professores, funcionários e colegas. Concluímos também que foram muito importantes as práticas familiares que favorecem o sucesso escolar, principalmente as práticas de leitura e escrita, e também o incentivo à leitura por parte dos pais. Tiveram igualmente importância a participação em atividades extracurriculares e as redes de sociabilidade dos estudantes, que incluíram pessoas de famílias mais favorecidas socialmente, desempenhando o papel de apoio ou de fontes de informação relevantes.
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