Antecedentes e consequentes da identificação organizacional nos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliana Veríssimo da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2026
Resumo: As organizações preocupam-se não apenas com os resultados, mas com a qualidade de serviço prestado aos seus clientes. O serviço prestado ao cliente é de crucial importância para a imagem da organização e consequente sobrevivência. Os profissionais que experienciam um clima interno favorável ao desenvolvimento do seu trabalho, transmitem essa satisfação ao cliente. A identificação dos profissionais de saúde com a organização (IDO) para qual trabalham influencia o seu desempenho. Baseado numa amostra de 216 profissionais, de prestação privada de cuidados de hemodiálise a clientes com doença insuficiente renal crónica, este estudo testa um modelo teórico de IDO. Os resultados desta investigação permitem afirmar que a virtuosidade e a força da identidade influenciam positivamente a IDO, sendo que esta promove comportamentos de foco e comportamentos de ligação aos clientes. Uma organização sólida e distinta promove a identificação dos profissionais e, estes, tendem a desenvolver comportamentos em prol da organização e que os beneficia enquanto membros. O sucesso da organização é o sucesso dos seus membros. O vínculo dos profissionais à organização tem efeito moderador sobre a relação da IDO e os comportamentos de ligação aos clientes. Os profissionais com uma ligação formal à organização possuem maior envolvimento afectivo com a organização e seus clientes.
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