O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2415 |
Resumo: | O ensino da Língua Portuguesa tem sido prejudicado por estratégias de ensino da Gramática que não exploram, de forma adequada, a articulação entre o funcionamento da língua e as competências de leitura, escrita e oralidade. Neste trabalho, pretendemos discutir qual o papel que a Gramática pode assumir na aula de Língua Materna e explorar estratégias para o ensino da Gramática que perspectivem o estudo do funcionamento da língua como uma actividade de descoberta e aplicação de conhecimentos, apoiada no conhecimento implícito dos estudantes. |
id |
RCAP_861c0f7d6fbd3ab6634de44cdc8b5196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2415 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básicoGramáticaManuais escolaresEnsino/aprendizagemEnsino básico 3ºcicloO ensino da Língua Portuguesa tem sido prejudicado por estratégias de ensino da Gramática que não exploram, de forma adequada, a articulação entre o funcionamento da língua e as competências de leitura, escrita e oralidade. Neste trabalho, pretendemos discutir qual o papel que a Gramática pode assumir na aula de Língua Materna e explorar estratégias para o ensino da Gramática que perspectivem o estudo do funcionamento da língua como uma actividade de descoberta e aplicação de conhecimentos, apoiada no conhecimento implícito dos estudantes.The teaching of the Portuguese Language hasn‟t been properly strengthened because of Grammar strategies that do not deepen, in a suitable way, the connection between grammar skills and oral and writing ones. In this essay, we intend to focus on the importance grammar skills may have in the mother language lessons and, consequently, we aim at searching available strategies to teach grammar items by using a deductive methodology as well as promote and develop „unemerged‟ skills our students own.2013-05-16T10:40:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2415pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, António Eduardo dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:13.874999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico |
title |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico Gil, António Eduardo dos Santos Gramática Manuais escolares Ensino/aprendizagem Ensino básico 3ºciclo |
title_short |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico |
title_full |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico |
author |
Gil, António Eduardo dos Santos |
author_facet |
Gil, António Eduardo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, António Eduardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Manuais escolares Ensino/aprendizagem Ensino básico 3ºciclo |
topic |
Gramática Manuais escolares Ensino/aprendizagem Ensino básico 3ºciclo |
description |
O ensino da Língua Portuguesa tem sido prejudicado por estratégias de ensino da Gramática que não exploram, de forma adequada, a articulação entre o funcionamento da língua e as competências de leitura, escrita e oralidade. Neste trabalho, pretendemos discutir qual o papel que a Gramática pode assumir na aula de Língua Materna e explorar estratégias para o ensino da Gramática que perspectivem o estudo do funcionamento da língua como uma actividade de descoberta e aplicação de conhecimentos, apoiada no conhecimento implícito dos estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2013-05-16T10:40:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2415 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137107276464128 |