Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31826 |
Resumo: | A avaliação que é feita no âmbito do processo de desenvolvimento profissional (DP) do professor é um dos principais desafios para o sistema educativo. Por meio de uma revisão sistemática, pretende-se analisar e identificar fatores inerentes ao processo de avaliação dos professores que influenciam o seu DP, assim como analisar as potencialidades da avaliação no DP.A partir destes objetivos, foram definidas as palavras-chave que orientaram a pesquisa feita em diferentes bases de dados eletrónicas selecionadas (entre o período de 2009-2019). Foram selecionados 10 estudos de acordo com os critérios de inclusão/exclusão previamente definidos para o estudo. Os resultados desta revisão sistemática, realizada num contexto de doutoramento em Educação na especialidade de Supervisão e Avaliação, evidenciam que a avaliação potencia e norteia o processo de DP, não só através da autoformação do próprio professor, mas também pelo olhar atento sobre as componentes pedagógico-didáticas e científicas, relacionando estes aspetos com fatores como a motivação, as lideranças e as relações profissionais. |
id |
RCAP_861c6834f648c2e11d250078230c1453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemáticaDesenvolvimento profissionalAvaliação docenteTrabalhocolaborativoA avaliação que é feita no âmbito do processo de desenvolvimento profissional (DP) do professor é um dos principais desafios para o sistema educativo. Por meio de uma revisão sistemática, pretende-se analisar e identificar fatores inerentes ao processo de avaliação dos professores que influenciam o seu DP, assim como analisar as potencialidades da avaliação no DP.A partir destes objetivos, foram definidas as palavras-chave que orientaram a pesquisa feita em diferentes bases de dados eletrónicas selecionadas (entre o período de 2009-2019). Foram selecionados 10 estudos de acordo com os critérios de inclusão/exclusão previamente definidos para o estudo. Os resultados desta revisão sistemática, realizada num contexto de doutoramento em Educação na especialidade de Supervisão e Avaliação, evidenciam que a avaliação potencia e norteia o processo de DP, não só através da autoformação do próprio professor, mas também pelo olhar atento sobre as componentes pedagógico-didáticas e científicas, relacionando estes aspetos com fatores como a motivação, as lideranças e as relações profissionais.The evaluation made within the teacher professional development(PD)process is one of the main challenges for the educational system. Through a systematic review, we intend to analyse and identify crucialfactors inteachers’ evaluation process that influence their PD, as well as analyse the potentialities of evaluation in PD. From these objectives,the defined keywords directed the search made in different selected electronic databases (between 2009 and 2019). Ten studies were selected according to the inclusion / exclusion criteria defined for research. The results of this systematic review, carried out in the context of a PhD in Education in the specialty of Supervision and Evaluation, show that the evaluation enhances and guides the process of PD, not only through the teacher’s own self-formation, but also by a close look at the teacher’s scientific-pedagogical components, relating these aspects with factors such as motivation, leadership and professional relationships.La evaluación que se realiza dentro del proceso de desarrollo profesional (DP) del profesor es uno de los principales desafíos para el sistema educativo. Mediante una revisión sistemática, pretendemos analizar e identificar factores inherentes al proceso de evaluación de los docentes y que influyen en su DP, así como analizar las potencialidades de la evaluación en el DP. A partir de estos objetivos se definieron las palabras clave que guiaron la búsqueda realizada en diferentes bases de datos electrónicas seleccionadas (entre el período 2009-2019). Se seleccionaron diez estudios de acuerdo con los criterios de inclusión / exclusión previamente definidos para este estudio. Los resultados de esta revisión sistemática, realizada en el contexto de un Doctorado en Educación en la especialidad de Supervisión y Evaluación, muestran que la evaluación mejora y guía el procesode DP, no solo a través de la propia formación del profesor, sino también al observar de cerca los componentes científico-pedagógicos del profesor, relacionando estos aspectos con factores como la motivación, el liderazgo y las relaciones profesionales.Editora Autêntica2021-08-13T17:33:01Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31826por10.31639/rbpfp.v11i22.275Macedo, MárioPaixão, FátimaTomaz, Carlota Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:23Zoai:ria.ua.pt:10773/31826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:36.505879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática |
title |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática Macedo, Mário Desenvolvimento profissional Avaliação docente Trabalhocolaborativo |
title_short |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática |
title_full |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática |
title_sort |
Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional: uma revisão sistemática |
author |
Macedo, Mário |
author_facet |
Macedo, Mário Paixão, Fátima Tomaz, Carlota Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Fátima Tomaz, Carlota Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Mário Paixão, Fátima Tomaz, Carlota Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Avaliação docente Trabalhocolaborativo |
topic |
Desenvolvimento profissional Avaliação docente Trabalhocolaborativo |
description |
A avaliação que é feita no âmbito do processo de desenvolvimento profissional (DP) do professor é um dos principais desafios para o sistema educativo. Por meio de uma revisão sistemática, pretende-se analisar e identificar fatores inerentes ao processo de avaliação dos professores que influenciam o seu DP, assim como analisar as potencialidades da avaliação no DP.A partir destes objetivos, foram definidas as palavras-chave que orientaram a pesquisa feita em diferentes bases de dados eletrónicas selecionadas (entre o período de 2009-2019). Foram selecionados 10 estudos de acordo com os critérios de inclusão/exclusão previamente definidos para o estudo. Os resultados desta revisão sistemática, realizada num contexto de doutoramento em Educação na especialidade de Supervisão e Avaliação, evidenciam que a avaliação potencia e norteia o processo de DP, não só através da autoformação do próprio professor, mas também pelo olhar atento sobre as componentes pedagógico-didáticas e científicas, relacionando estes aspetos com fatores como a motivação, as lideranças e as relações profissionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01T00:00:00Z 2019-12 2021-08-13T17:33:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31826 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.31639/rbpfp.v11i22.275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autêntica |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Autêntica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137691766358016 |