Instituição de políticas públicas por iniciativa parlamentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Murilo Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62309
Resumo: A presente investigação objetiva fazer uma análise sobre a temática referente à instituição de políticas públicas por iniciativa parlamentar, enfocando os limites e as possibilidades desse domínio de atuação parlamentar e, bem assim, os critérios qualitativos para que essa atividade ocorra de forma eficaz, eficiente e efetiva. A pesquisa terá como perspectiva contextual a sistemática constitucional brasileira, sem prejuízo de realizar uma abordagem valendo-se das lições do direito comparado. Sendo impossível realizar uma investigação exaustiva que esgote toda essa matéria, a pesquisa se concentra em determinados pontos que geram mais tensão entre Governo e Legislativo no que concerne à formulação de políticas públicas por iniciativa parlamentar, com especial relevo às questões orçamentário-financeiras e atinentes à qualidade material e formal das políticas públicas, sem pretensões, ademais, de examinar o tema da justiciabilidade dos direitos sociais. O tema central é investigado, dedutivamente, por meio de um percurso que vai desde o alcance e possiblidades da iniciativa parlamentar nessa matéria, passa pelo processo de avaliação de impacto legislativo e sua relação com a qualidade substancial das proposições, não prescinde de uma análise da questão orçamentária, e culmina, como se verá, com o estudo sobre a qualidade formal, no sentido textual, das políticas públicas e sua relação com a segurança jurídica e com determinados mecanismos políticos que podem influenciar o debate, a redação e a aprovação de tais atos normativos na esfera do Legislativo. As políticas públicas visam, sobretudo, a consecução dos direitos fundamentais. Em termos de suficiente determinabilidade, compreende-se que, ao formular uma política pública social, o legislador se coloca diante de notáveis desafios e dificuldades reais. É um exercício complexo que envolve, nomeadamente, a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana e a garantia de níveis adequados de prestações sociais que assegurem uma vida digna, preservando-se, na medida do razoavelmente possível, os patamares de conquista já realizados, sem incorrer, enfim, em omissão parcial ou concessão diferenciada de prestações. Essa responsabilidade encerra a escolha de prioridades, o respeito ao interesse público e às preferências constitucionais de alocação dos recursos, a ponderação em relação a fatores políticos, sociais e econômicos, todo um conjunto de variáveis que necessita ser reconhecido e analisado nesse processo de tomada de decisão. Nesse contexto, investiga-se o potencial da avaliação de impacto legislativo das políticas públicas para tornar essas intervenções estatais mais confiáveis e ampliar a qualidade da legislação produzida. Empreende-se um estudo sobre o papel estratégico das leis orçamentárias na relação dialógica e colaborativa entre Governo e Legislativo e, ainda, acerca das possibilidades de implementação de modelos específicos de previsibilidade e de compatibilidade orçamentária e financeira para as proposições de iniciativa parlamentar que gerem despesas de caráter continuado. Propõe-se uma reflexão sobre o relevo do elemento textual na instituição de políticas públicas. Realiza-se, finalmente, uma abordagem sobre uma questão atual e que tem se agravado no Parlamento, consistente na dificuldade em se alcançar consensos nas matérias em discussão e a utilização inadequada dos conceitos jurídicos indeterminados como estratagema político para a resolução de tais impasses, prática esta que tem potencial para comprometer a qualidade formal dos atos normativos, inclusive daqueles que criem políticas públicas, ocasionar complicações à atividade interpretativa e aplicação das normas e ensejar, em determinadas situações, a violação dos princípios do Estado de direito democrático, da segurança jurídica e da determinabilidade.
