ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104952 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_86128719de15ded28f52d750c679bc15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/104952 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICOSCALE FOR MEASURING JOB SATISFACTION IN A USF: IMPLICATIONS FOR RELATIONAL COORDINATION AND THE PSYCHOLOGICAL CONTRACTCoordenação RelacionalContrato PsicológicoSatisfação ProfissionalSatisfação do UtenteUSFRelational CoordinationPsychological ContractProfessional SatisfactionUser SatisfactionUSFRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório descreve as principais atividades desenvolvidas ao longo de uma experiência curricular, realizada numa USF, decorrida entre fevereiro e junho de 2022. O estágio foi maioritariamente inserido na área de gestão de recursos humanos, qualidade e sistemas de informação.Inicialmente fiz um pequeno enquadramento ao Serviço Nacional de Saúde Português e ao surgimento e evolução das Unidades de Saúde Familiar, de forma a conhecer quando e como foram implementadas, como funcionam, e o conjunto de normas que as dirigem.O relatório avalia a literatura sobre a satisfação dos profissionais de saúde e a satisfação do utente, concluindo que o tema que tem apresentado crescente importância por parte dos profissionais da USF é que a satisfação do profissional de saúde tem que estar cada vez mais emparelhada com a satisfação do utente. Um profissional de saúde satisfeito proporciona uma boa performance na prestação de serviços de saúde. É também avaliada a literatura sobre Coordenação Relacional (CR) e Contrato Psicológico (CP), de forma a entender como cada um destes temas influenciam a satisfação profissional e consequentemente a satisfação do utente. Através da análise do questionário de satisfação profissional aplicado no decorrer do estágio, fundou-se como principal objetivo deste relatório desenvolver uma lista de medidas que devem estar presentes num questionário que pretenda avaliar a satisfação dos profissionais de saúde de uma USF. Incluindo, também, os importantes conceitos de CR e CP. A escala de medidas foi desenvolvida com base em alguma pesquisa e em ferramentas fornecidas pela minha orientadora. Desenvolver um questionário de satisfação profissional no setor da saúde é complexo, pois requer bastante tempo e dedicação. Um questionário aplicado neste contexto tem que abranger uma vasta lista de medidas de forma a perceber de onde provem o descontentamento e insatisfação profissional. A satisfação dos profissionais de saúde está relacionada com os recursos do emprego, com as exigências do emprego, com os recursos pessoais, com os resultados do trabalho, com os profissionais/colegas da USF, com a própria USF, com o coordenador, com a existência de coordenação relacional e o cumprimento do contrato psicológico.A escala de medidas e itens que foi desenvolvida é bastante extensa e exaustiva. Mas só assim se consegue perceber onde é necessário intervir e melhorar de forma a possuir profissionais satisfeitos para assim conseguir prestar um serviço de elevada qualidade que satisfaça todos os utentes.This report describes the main activities developed during a curricular experience, carried out in a USF, between February and June 2022. The internship was mostly inserted in the areas of human resource management, quality and information systems.Initially I did a short background on the Portuguese National Health Service and on the emergence and evolution of the Family Health Units, in order to know when and how they were implemented, how they work, and the set of norms that guide them.The report evaluates the literature on health professional satisfaction and user satisfaction, concluding that the theme that has presented increasing importance by USF professionals is that health professional satisfaction has to be increasingly paired with user satisfaction. A satisfied health professional provides a good performance in the provision of health services. The literature on Relational Coordination (RC) and Psychological Contract (PC) is also assessed in order to understand how each of these themes influence professional satisfaction and,consequently, user satisfaction.Through the analysis of the questionnaire on job satisfaction applied during the internship, the main objective of this report was to develop a list of measures that should be included in a questionnaire intended to assess the satisfaction of health professionals in a USF. It also included the important concepts of CR and PC. The scale of measures was developed based on some research and tools provided by my supervisor.Developing a questionnaire on job satisfaction in the health sector is complex, as it requires a lot of time and dedication. A questionnaire applied in this context has to cover a wide list of measures in order to understand where job dissatisfaction is coming from. Health professionals' satisfaction is related to job resources, job demands, personal resources, work results, professionals/fellows at the USF, the USF itself, the coordinator, the existence of relational coordination, and the fulfilment of the psychological contract.The scale of measures and items that was developed is quite extensive and exhaustive. However, this is the only way to understand where it is necessary to intervene and improve in order to have satisfied professionals and thus be able to provide a high quality service that satisfies all users.2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104952http://hdl.handle.net/10316/104952TID:203190726porAlonso, Marta Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-26T23:02:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:34.208471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO SCALE FOR MEASURING JOB SATISFACTION IN A USF: IMPLICATIONS FOR RELATIONAL COORDINATION AND THE PSYCHOLOGICAL CONTRACT |
title |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO |
spellingShingle |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO Alonso, Marta João Coordenação Relacional Contrato Psicológico Satisfação Profissional Satisfação do Utente USF Relational Coordination Psychological Contract Professional Satisfaction User Satisfaction USF |
title_short |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO |
title_full |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO |
title_fullStr |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO |
title_sort |
ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO |
author |
Alonso, Marta João |
author_facet |
Alonso, Marta João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso, Marta João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação Relacional Contrato Psicológico Satisfação Profissional Satisfação do Utente USF Relational Coordination Psychological Contract Professional Satisfaction User Satisfaction USF |
topic |
Coordenação Relacional Contrato Psicológico Satisfação Profissional Satisfação do Utente USF Relational Coordination Psychological Contract Professional Satisfaction User Satisfaction USF |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/104952 http://hdl.handle.net/10316/104952 TID:203190726 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/104952 |
identifier_str_mv |
TID:203190726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134105866076160 |