A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Graziela Aparecida dos [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93912
Resumo: A presente pesquisa, interpretativista, de caráter intervencionista, tem como objetivo geral analisar como se dá a interação entre os aprendizes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Língua Espanhola, trabalhando em pares mediante o uso de tarefas, em contexto de sala de aula numerosa, de uma Universidade particular do interior paulista. A mesma tem, como objetivos específicos, examinar as características motivacionais apresentadas por tais alunos, trabalhando nessa configuração em pares por meio de tarefas, dada no decorrer do 2o. semestre de 2001, bem como os resultados apresentados no tocante a esse arranjo, em relação àquele do 1o. semestre do mesmo ano, em que os aprendizes trabalhavam a partir de aulas expositivas, ministradas por mim, professora-pesquisadora (PP), e configurados em um grupo único. A pesquisa foi dividida em duas fases, o 1o. e o 2o. semestres, cada qual como os alunos configurados em seu contexto específico, como abordado acima. A fim de se proceder à coleta e análise dos dados, foram utilizadas gravações audiovisuais, diários de pesquisa dos alunos participantes, questionários, entrevistas, notas de campo e meu diário de pesquisa. Os resultados mostram que os participantes analisados tiveram mais oportunidades para interagir social e comunicativamente no uso da língua-alvo com os parceiros e comigo, além de apresentarem um apoio mútuo frente à realização das tarefas, dado o trabalho colaborativo que realizaram. Paralelamente a isso, houve uma mudança considerável na conduta disciplinar dos alunos dessa turma. Essa acarretou melhores condições para o desenvolvimento de minha prática pedagógica em sala de aula, com relação a uma instrução mais coerente com a postura comunicativa que pretendo assumir, e ao desenvolvimento de um contato mais próximo entre professora e alunos, haja vista a impessoalidade que o contexto...
id UNSP_a925e9fba64e5c84098bf9336f474f2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93912
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanholaLingüística aplicadaLingua espanhola - Estudo e ensinoInteração comunicativaTarefas comunicativasA presente pesquisa, interpretativista, de caráter intervencionista, tem como objetivo geral analisar como se dá a interação entre os aprendizes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Língua Espanhola, trabalhando em pares mediante o uso de tarefas, em contexto de sala de aula numerosa, de uma Universidade particular do interior paulista. A mesma tem, como objetivos específicos, examinar as características motivacionais apresentadas por tais alunos, trabalhando nessa configuração em pares por meio de tarefas, dada no decorrer do 2o. semestre de 2001, bem como os resultados apresentados no tocante a esse arranjo, em relação àquele do 1o. semestre do mesmo ano, em que os aprendizes trabalhavam a partir de aulas expositivas, ministradas por mim, professora-pesquisadora (PP), e configurados em um grupo único. A pesquisa foi dividida em duas fases, o 1o. e o 2o. semestres, cada qual como os alunos configurados em seu contexto específico, como abordado acima. A fim de se proceder à coleta e análise dos dados, foram utilizadas gravações audiovisuais, diários de pesquisa dos alunos participantes, questionários, entrevistas, notas de campo e meu diário de pesquisa. Os resultados mostram que os participantes analisados tiveram mais oportunidades para interagir social e comunicativamente no uso da língua-alvo com os parceiros e comigo, além de apresentarem um apoio mútuo frente à realização das tarefas, dado o trabalho colaborativo que realizaram. Paralelamente a isso, houve uma mudança considerável na conduta disciplinar dos alunos dessa turma. Essa acarretou melhores condições para o desenvolvimento de minha prática pedagógica em sala de aula, com relação a uma instrução mais coerente com a postura comunicativa que pretendo assumir, e ao desenvolvimento de um contato mais próximo entre professora e alunos, haja vista a impessoalidade que o contexto...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benedetti, Ana Mariza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Graziela Aparecida dos [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2003-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 f. : il.application/pdfSANTOS, Graziela Aparecida dos. A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola. 2003. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/93912000218220santos_ga_me_sjrp.pdf33004153069P57562239125579892Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T06:17:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93912Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:58:40.777925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
title A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
spellingShingle A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
Santos, Graziela Aparecida dos [UNESP]
Lingüística aplicada
Lingua espanhola - Estudo e ensino
Interação comunicativa
Tarefas comunicativas
title_short A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
title_full A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
title_fullStr A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
title_full_unstemmed A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
title_sort A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
author Santos, Graziela Aparecida dos [UNESP]
author_facet Santos, Graziela Aparecida dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedetti, Ana Mariza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Graziela Aparecida dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística aplicada
Lingua espanhola - Estudo e ensino
Interação comunicativa
Tarefas comunicativas
topic Lingüística aplicada
Lingua espanhola - Estudo e ensino
Interação comunicativa
Tarefas comunicativas
description A presente pesquisa, interpretativista, de caráter intervencionista, tem como objetivo geral analisar como se dá a interação entre os aprendizes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Língua Espanhola, trabalhando em pares mediante o uso de tarefas, em contexto de sala de aula numerosa, de uma Universidade particular do interior paulista. A mesma tem, como objetivos específicos, examinar as características motivacionais apresentadas por tais alunos, trabalhando nessa configuração em pares por meio de tarefas, dada no decorrer do 2o. semestre de 2001, bem como os resultados apresentados no tocante a esse arranjo, em relação àquele do 1o. semestre do mesmo ano, em que os aprendizes trabalhavam a partir de aulas expositivas, ministradas por mim, professora-pesquisadora (PP), e configurados em um grupo único. A pesquisa foi dividida em duas fases, o 1o. e o 2o. semestres, cada qual como os alunos configurados em seu contexto específico, como abordado acima. A fim de se proceder à coleta e análise dos dados, foram utilizadas gravações audiovisuais, diários de pesquisa dos alunos participantes, questionários, entrevistas, notas de campo e meu diário de pesquisa. Os resultados mostram que os participantes analisados tiveram mais oportunidades para interagir social e comunicativamente no uso da língua-alvo com os parceiros e comigo, além de apresentarem um apoio mútuo frente à realização das tarefas, dado o trabalho colaborativo que realizaram. Paralelamente a isso, houve uma mudança considerável na conduta disciplinar dos alunos dessa turma. Essa acarretou melhores condições para o desenvolvimento de minha prática pedagógica em sala de aula, com relação a uma instrução mais coerente com a postura comunicativa que pretendo assumir, e ao desenvolvimento de um contato mais próximo entre professora e alunos, haja vista a impessoalidade que o contexto...
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-08
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Graziela Aparecida dos. A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola. 2003. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/93912
000218220
santos_ga_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
identifier_str_mv SANTOS, Graziela Aparecida dos. A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola. 2003. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003.
000218220
santos_ga_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
url http://hdl.handle.net/11449/93912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129006899298304