Do desenho ao design : no âmbito da disciplina de oficina de artes (12º ano)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Lúcia Barata Craveiro, 1967-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23574
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2015
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spelling Do desenho ao design : no âmbito da disciplina de oficina de artes (12º ano)Educação artísticaDesenhoDesignCriatividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2015Para além da análise à pedagogia e didática “Do Desenho ao Design”, título atribuído a este relatório, o presente texto menciona as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionado, no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do 3ºCiclo e Ensino Secundário do Instituto da Educação de Lisboa, em parceria com a Faculdade das Belas Artes da Universidade de Lisboa. O estágio realizou-se na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo 2014/2015, na disciplina de Oficina de Artes (12º ano). A proposta pedagógica é fundamentada na Metodologia Projetual de Bruno Munari, privilegiando a estratégia por etapas, de modo a entender o processo metodológico de um projeto. Os alunos são ainda estimulados em literacia visual. De acordo com o programa da disciplina, o objetivo é desenvolver a criatividade dos alunos, primeiro através do Desenho, explorando os elementos estruturais da linguagem plástica, depois pelo Design, tendo em conta conceitos inerentes de projeto/objeto. O percurso adotado pela professora estagiária para a elaboração do relatório passa primeiro por abordar conceitos teóricos de Criatividade. Na segunda parte do relatório é apresentada a Escola e seu funcionamento, e a caraterização da disciplina de intervenção, dando destaque à caraterização da turma interveniente. São apresentadas as metodologias utilizadas durante o processo ensino/aprendizagem e todas as planificações necessárias para o bom funcionamento das aulas, registos de observação direta, reflexões, avaliações e autoavaliações. O principal objetivo deste relatório foi, desde o início do projeto de estágio, potenciar uma metodologia de trabalho de modo a incutir nos alunos práticas e hábitos metodológicos, orientar para a investigação teórica e prática na realização de projetos, sem negligenciar a criatividade.In addition to analysing the pedagogy and didactics of "From Drawing to Design", the title given to this report, this text mentions the activities developed during the Supervised Teaching Practice under the Master in “Ensino das Artes Visuais to the 3th Cycle and Secondary Education” from the Instituto da Educação de Lisboa, in partnership with the Faculdade das Belas Artes da Universidade de Lisboa. The internship was held in Escola Secundária Campos Melo, in Covilhã, in the academic year 2014/1015, in the subject of Oficina de Artes (12th year). The pedagogical approach is based on Projectual Methodology from Bruno Munari, which privileges a strategy consisting of steps, so that the methodological process of a project can be fully understood. Furthermore, the students are encouraged in visual literacy. According to the program of this subject, the main aim the development of the students’ creativity, first by Drawing, exploring the structural elements of the plastic language, and later by Design, taking into account the inherent concepts of the project/object. The path chosen by the trainee Teacher to prepare the report was firstly to approach theoretical concepts on Creativity. The second section of the report introduces the school and its functioning, and characterises the subject that was the object of intervention, emphasising the characterisation of the class that took part on the project. The methodologies used throughout the teaching/learning process are presented as well as all the necessary lesson plans for the proper functioning of classes are presented, as well as, notes recorded from direct observations, reflections, assessments and self-assessments. The main aim of this report was, from the beginning of the internship project, to promote a work methodology that would instil in the students methodological practices oriented towards both practical and theoretical research in the development of projects, without neglecting creativity.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Lúcia Barata Craveiro, 1967-2016-04-29T15:07:15Z20152015-06-172015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23574TID:201370646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:53.647141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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