Prevalência da heterometria em jovens atletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Leila Filipa Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2929
Resumo: O presente relatório consiste em apresentar um resumo das intervenções ocorridas durante o estágio profissionalizante do mestrado em podiatria clínica, ministrado na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. O estágio decorreu entre o Hospital de São João pólo Valongo, o Centro de Medicina Desportivo do Porto e o laboratório de ortopodologia. Este trabalho apresenta duas vertentes, uma que decorreu em ambiente real de trabalho e uma outra em contexto de investigação. A primeira vertente tem como objetivo apresentar uma análise sobre as intervenções decorridas nos vários locais de estágio. A segunda vertente, perante o contexto do estágio, surgiu a necessidade de realizar um estudo a todos os indivíduos praticantes de atividade física/ desporto, onde o objetivo principal foi estudar a prevalência de heterometrias em jovens atletas. Participaram 509 atletas de várias modalidades desportivas, com média de idades de 18,31 anos. Como resultados desta pesquisa constatamos que existe uma prevalência de 39,49% de heterometrias na nossa amostra e que a atitude escoliótica correlaciona-se de forma significativa (p=0,000) com a presença de heterometrias. No Hospital da Nossa Senhora da Conceição verificamos o género feminino como o mais predominante nas consultas de podologia e 55% dos indivíduos intervencionados possuía diabetes mellitus. As onicopatias foram as alterações podológicas mais prevalentes, e o tratamento quiropodológico o mais implementado. Em relação ao Centro de Medicina Desportiva o futebol foi a modalidade mais recorrente nas avaliações e os praticantes de desporto amador foram os mais afluentes. As possíveis heterometrias e o retro pé varo predominaram nas alterações mais frequentes. Este estágio promoveu novas experiências onde podemos colocar em prática as nossas capacidades, ajudou adquirir e solidificar melhor os conhecimentos teóricos e práticos
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