Trabalho em contexto domiciliário: perceção das famílias sobre a intervenção dos docentes de uma equipa de intervenção precoce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8259 |
Resumo: | A intervenção precoce na infância é um tema atual que tem vindo a receber uma maior atenção em Portugal nos últimos anos, tendo-se acentuado com a publicação do Decreto-Lei 281/2009, a 6 de outubro de 2009. O seu objetivo é procurar reduzir ao máximo os efeitos dos fatores de risco ou das incapacidades existentes, no desenvolvimento da criança, assentando no pressuposto de que quanto mais precocemente forem acionadas as intervenções, mais longe se pode ir na atenuação das limitações funcionais de origem. O presente estudo, no âmbito da Intervenção Precoce (IP), tem como objetivo geral analisar a perceção das famílias sobre a intervenção dos docentes de uma equipa de Intervenção Precoce, em contexto domiciliário. Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo em que os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, a dez famílias, cujos filhos são apoiados por docentes da referida equipa. Os dados foram tratados no programa NVivo © Versão 11. Após analisados os resultados pode concluir-se que como competências do perfil do docente de IP foram identificadas as seguintes: Capacidade de escuta, Confiança, Disponibilidade e Capacidade de adaptação às necessidades das famílias, verificando-se que todas as famílias foram unânimes em relação ao facto do docente questionar as necessidades da família em relação à criança. Infere-se ainda do estudo que a perceção dos pais relativamente à função ou intervenção do docente da IP, seria a de Informar, de Desenvolver atividades com a criança, reconhecendo que estas se revelam essenciais para a sua evolução e também Desenvolver atividades com a família. Outra função referida pelos inquiridos é a de Observador/Avaliador. Salienta-se a importância dada à presença dos pais, fornecendo informações precisas e uteis quer na avaliação da criança quer na aquisição de informação e conhecimento, de forma a manter-se atualizada e informada sobre o desenvolvimento do seu educando e para melhor lidar com a problemática. Os pais demonstram ainda grande confiança nas competências do docente. |
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Trabalho em contexto domiciliário: perceção das famílias sobre a intervenção dos docentes de uma equipa de intervenção precoceIntervenção precoceFamíliaContexto domiciliárioDocente de intervenção precocePerfilFunçãoEarly interventionFamilyDomicile contextEarly intervention teacherProfileFunctionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA intervenção precoce na infância é um tema atual que tem vindo a receber uma maior atenção em Portugal nos últimos anos, tendo-se acentuado com a publicação do Decreto-Lei 281/2009, a 6 de outubro de 2009. O seu objetivo é procurar reduzir ao máximo os efeitos dos fatores de risco ou das incapacidades existentes, no desenvolvimento da criança, assentando no pressuposto de que quanto mais precocemente forem acionadas as intervenções, mais longe se pode ir na atenuação das limitações funcionais de origem. O presente estudo, no âmbito da Intervenção Precoce (IP), tem como objetivo geral analisar a perceção das famílias sobre a intervenção dos docentes de uma equipa de Intervenção Precoce, em contexto domiciliário. Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo em que os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, a dez famílias, cujos filhos são apoiados por docentes da referida equipa. Os dados foram tratados no programa NVivo © Versão 11. Após analisados os resultados pode concluir-se que como competências do perfil do docente de IP foram identificadas as seguintes: Capacidade de escuta, Confiança, Disponibilidade e Capacidade de adaptação às necessidades das famílias, verificando-se que todas as famílias foram unânimes em relação ao facto do docente questionar as necessidades da família em relação à criança. Infere-se ainda do estudo que a perceção dos pais relativamente à função ou intervenção do docente da IP, seria a de Informar, de Desenvolver atividades com a criança, reconhecendo que estas se revelam essenciais para a sua evolução e também Desenvolver atividades com a família. Outra função referida pelos inquiridos é a de Observador/Avaliador. Salienta-se a importância dada à presença dos pais, fornecendo informações precisas e uteis quer na avaliação da criança quer na aquisição de informação e conhecimento, de forma a manter-se atualizada e informada sobre o desenvolvimento do seu educando e para melhor lidar com a problemática. Os pais demonstram ainda grande confiança nas competências do docente.Early childhood intervention is a current topic which lately has been getting more attention in Portugal, especially since the publication of Decree Law 281/2009, published on 6th October 2009. Its aim is to reduce the effects of risk factors or existing incapacities in the development of a child as much as possible, based on the assumption that the earlier interventions are made, the further you can go in diminishing functional limitations. The general aim of this study on Early Intervention (EI) is to analyse the perception families have of the interventions made by teachers from an early intervention team in their family context. It is a descriptive qualitative study where data was collected through a semi structured interview applied to ten families, whose children are being supported by the team. The data was treated with the programme NVivo © Versão 11. After analysing the results, one can conclude that these are the identified competences of an EI teacher’s profile: Listening Skills, Trust, Availability and Capacity in adapting to the families’ needs. It was verified that all families were unanimous in relation to the teacher questioning the needs of the family regarding the child. One also infers from the study that the parents’ perception of the function or intervention of the EI teacher would be that of Informing, Developing activities with the child, by admitting that these are essential to his or her development, and also Developing activities with the family. Another function mentioned by the respondents is that of an Observer/Evaluator. The importance given to the presence of the parents should be noted, providing precise und useful information both on the evaluation of the child and on the gathering of information and knowledge, so as to keep them updated and informed about their child’s development and on how to deal with the child’s problem. Parents also show great trust in the competences of the teacher.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRamos, Ilda Moutinho Anciães2019-11-28T09:51:26Z2019-11-192019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8259TID:202718921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:10.145016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A intervenção precoce na infância é um tema atual que tem vindo a receber uma maior atenção em Portugal nos últimos anos, tendo-se acentuado com a publicação do Decreto-Lei 281/2009, a 6 de outubro de 2009. O seu objetivo é procurar reduzir ao máximo os efeitos dos fatores de risco ou das incapacidades existentes, no desenvolvimento da criança, assentando no pressuposto de que quanto mais precocemente forem acionadas as intervenções, mais longe se pode ir na atenuação das limitações funcionais de origem. O presente estudo, no âmbito da Intervenção Precoce (IP), tem como objetivo geral analisar a perceção das famílias sobre a intervenção dos docentes de uma equipa de Intervenção Precoce, em contexto domiciliário. Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo em que os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, a dez famílias, cujos filhos são apoiados por docentes da referida equipa. Os dados foram tratados no programa NVivo © Versão 11. Após analisados os resultados pode concluir-se que como competências do perfil do docente de IP foram identificadas as seguintes: Capacidade de escuta, Confiança, Disponibilidade e Capacidade de adaptação às necessidades das famílias, verificando-se que todas as famílias foram unânimes em relação ao facto do docente questionar as necessidades da família em relação à criança. Infere-se ainda do estudo que a perceção dos pais relativamente à função ou intervenção do docente da IP, seria a de Informar, de Desenvolver atividades com a criança, reconhecendo que estas se revelam essenciais para a sua evolução e também Desenvolver atividades com a família. Outra função referida pelos inquiridos é a de Observador/Avaliador. Salienta-se a importância dada à presença dos pais, fornecendo informações precisas e uteis quer na avaliação da criança quer na aquisição de informação e conhecimento, de forma a manter-se atualizada e informada sobre o desenvolvimento do seu educando e para melhor lidar com a problemática. Os pais demonstram ainda grande confiança nas competências do docente. |
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