O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Liliana Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10238
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
id RCAP_86317fd9bc5514074bacdc5741040144
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeiraEnsino comunicativo da línguaEnsino de línguas baseado em tarefascompetência comunicativaMotivaçãoEnsino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras)Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017O presente relatório inclui uma reflexão crítica sobre as fundamentações teóricas acerca do ensino e da aprendizagem de línguas que serviram de pilar para a realização das minhas sequências de aprendizagem, bem como exemplos de atividades que se revelaram motivadoras e responsáveis pelo sucesso da aprendizagem dos alunos. O trabalho está subdividido em três secções: na secção (1) faço o enquadramento geral, onde descrevo a professora estagiária, o contexto da Prática Pedagógica Supervisionada e reflito sobre o ensino das línguas estrangeiras em Portugal; na secção (2) abordo as fundamentações teórico-metodológicas, nomeadamente o Ensino Comunicativo da Língua e o Ensino da Língua Baseado em Tarefas e teço reflexões críticas sobre a minha Prática Pedagógica Supervisionada, apoiada por exemplos, sempre que me é possível. Explano ainda o papel da motivação na aprendizagem de uma língua, bem como as atividades que se mostraram motivadoras ao longo da minha Prática Pedagógica Supervisionada; por fim, na secção (3), realizo uma análise reflexiva e crítica do trabalho desenvolvido quer na PPS, quer na elaboração do relatório. Consciente da necessidade de favorecer situações de comunicação autênticas e motivadoras, que fossem ao encontro das necessidades de aprendizagem, interesses e vivências dos alunos, no âmbito das Práticas Pedagógicas Supervisionadas de Inglês e de Espanhol, elaborei sequências de aprendizagem baseadas nos paradigmas metodológicos do Ensino Comunicativo da Língua e do Ensino da Língua Baseado em Tarefas.Cabral, MariaZurita, Mercedes RabadánSapientiaGomes, Liliana Ferreira2017-12-18T10:04:31Z2017-10-1820172017-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10238TID:201769042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:51Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:59.940783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
title O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
spellingShingle O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
Gomes, Liliana Ferreira
Ensino comunicativo da língua
Ensino de línguas baseado em tarefas
competência comunicativa
Motivação
Ensino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
title_full O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
title_fullStr O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
title_full_unstemmed O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
title_sort O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
author Gomes, Liliana Ferreira
author_facet Gomes, Liliana Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Maria
Zurita, Mercedes Rabadán
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Liliana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino comunicativo da língua
Ensino de línguas baseado em tarefas
competência comunicativa
Motivação
Ensino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino comunicativo da língua
Ensino de línguas baseado em tarefas
competência comunicativa
Motivação
Ensino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T10:04:31Z
2017-10-18
2017
2017-10-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10238
TID:201769042
url http://hdl.handle.net/10400.1/10238
identifier_str_mv TID:201769042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133251247276032