Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Débora Alexandra Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11982
Resumo: A Intervenção Precoce é uma área científica que evidencia uma evolução muito significativa em poucos anos. A mudança de paradigma – do modelo centrado na criança para o modelo centrado na família – implica novos contextos e formas de prestação de serviços, sendo prática recomendada na atualidade – a intervenção em contextos naturais. Este trabalho surge assim com o objetivo de realizar uma revisão da literatura sobre esta temática: Intervenção Precoce em contextos naturais. Pretendeu-se discutir o conceito e a sua importância no panorama atual, diversos instrumentos, modelos e propostas de intervenção, bem como resultados de investigações conduzidas a nível internacional e nacional. No seio dos contextos naturais surge um conceito ainda mais específico designado como rotinas, merecendo papel de destaque pela sua relevância, num trabalho de base ecológica. Aprofundamos mais especificamente, o tema das rotinas em contexto familiar e das rotinas em contexto educativo pois o contexto educativo e domiciliário são dos contextos naturais mais referidos na literatura em crianças entre os 0 e os 6 anos de idade. A literatura científica demonstrou, de forma clara, que as rotinas que acontecem nos contextos naturais da criança são mais eficazes para apoiar e sustentar o trabalho em intervenção precoce. Concluímos ainda que é uma área que carece de investigação, tanto em termos internacionais como nacionais, estando, o nosso país mais focado no desenvolvimento e investigação de intervenções baseadas nas rotinas em contexto domiciliário do que em contexto educativo.
id RCAP_8632b6da7f63017c8347adb8e44b54f6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literaturaIntervenção precoceContextos naturaisRotinasIntervenção baseada nas atividadesIntervenção baseada nas rotinasABIRBIEarly interventionNatural environmentsRoutinesActivity Based InterventionRoutine Based InterventionDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeDomínio/Área Científica::Ciências SociaisA Intervenção Precoce é uma área científica que evidencia uma evolução muito significativa em poucos anos. A mudança de paradigma – do modelo centrado na criança para o modelo centrado na família – implica novos contextos e formas de prestação de serviços, sendo prática recomendada na atualidade – a intervenção em contextos naturais. Este trabalho surge assim com o objetivo de realizar uma revisão da literatura sobre esta temática: Intervenção Precoce em contextos naturais. Pretendeu-se discutir o conceito e a sua importância no panorama atual, diversos instrumentos, modelos e propostas de intervenção, bem como resultados de investigações conduzidas a nível internacional e nacional. No seio dos contextos naturais surge um conceito ainda mais específico designado como rotinas, merecendo papel de destaque pela sua relevância, num trabalho de base ecológica. Aprofundamos mais especificamente, o tema das rotinas em contexto familiar e das rotinas em contexto educativo pois o contexto educativo e domiciliário são dos contextos naturais mais referidos na literatura em crianças entre os 0 e os 6 anos de idade. A literatura científica demonstrou, de forma clara, que as rotinas que acontecem nos contextos naturais da criança são mais eficazes para apoiar e sustentar o trabalho em intervenção precoce. Concluímos ainda que é uma área que carece de investigação, tanto em termos internacionais como nacionais, estando, o nosso país mais focado no desenvolvimento e investigação de intervenções baseadas nas rotinas em contexto domiciliário do que em contexto educativo.Early intervention is a scientific area that shows a significant progress in a few years. The paradigm shift - from child-centered intervention to family-centered intervention relates to new contexts and ways of providing services, according to EI Recommended Practices - EI intervention in natural contexts. This study main goal was to carry out a review of scientific literature about this subject: Early Intervention in natural contexts. We intended to discuss the concept and its importance, different instruments, and proposals for intervention, as well as the results from research conducted at national and international level. Within the natural contexts literature, we identified another current and important concept designated as routines that we study deeply for its relevance in an ecological groundwork. So we analyzed the routines in the family context and routines in an educational more relevant for children aged 0 to 6 years old. The scientific literature has demonstrated clearly that the routines that take place in the child's natural environments are most effective to support and sustain the work in early intervention. We also concluded that this an area that needs more research, both internationally and at national level. In Portugal routines based intervention (at home) shows more interest and development comparing to activity based intervention more adequate for the educational context.Brandão, Maria Teresa Perlico MachadoRepositório da Universidade de LisboaAlves, Débora Alexandra Moura2016-08-22T14:59:56Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11982TID:201223350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:11.637881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
title Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
Alves, Débora Alexandra Moura
Intervenção precoce
Contextos naturais
Rotinas
Intervenção baseada nas atividades
Intervenção baseada nas rotinas
ABI
RBI
Early intervention
Natural environments
Routines
Activity Based Intervention
Routine Based Intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
title_full Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
title_sort Intervenção precoce em contextos naturais : uma revisão sistemática da literatura
author Alves, Débora Alexandra Moura
author_facet Alves, Débora Alexandra Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Débora Alexandra Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção precoce
Contextos naturais
Rotinas
Intervenção baseada nas atividades
Intervenção baseada nas rotinas
ABI
RBI
Early intervention
Natural environments
Routines
Activity Based Intervention
Routine Based Intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Intervenção precoce
Contextos naturais
Rotinas
Intervenção baseada nas atividades
Intervenção baseada nas rotinas
ABI
RBI
Early intervention
Natural environments
Routines
Activity Based Intervention
Routine Based Intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description A Intervenção Precoce é uma área científica que evidencia uma evolução muito significativa em poucos anos. A mudança de paradigma – do modelo centrado na criança para o modelo centrado na família – implica novos contextos e formas de prestação de serviços, sendo prática recomendada na atualidade – a intervenção em contextos naturais. Este trabalho surge assim com o objetivo de realizar uma revisão da literatura sobre esta temática: Intervenção Precoce em contextos naturais. Pretendeu-se discutir o conceito e a sua importância no panorama atual, diversos instrumentos, modelos e propostas de intervenção, bem como resultados de investigações conduzidas a nível internacional e nacional. No seio dos contextos naturais surge um conceito ainda mais específico designado como rotinas, merecendo papel de destaque pela sua relevância, num trabalho de base ecológica. Aprofundamos mais especificamente, o tema das rotinas em contexto familiar e das rotinas em contexto educativo pois o contexto educativo e domiciliário são dos contextos naturais mais referidos na literatura em crianças entre os 0 e os 6 anos de idade. A literatura científica demonstrou, de forma clara, que as rotinas que acontecem nos contextos naturais da criança são mais eficazes para apoiar e sustentar o trabalho em intervenção precoce. Concluímos ainda que é uma área que carece de investigação, tanto em termos internacionais como nacionais, estando, o nosso país mais focado no desenvolvimento e investigação de intervenções baseadas nas rotinas em contexto domiciliário do que em contexto educativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-22T14:59:56Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11982
TID:201223350
url http://hdl.handle.net/10400.5/11982
identifier_str_mv TID:201223350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131067334000640