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Sendo impossível realizar uma investigação exaustiva que esgote toda essa matéria, a pesquisa se concentra em determinados pontos que geram mais tensão entre Governo e Legislativo no que concerne à formulação de políticas públicas por iniciativa parlamentar, com especial relevo às questões orçamentário-financeiras e atinentes à qualidade material e formal das políticas públicas, sem pretensões, ademais, de examinar o tema da justiciabilidade dos direitos sociais. O tema central é investigado, dedutivamente, por meio de um percurso que vai desde o alcance e possiblidades da iniciativa parlamentar nessa matéria, passa pelo processo de avaliação de impacto legislativo e sua relação com a qualidade substancial das proposições, não prescinde de uma análise da questão orçamentária, e culmina, como se verá, com o estudo sobre a qualidade formal, no sentido textual, das políticas públicas e sua relação com a segurança jurídica e com determinados mecanismos políticos que podem influenciar o debate, a redação e a aprovação de tais atos normativos na esfera do Legislativo. As políticas públicas visam, sobretudo, a consecução dos direitos fundamentais. Em termos de suficiente determinabilidade, compreende-se que, ao formular uma política pública social, o legislador se coloca diante de notáveis desafios e dificuldades reais. É um exercício complexo que envolve, nomeadamente, a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana e a garantia de níveis adequados de prestações sociais que assegurem uma vida digna, preservando-se, na medida do razoavelmente possível, os patamares de conquista já realizados, sem incorrer, enfim, em omissão parcial ou concessão diferenciada de prestações. Essa responsabilidade encerra a escolha de prioridades, o respeito ao interesse público e às preferências constitucionais de alocação dos recursos, a ponderação em relação a fatores políticos, sociais e econômicos, todo um conjunto de variáveis que necessita ser reconhecido e analisado nesse processo de tomada de decisão. Nesse contexto, investiga-se o potencial da avaliação de impacto legislativo das políticas públicas para tornar essas intervenções estatais mais confiáveis e ampliar a qualidade da legislação produzida. Empreende-se um estudo sobre o papel estratégico das leis orçamentárias na relação dialógica e colaborativa entre Governo e Legislativo e, ainda, acerca das possibilidades de implementação de modelos específicos de previsibilidade e de compatibilidade orçamentária e financeira para as proposições de iniciativa parlamentar que gerem despesas de caráter continuado. Propõe-se uma reflexão sobre o relevo do elemento textual na instituição de políticas públicas. Realiza-se, finalmente, uma abordagem sobre uma questão atual e que tem se agravado no Parlamento, consistente na dificuldade em se alcançar consensos nas matérias em discussão e a utilização inadequada dos conceitos jurídicos indeterminados como estratagema político para a resolução de tais impasses, prática esta que tem potencial para comprometer a qualidade formal dos atos normativos, inclusive daqueles que criem políticas públicas, ocasionar complicações à atividade interpretativa e aplicação das normas e ensejar, em determinadas situações, a violação dos princípios do Estado de direito democrático, da segurança jurídica e da determinabilidade.The present investigation aims to analyze the issue related to the institution of public policies by parliamentary initiative, focusing on the limits and possibilities of this domain of parliamentary action, as well as the qualitative criteria for this activity to occur effectively and efficiently. The research will have as a contextual perspective the Brazilian constitutional system, without prejudice to carrying out an approach using the lessons of comparative law. Since it is impossible to carry out an exhaustive investigation that exhausts all this matter, the research focuses on certain points that generate greater tension between the Government and the Legislature regarding the formulation of public policies by parliamentary initiative, with special emphasis on budgetary-financial issues and related to the material and formal quality of public policies, without any pretensions, moreover, to examine the issue of justiciability of social rights. The central theme is investigated, deductively, through a path that goes from the scope and possibilities of the parliamentary initiative in this matter, goes through the process of evaluating the legislative impact and its relation with the substantial quality of the propositions, not without an analysis of the budget issue, and culminates, as will be seen, with the study of the formal quality, in the textual sense, of public policies and their relationship with legal certainty and with certain political mechanisms that can influence the debate, drafting and approval of such policies normative acts in the legislative sphere. Public policies aim, above all, at the achievement of fundamental rights. In terms of sufficient determinability, it is understood that, when formulating a social public policy, the legislator faces notable challenges and real difficulties. It is a complex exercise that involves, namely, the implementation of the principle of human dignity and the guarantee of adequate levels of social benefits that ensure a dignified life, preserving, as far as reasonably possible, the levels of achievement already achieved, without incurring, finally, in partial omission or differentiated concession of benefits. This responsibility encompasses the choice of priorities, respect for the public interest and constitutional preferences for resource allocation, consideration in relation to political, social and economic factors, a whole set of variables that need to be recognized and analyzed in this decision-making process. decision. In this context, the potential of evaluating the legislative impact of public policies is investigated to make these state interventions more reliable and to increase the quality of the legislation produced. A study is carried out on the strategic role of budget laws in the dialogic and collaborative relationship between the Government and the Legislature, and also on the possibilities of implementing specific models of predictability and budgetary and financial compatibility for parliamentary initiative proposals that generate expenses of a continuous nature. A reflection on the importance of the textual element in the institution of public policies is proposed. Finally, an approach is carried out on a current issue that has been getting worse in Parliament, consisting of the difficulty in reaching consensus on the matters under discussion and the inadequate use of indeterminate legal concepts as a political stratagem to resolve such impasses, practical this one that has the potential to compromise the formal quality of normative acts, including those that create public policies, cause complications to the interpretive activity and application of norms and give rise, in certain situations, to the violation of the principles of the democratic rule of law, legal certainty and of determinability.Fernández Sánchez, PedroRepositório da Universidade de LisboaCosta, Murilo Teixeira2024-01-30T15:41:37Z2022-12-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:22:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:24.668223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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