O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, António Eduardo dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2415
Resumo: O ensino da Língua Portuguesa tem sido prejudicado por estratégias de ensino da Gramática que não exploram, de forma adequada, a articulação entre o funcionamento da língua e as competências de leitura, escrita e oralidade. Neste trabalho, pretendemos discutir qual o papel que a Gramática pode assumir na aula de Língua Materna e explorar estratégias para o ensino da Gramática que perspectivem o estudo do funcionamento da língua como uma actividade de descoberta e aplicação de conhecimentos, apoiada no conhecimento implícito dos estudantes.
id RCAP_861c0f7d6fbd3ab6634de44cdc8b5196
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básicoGramáticaManuais escolaresEnsino/aprendizagemEnsino básico 3ºcicloO ensino da Língua Portuguesa tem sido prejudicado por estratégias de ensino da Gramática que não exploram, de forma adequada, a articulação entre o funcionamento da língua e as competências de leitura, escrita e oralidade. Neste trabalho, pretendemos discutir qual o papel que a Gramática pode assumir na aula de Língua Materna e explorar estratégias para o ensino da Gramática que perspectivem o estudo do funcionamento da língua como uma actividade de descoberta e aplicação de conhecimentos, apoiada no conhecimento implícito dos estudantes.The teaching of the Portuguese Language hasn‟t been properly strengthened because of Grammar strategies that do not deepen, in a suitable way, the connection between grammar skills and oral and writing ones. In this essay, we intend to focus on the importance grammar skills may have in the mother language lessons and, consequently, we aim at searching available strategies to teach grammar items by using a deductive methodology as well as promote and develop „unemerged‟ skills our students own.2013-05-16T10:40:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2415pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, António Eduardo dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:13.874999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
title O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
spellingShingle O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
Gil, António Eduardo dos Santos
Gramática
Manuais escolares
Ensino/aprendizagem
Ensino básico 3ºciclo
title_short O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
title_full O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
title_fullStr O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
title_sort O ensino da gramática nos manuais escolares de língua portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico
author Gil, António Eduardo dos Santos
author_facet Gil, António Eduardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, António Eduardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Manuais escolares
Ensino/aprendizagem
Ensino básico 3ºciclo
topic Gramática
Manuais escolares
Ensino/aprendizagem
Ensino básico 3ºciclo
description O ensino da Língua Portuguesa tem sido prejudicado por estratégias de ensino da Gramática que não exploram, de forma adequada, a articulação entre o funcionamento da língua e as competências de leitura, escrita e oralidade. Neste trabalho, pretendemos discutir qual o papel que a Gramática pode assumir na aula de Língua Materna e explorar estratégias para o ensino da Gramática que perspectivem o estudo do funcionamento da língua como uma actividade de descoberta e aplicação de conhecimentos, apoiada no conhecimento implícito dos estudantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-05-16T10:40:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2415
url http://hdl.handle.net/10348/2415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137107276464128