O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10238 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 |
id |
RCAP_86317fd9bc5514074bacdc5741040144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeiraEnsino comunicativo da línguaEnsino de línguas baseado em tarefascompetência comunicativaMotivaçãoEnsino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras)Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017O presente relatório inclui uma reflexão crítica sobre as fundamentações teóricas acerca do ensino e da aprendizagem de línguas que serviram de pilar para a realização das minhas sequências de aprendizagem, bem como exemplos de atividades que se revelaram motivadoras e responsáveis pelo sucesso da aprendizagem dos alunos. O trabalho está subdividido em três secções: na secção (1) faço o enquadramento geral, onde descrevo a professora estagiária, o contexto da Prática Pedagógica Supervisionada e reflito sobre o ensino das línguas estrangeiras em Portugal; na secção (2) abordo as fundamentações teórico-metodológicas, nomeadamente o Ensino Comunicativo da Língua e o Ensino da Língua Baseado em Tarefas e teço reflexões críticas sobre a minha Prática Pedagógica Supervisionada, apoiada por exemplos, sempre que me é possível. Explano ainda o papel da motivação na aprendizagem de uma língua, bem como as atividades que se mostraram motivadoras ao longo da minha Prática Pedagógica Supervisionada; por fim, na secção (3), realizo uma análise reflexiva e crítica do trabalho desenvolvido quer na PPS, quer na elaboração do relatório. Consciente da necessidade de favorecer situações de comunicação autênticas e motivadoras, que fossem ao encontro das necessidades de aprendizagem, interesses e vivências dos alunos, no âmbito das Práticas Pedagógicas Supervisionadas de Inglês e de Espanhol, elaborei sequências de aprendizagem baseadas nos paradigmas metodológicos do Ensino Comunicativo da Língua e do Ensino da Língua Baseado em Tarefas.Cabral, MariaZurita, Mercedes RabadánSapientiaGomes, Liliana Ferreira2017-12-18T10:04:31Z2017-10-1820172017-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10238TID:201769042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:51Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:59.940783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira |
title |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira |
spellingShingle |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira Gomes, Liliana Ferreira Ensino comunicativo da língua Ensino de línguas baseado em tarefas competência comunicativa Motivação Ensino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras) Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira |
title_full |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira |
title_fullStr |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira |
title_sort |
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira |
author |
Gomes, Liliana Ferreira |
author_facet |
Gomes, Liliana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Maria Zurita, Mercedes Rabadán Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Liliana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino comunicativo da língua Ensino de línguas baseado em tarefas competência comunicativa Motivação Ensino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras) Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino comunicativo da língua Ensino de línguas baseado em tarefas competência comunicativa Motivação Ensino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras) Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T10:04:31Z 2017-10-18 2017 2017-10-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10238 TID:201769042 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10238 |
identifier_str_mv |
TID:201769042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133251247276032 |