A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Alice Maria Carvalho, 1968-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17963
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_e95178753993b2a69d578ef8c65cfbc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de EconomiaAprendizagem cooperativaConstrutivismoRendimento escolarCompetências escolaresRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014Num mundo em constante mudança, onde impera a diversidade, urge o desenvolvimento de atitudes mais cooperativas com o intuito de preparar os jovens para a complexidade das sociedades atuais. Neste contexto, um dos maiores desafios colocados ao sistema educativo é contribuir para uma sociedade mais justa, onde todos os alunos para além de terem acesso à educação, esta contribua para a sua formação integral, de modo a que se apropriem de competências que lhes permitam intervir de forma crítica e construtiva no espaço social onde se encontram inseridos. O excesso de estímulos a que se encontram sujeitos, por um lado, e a utilização predominantemente de metodologias tradicionais que privilegiam quase exclusivamente as aprendizagens concetuais, por outro, podem desencadear a diminuição da concentração por parte dos alunos. Assim, afigura-se fundamental abrir espaço a uma prática pedagógica que propicie uma interação permanente daqueles, permitindo um envolvimento na construção do seu próprio conhecimento, levando-os a participar desta forma efetiva e ativamente na sua aprendizagem, promovendo, ainda, uma maior responsabilização individual. Com a utilização da metodologia da aprendizagem cooperativa, aplicada na unidade 6 – Rendimentos e Repartição dos Rendimentos, pretendeu-se promover o comprometimento dos alunos de modo a reduzir a desatenção, e consequentemente aumentar o rendimento escolar. Os resultados permitiram confirmar os benefícios associados à implementação deste método, apesar de algumas dificuldades registadas, na medida em que se verificou uma subida qualitativa ao nível das avaliações.In a world of change and diversity developing cooperative attitudes is indispensable in order to prepare young people to modern societies. In this context, one of the biggest challenges facing education systems is to contribute to a fairer society, where students may intervene in a critical and constructive way and contribute to a more cooperative society. The excess of stimuli to which they are exposed, on one hand, and the predominantly traditional teaching methodologies on the other hand, can trigger a concentration deficit on most students. It is therefore essential to make room for a pedagogical practice that provides permanent students interaction, allowing them to build up in an active and effective way their own knowledge and individual accountability. Using the methodology of cooperative learning, applied in Unit 6 - Income and Distribution of Income, it has been my objective to promote the involvement of students, reducing their lack of attention and increasing their school performance. The results confirmed the benefits associated with this learning methodology, namely concerning the qualitative increase in ratings.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaMagalhães, Alice Maria Carvalho, 1968-2015-04-23T16:01:38Z20142014-10-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17963TID:201219174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:39.513073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
title A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
spellingShingle A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
Magalhães, Alice Maria Carvalho, 1968-
Aprendizagem cooperativa
Construtivismo
Rendimento escolar
Competências escolares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_full A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_fullStr A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
title_sort A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para a promoção da atenção dos alunos : o caso de uma turma do 10º ano na disciplina de Economia
author Magalhães, Alice Maria Carvalho, 1968-
author_facet Magalhães, Alice Maria Carvalho, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Alice Maria Carvalho, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Construtivismo
Rendimento escolar
Competências escolares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Aprendizagem cooperativa
Construtivismo
Rendimento escolar
Competências escolares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-07
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-23T16:01:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17963
TID:201219174
url http://hdl.handle.net/10451/17963
identifier_str_mv TID:201219174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274708832256