Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Diogo Leôncio Raimundo, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9864
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_86458efc7470295c8e2b1a9d046a19a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sabotagem e colaboração : desenho 12.º anoEnsino do desenhoEducação artísticaOrganização curricularRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013O seguinte trabalho é resultante do estágio realizado na Escola Secundária Artística António Arroio, junto do 12.º ano, durante o todo o ano lectivo de 2012/ 2013, no âmbito no mestrado em ensino das artes visuais no terceiro ciclo e secundário. A unidade didática Sabotagem e Colaboração foi lecionada na disciplina de Desenho A, Do estabelecimento das normas centrais no sistema educativo até à contextualização e aplicação das mesmas na sala de aula, dá-se um processo com o envolvimento de vários agentes onde a colaboração é essencial. Assim, e partindo de um exercício de grupo, o que se pretende é que, com recurso ao desenho à vista de um gesso, vários alunos intervenham no mesmo desenho. No final comentam-se os resultados. No processo de envolvimento dos alunos com o trabalho dos exercícios propostos, desenvolvem-se estratégias com vista a que os alunos possam responder de forma mais aberta, descondicionada e autónoma. Motivam-se os alunos de forma a que o trabalho seja entendido como um processo e como algo de interesse pessoal para cada um. No final, o objetivo é que os alunos pudessem pensar por si as questões ligadas à construção dos desenhos. O processo de auto-avaliação é fundamental. Pretende-se poder despoletar um processo emancipatório nos alunos.The following work is a result of the training held in the Escola Secundária Artística Antonio Arroio, with the 12º grade students, during the whole academic year 2012/2013, within the MA in visual arts education in secondary and third cycle. The teaching unit Sabotage and Collaboration was taught in the discipline of Drawing A. From the grounding of the main norms in education to the contextualization and enforcement in the classroom, there is a process with the involvement of multiple agents where collaboration is essential. Thus, starting from a group exercise, the aim is that with the use of the design view of a plaster, several students intervened in the same design. At the end results are commented. In the process of student engagement with the work of the proposed exercises, strategies were developed to which students could respond in a more open, unconditioned and independent manner. Also, students were motivated so that work was understood as a process and as something of personal interest to each one. In the end, the goal was that students could think for themselves issues related to the process of drawing. The self-evaluation is crucial. It was intended to enable students to trigger a process of emancipation.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Diogo Leôncio Raimundo, 1985-2013-12-30T11:02:09Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9864TID:201367734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:57.140342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
title Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
spellingShingle Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
Correia, Diogo Leôncio Raimundo, 1985-
Ensino do desenho
Educação artística
Organização curricular
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
title_full Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
title_fullStr Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
title_full_unstemmed Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
title_sort Sabotagem e colaboração : desenho 12.º ano
author Correia, Diogo Leôncio Raimundo, 1985-
author_facet Correia, Diogo Leôncio Raimundo, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Diogo Leôncio Raimundo, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do desenho
Educação artística
Organização curricular
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Ensino do desenho
Educação artística
Organização curricular
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30T11:02:09Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9864
TID:201367734
url http://hdl.handle.net/10451/9864
identifier_str_mv TID:201367734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134233931808768